Esse blogs, tem varias atividades diversas, desde pré-escola, até o ciclo fundamental I. Esse blog é para todos que atuam na área da educação e precisam de atividades para aplicar nas suas aulas que todos possam compartilhar desse espaço. Sejam bem vindos.
segunda-feira, 6 de julho de 2020
quarta-feira, 29 de junho de 2016
quarta-feira, 11 de maio de 2016
EXERCÍCIOS DE REVISÃO LÍNGUA PORTUGUESA
1 - Leia o texto abaixo com atenção:
O GATINHO PERDIDO
3 - Lelinha encontrou um gatinho. Como ficaria esta frase se ela tivesse encontrado mais de um gato? Reescreva as frases abaixo, passando-as para o PLURAL.
A - Quando a menina chegou da escola, encontrou o gatinho.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
B- A mãe ensinou a lição para a filha.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
C- O dono estava preocupado com a fuga do bichinho.
4- AGORA, MARQUE A RESPOSTA CORRETA:
Ä As palavras para indicarem mais de um elemento, são escritas no:
( ) PLURAL ( ) SINGULAR
Ä As palavras para indicarem apenas um elemento, são escritas no:
( ) PLURAL ( ) SINGULAR
5- Gatinho é uma palavra que está no masculino. Coloque o ou a antes das palavras abaixo:
____ navio _____ arara _____ camisa _____ bicicleta
____ colher _____ voz _____ caixote _____ guardanapo
6- CIRCULE as palavras acima que estão no FEMININO.
7 – Lelinha escreveu um bilhete para sua mãe. Leia-o com atenção e risque as palavras que foram escritas de maneira errada
8- AGORA É COM VOCÊ!
Escreva da maneira CORRETA, as palavras que você riscou acima:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
9 - A aventura de Lelinha se tornou uma história. Como sabemos que você é criativo(a), crie frases sequencia das, formando uma historinha
10- LEMBRE-SE DO TÍTULO E DOS PARÁGRAFOS!
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O GATINHO PERDIDO
Era uma vez um gatinho perdido. Ele era pretinho como jabuticaba e tinha uma pinta branca debaixo dos olhos.
Quando Lelinha chegou da escola, encontrou o gatinho perdido, triste, assentado no muro de sua casa. Deu leite quentinho para ele beber.Lelinha perguntou à mamãe:
- Eu posso ficar com este gatinho para mim?
- Não filhinha, você deve devolver o gatinho ao seu dono. – respondeu a mamãe.
- Eu pensava que quando alguém achava uma coisa, ficava dono dela, - disse Lelinha.
- Não fica, quando alguém encontra alguma coisa que pertence a outra pessoa, deve devolvê-la - disse a mamãe.
- Então eu vou procurar o dono deste gatinho – disse a menina.
(Therezinha Casasanta. O gatinho Perdido. São Paulo, Ed. Do Brasil)
Responda
A - Como era o gatinho que Lelinha encontrou?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
B – O que a menina fez quando encontrou o gatinho?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
C – O que a mãe de Lelinha ensinou com a história do gatinho?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
D – O que Lelinha poderia fazer para achar o dono do gatinho? Escreva sua ideia abaixo.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 – Faça o que se pede:
A- Lelinha é um nome que está no diminutivo. Retire do texto duas palavras que estão no diminutivo: _________________ e _________________
B – Para indicar elementos em tamanhos grandes, as palavras precisam estar no _________________ ( aumentativo/ diminutivo).
C – Risque as palavras que não pertencem ao grupo abaixo:
GRUPO DOS AUMENTATIVOS
JAMELÃO – GATÃO – CORAÇÃO – MÃEZONA – CAMINHÃO – PLANTAÇÃO – MENINÃO
D – Sublinhe, no texto, três palavras que estão no feminino.
- Não filhinha, você deve devolver o gatinho ao seu dono. – respondeu a mamãe.
- Eu pensava que quando alguém achava uma coisa, ficava dono dela, - disse Lelinha.
- Não fica, quando alguém encontra alguma coisa que pertence a outra pessoa, deve devolvê-la - disse a mamãe.
- Então eu vou procurar o dono deste gatinho – disse a menina.
(Therezinha Casasanta. O gatinho Perdido. São Paulo, Ed. Do Brasil)
Responda
A - Como era o gatinho que Lelinha encontrou?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
B – O que a menina fez quando encontrou o gatinho?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
C – O que a mãe de Lelinha ensinou com a história do gatinho?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
D – O que Lelinha poderia fazer para achar o dono do gatinho? Escreva sua ideia abaixo.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 – Faça o que se pede:
A- Lelinha é um nome que está no diminutivo. Retire do texto duas palavras que estão no diminutivo: _________________ e _________________
B – Para indicar elementos em tamanhos grandes, as palavras precisam estar no _________________ ( aumentativo/ diminutivo).
C – Risque as palavras que não pertencem ao grupo abaixo:
GRUPO DOS AUMENTATIVOS
JAMELÃO – GATÃO – CORAÇÃO – MÃEZONA – CAMINHÃO – PLANTAÇÃO – MENINÃO
D – Sublinhe, no texto, três palavras que estão no feminino.
3 - Lelinha encontrou um gatinho. Como ficaria esta frase se ela tivesse encontrado mais de um gato? Reescreva as frases abaixo, passando-as para o PLURAL.
A - Quando a menina chegou da escola, encontrou o gatinho.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
B- A mãe ensinou a lição para a filha.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
C- O dono estava preocupado com a fuga do bichinho.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4- AGORA, MARQUE A RESPOSTA CORRETA:
Ä As palavras para indicarem mais de um elemento, são escritas no:
( ) PLURAL ( ) SINGULAR
Ä As palavras para indicarem apenas um elemento, são escritas no:
( ) PLURAL ( ) SINGULAR
5- Gatinho é uma palavra que está no masculino. Coloque o ou a antes das palavras abaixo:
____ navio _____ arara _____ camisa _____ bicicleta
____ colher _____ voz _____ caixote _____ guardanapo
6- CIRCULE as palavras acima que estão no FEMININO.
7 – Lelinha escreveu um bilhete para sua mãe. Leia-o com atenção e risque as palavras que foram escritas de maneira errada
8- AGORA É COM VOCÊ!
Escreva da maneira CORRETA, as palavras que você riscou acima:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
9 - A aventura de Lelinha se tornou uma história. Como sabemos que você é criativo(a), crie frases sequencia das, formando uma historinha
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10- LEMBRE-SE DO TÍTULO E DOS PARÁGRAFOS!
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ATIVIDADES DE REFORÇO – MATEMÁTICA
1) Calcule mentalmente:
a) a terça parte de 28= _____ - a metade de 10=_____
b) meia dezena =______ + uma centena=_______
c) o dobro de 10 =_____ - meia dezena=____
d) o triplo de 7= ______ + o dobro de 4=_____
e) uma dúzia =_____ + 2x5=_____
2) Desafio:
Sou ao mesmo tempo o dobro de 3, a metade de 12,
o triplo de 2 e também represento a meia dúzia! Eu sou o numeral___________
4)
Resolva
os problemas com muita atenção!
a.
Uma escola fez uma campanha para o plantio de novas plantinhas. As turmas do 1º ano plantou 154 margaridas e as turmas do 2º ano plantou o dobro desta quantidade. Quantas plantinhas o 2º ano plantou?
Cálculo Resposta
b.
Mamãe
preparou 27 pastéis para a festa da escola. As crianças já comeram a
terça-parte . Quantos pastéis as crianças comeram?
Cálculo Resposta
3) Desafio:
Sou ao mesmo tempo o dobro de 3, a metade de 12, o triplo de 2 e também represento a meia dúzia! Eu sou o numeral___________
ATIVIDADES DE CIÊNCIAS
1- As partes do vegetal.
▪ Água
3- Coloque (V) para as informações verdadeiras e (F) para as informações falsas:
( ) A raiz retira do solo os nutrientes necessários para a sobrevivência do vegetal.
( ) Os frutos abrigam as sementes, que podem dar origem a novos vegetais.
( ) Os vegetais não fabricam seu próprio alimento.
( ) Os vegetais só podem nascer a partir de sementes.
( ) Todos os vegetais vivem na terra.
▪ Água
3- Coloque (V) para as informações verdadeiras e (F) para as informações falsas:
( ) A raiz retira do solo os nutrientes necessários para a sobrevivência do vegetal.
( ) Os frutos abrigam as sementes, que podem dar origem a novos vegetais.
( ) Os vegetais não fabricam seu próprio alimento.
( ) Os vegetais só podem nascer a partir de sementes.
( ) Todos os vegetais vivem na terra.
atividade de HISTÓRIA E GEOGRAFIA
1- Complete as informações a seguir com as palavras do quadro:
a) Na zona rural podemos encontrar muitas espécies de .......................... e animais.
b) Na zona urbana há muitas ..............................., prédios e .....................................
c) O trabalho com a................................... e com a ................................ são algumas atividades da zona rural.
d) Quem trabalha com a pecuária é chamado de pecuarista e quem trabalha com a agricultura é chamado de ......................................
2- Todos quando pequenos querem ter uma profissão no futuro. E você, o que quer ser quando for adulto? Desenhe abaixo a profissão que deseja ter, escrevendo em seguida, uma bela frase sobre ela:
3- Agora, vamos lembrar das várias profissões importantes espalhadas pelo mundo! Leia as informações abaixo, escrevendo os nomes das profissões de que estamos falando:a) Ensina aos alunos, espalhando os seus conhecimentos. è.......................................................................
b) Apaga os incêndios, salvando as vidas das pessoas è.........................................................
c)Cuida dos doentes, com muita dedicação carinho é.............................................................
d) É responsável pelo portão, verificando a entrada e saída dos alunos do colégio è ....................................................................................................................................................
e) Cuida da limpeza da sala de aula e todos os outros ambientes da escola è..................................................................................................................................................
e) Cuida da limpeza da sala de aula e todos os outros ambientes da escola è..................................................................................................................................................
4- Complete o quadro abaixo com quatro direitos e quatro deveres dos alunos:
DIREITOS:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
DEVERES:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5- Faça uma bonita ilustração de como você vem para a escola e qual o caminho que você faz?
ENSINO RELIGIOSO
1 Jesus nos ensinou muitos valores! Preencha os quadros abaixo, escrevendo seis deles:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- Pinte as frase correta:
- Amar de verdade é
- Respeitar os vizinhos.
- Ter Deus no coração.
- Não acreditar em Jesus Cristo.
- Espalhar a paz e o amor no nosso dia-a-dia.
- Se preocupar somente consigo mesmo, não se importando com as outras pessoas.
3- Escreva quatro atitudes de como devemos nos comunicar com nosso próximo:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4- Complete as frases com as palavras do quadro a seguir:
a) Com os ....................................... podemos cultivar grandes amizades.
b) É muito importante que quando uma pessoa fala a outra saiba ................................. .
c) Jesus Cristo nos ensinou em suas atitudes vários valores para praticarmos em nossa vida, como o .............................. e o .................................
5- Faça uma bonita ilustração de como você convive com os seus vizinhos, escrevendo uma bela frase sobre o seu desenho:
6- Vamos nos comunicar com Jesus!
¨ Pense no que gostaria de agradecer a Jesus por tudo de bom que vem acontecendo com você e com a sua família. Em seguida, escreva o que você refletiu, construindo uma pequena oração de agradecimento ao Filho de Deus:
Assinar:
Postagens (Atom)