quarta-feira, 11 de maio de 2016

ATIVIDADES DE REFORÇO – MATEMÁTICA

1)    Calcule mentalmente:

a)    a terça parte de 28= _____ - a metade de 10=_____
b)    meia dezena =______ + uma centena=_______
c)    o dobro de 10 =_____ - meia dezena=____
d)    o triplo de 7= ______ + o dobro de 4=_____
e)    uma dúzia =_____ + 2x5=_____

2)       Desafio:

Sou  ao mesmo tempo o dobro de 3, a metade de 12, o triplo de 2 e também represento a meia dúzia! Eu sou o numeral___________

4)    Resolva os problemas com muita atenção!
 

 a.    

Uma escola fez uma campanha para o plantio de novas plantinhas. As turmas do 1º ano plantou 154 margaridas e as turmas do 2º ano plantou o dobro desta quantidade. Quantas plantinhas o 2º ano plantou?
                Cálculo                              Resposta






b.    Mamãe preparou 27 pastéis para a festa da escola. As crianças já comeram a terça-parte . Quantos pastéis as crianças comeram?
                  Cálculo                            Resposta

 







3)    Desafio:

Sou  ao mesmo tempo o dobro de 3, a metade de 12, o triplo de 2 e também represento a meia dúzia! Eu sou o numeral___________
























ATIVIDADES DE CIÊNCIAS

1-  As partes do vegetal.
Resultado de imagem para as partes do vegetal


▪ Água 
3- Coloque (V) para as informações verdadeiras e (F) para as informações falsas:
( ) A raiz retira do solo os nutrientes necessários para a sobrevivência do vegetal.
( ) Os frutos abrigam as sementes, que podem dar origem a novos vegetais.
( ) Os vegetais não fabricam seu próprio alimento.
( ) Os vegetais só podem nascer a partir de sementes.
( ) Todos os vegetais vivem na terra.






































atividade de HISTÓRIA E GEOGRAFIA

1- Complete as informações a seguir com as palavras do quadro:

a) Na zona rural podemos encontrar muitas espécies de .......................... e animais.

b) Na zona urbana há muitas ..............................., prédios e .....................................

c) O trabalho com a................................... e com a ................................ são algumas atividades da zona rural.

d) Quem trabalha com a pecuária é chamado de pecuarista e quem trabalha com a agricultura é chamado de ......................................

2- Todos quando pequenos querem ter uma profissão no futuro. E você, o que quer ser quando for adulto? Desenhe abaixo a profissão que deseja ter, escrevendo em seguida, uma bela frase sobre ela:











3- Agora, vamos lembrar das várias profissões importantes espalhadas pelo mundo! Leia as informações abaixo, escrevendo os nomes das profissões de que estamos falando:a) Ensina aos alunos, espalhando os seus conhecimentos. è....................................................................... 

b) Apaga os incêndios, salvando as vidas das pessoas è.........................................................

c)Cuida dos doentes, com muita dedicação carinho é............................................................. 

d) É responsável pelo portão, verificando a entrada e saída dos alunos do colégio è .................................................................................................................................................... 
e) Cuida da limpeza da sala de aula e todos os outros ambientes da escola è..................................................................................................................................................

4- Complete o quadro abaixo com quatro direitos e quatro deveres dos alunos:

DIREITOS: 
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

DEVERES: 
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5- Faça uma bonita ilustração de como você vem para a escola e qual o caminho que você faz?














































































 















































































ENSINO RELIGIOSO

1 Jesus nos ensinou muitos valores! Preencha os quadros abaixo, escrevendo seis deles:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2- Pinte as  frase correta:

  •  Amar de verdade é
  •  Respeitar os vizinhos. 
  • Ter Deus no coração.
  • Não acreditar em Jesus Cristo.
  • Espalhar a paz e o amor no nosso dia-a-dia.
  • Se preocupar somente consigo mesmo, não se importando com as outras pessoas.
3- Escreva quatro atitudes de como devemos nos comunicar com nosso próximo:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


4- Complete as frases com as palavras do quadro a seguir: 

a) Com os ....................................... podemos cultivar grandes amizades.


b) É muito importante que quando uma pessoa fala a outra saiba ................................. .

c) Jesus Cristo nos ensinou em suas atitudes vários valores para praticarmos em nossa vida, como o .............................. e o .................................

5- Faça uma bonita ilustração de como você convive com os seus vizinhos, escrevendo uma bela frase sobre o seu desenho:







6- Vamos nos comunicar com Jesus!







¨ Pense no que gostaria de agradecer a Jesus por tudo de bom que vem acontecendo com você e com a sua família. Em seguida, escreva o que você refletiu, construindo uma pequena oração de agradecimento ao Filho de Deus: 















































































AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE PORTUGUÊS


DATA: / /


AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE PORTUGUÊS



Nome:_____________________________________________________________3º ano____

Professora:___________________________________________________________________


1. ESCRITA DE CARTA (1,0)
NO CONTO "JOÃO E MARIA", as duas crianças se perderam na floresta e andaram por três dias até que viram uma casinha feita de bolo com telhado de chocolate e janelas de açúcar.

Escreva uma cartinha avisando João e Maria que esta casa é uma armadilha da bruxa má.

________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

2. LEITURA DE TEXTO INFORMATIVO (1,0)

ELEFANTE


O elefante é o maior mamífero terrestre do mundo. é também um dos que vivem mais tempo: de cem a cento e vinte anos.
Além do seu tamanho, outra característica que chama a atenção no elefante é a sua tromba.
As pessoas costumam pensar que o elefante bebe água pela tromba, mas, isso não é verdade. Ela é o nariz do elefante e funciona como uma espécie de canudo. Ele puxa a água e esguicha-a dentro da boca para beber ou nas costas para se refrescar.

(Texto adaptado do Zôo Virtual)

a) Quantos anos costuma viver um elefante?

_______________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

b) Como o elefante faz para beber água?

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

3. Leia este trecho de conversa e copie nas linhas abaixo, separando onde for preciso, utilizando letra manuscrita (letra de mão), sinais de pontuação e as maiúsculas que considerar necessário. (1,0)

OMENINOCONVIDOUOIRMÃOVAMOSJOGARFUTEBOLAGORANÃODÁRESPONDEUOIRMÃOTENHOQUEESTUDAR

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________







________________________________________________________________________________

PROJETO “QUEM REESCREVE UM CONTO APRENDE UM TANTO”!

Data:
Série: 3ª ano
Professoras:
Coordenadora:
Diretora:
Supervisora Geral:
Projeto Didático: Reescrita de Contos Clássicos
Empreendimento: Dramatização.
Propósito Comunicativo: Dramatizar um conto clássico na turma do 3º ano
Propósito Didático: Ler para aprender a produzir textos.
JUSTIFICATIVA
Trabalhando com contos, os alunos constroem e reconstroem significados para as histórias e desenvolvem o prazer da leitura e da escrita.
OBJETIVOS:Este projeto tem por objetivos:
habilitar o aluno para conhecer e compreender contos de fadas;
desenvolver no aluno a habilidade de produzir textos;
incentivar o trabalho em equipe;
estimular a criatividade;
promover o hábito de leitura.
Área do conhecimento envolvida
Língua Portuguesa.
CONTEÚDOS:
·                    Leitura, pronominalização, substituição lexical, conectivos, ortografia, pontuação, adjetivação, paragrafação, segmentação, planejamento, reescrita e revisão textual. 
Contos selecionados para o desenvolvimento do projeto:
1.                  Os três cabritinhos
2.                  O rei que queria alcançar a lua
3.                  Boa sopa
4.                  A princesa e o grão de ervilha                                                                                                         
Recursos:
Diversos: Slide, cartolina, piloto, livros de contos clássicos, sulfite, etc.
Cronograma de execução:                                                                             
Será realizado em aulas 23 aulas.
Sequência de aulas
1ª Aula:___/___/______ Apresentação do Projeto de Reescrita de Contos Clássicos, deixando claro para o grupo o que estaremos estudando, qual o propósito comunicativo, tempo de duração, produto final, levantando os conhecimentos prévios a respeito dos contos clássicos que já ouviram, leram, que mais gostam etc.
            Seguir com a leitura pela professora de um conto. Breve discussão a cerca do conto lido.
            Distribuir o texto “O que é narrar” e juntos destacar elementos de uma narrativa.
5.                  2ª Aula: ___/___/______Apresentar o primeiro conto “Os três cabritinhos.”,
fatiado para as duplas organizarem a sequência da história mantendo o encadeamento dos fatos, sua sequência cronológica e destacando as falas.
6.                  3ª Aula: ___/___/______Inicialmente distribuir um texto (Os três cabritinhos e a bruxa)
para o grupo e coletivamente destacar os elementos dentro da narrativa. Modelo do quadro para análise no final do projeto.
4ª Aula: ___/___/______ Planejamento para a primeira reescrita – coletivamente organizar a sequência narrativa da história chamando a atenção para a coerência do texto. “Para esta atividade o professor deverá atentar para o texto que se encontra no final do projeto, ressaltando que toda narrativa obedece a um esquema de constituição, de organização, que, salvo algumas alterações, compreende as partes presentes no texto em questão, que apoiará no planejamento coletivo”.
5ª Aula: ___/___/______Distribuir para as crianças dois trechos de histórias diferentes para comparar e levantar problemas que precisam ser resolvidos como adentramento de parágrafos, segmentação e pontuação final.
6ª Aula: ___/___/______Reescrita do conto (Os três cabritinhos e a bruxa), em dupla, tendo como apoio o planejamento do texto;
7ª Aula: ___/___/______Revisão da reescrita de uma dupla, reescrita esta que deve ser escolhida pela professora, pensando no foco de ensino.
7.                  8ª Aula: ___/___/______Apresentar um novo conto (O rei que queria alcançar a lua),
fazendo a leitura compartilhada, onde os marcadores temporais estarão grifados em todo o texto:
a)                   O que as palavras sublinhadas no texto representam?
b)                 Vocês sabem qual a função de marcadores temporais dentro de um texto?
c)                  Através dos marcadores temporais é possível definir o tempo em que acontecem os fatos?
Analisar o sentido em que os marcadores foram empregados, retomando o texto. (simultaneidade, continuidade, temporalidade).
Listar  os marcadores de acordo com as suas funções;
Leitura (em grupos) de texto para seleção dos marcadores temporais.
Socializar a lista dos grupos verificando quais marcadores estão pertinentes à função exercida no texto acrescentando à lista.
8.                   9ª Aula: ___/___/______História (Boa sopa
) lacunado para preencher com marcadores temporais.
9.                  10ª Aula: ___/___/______Planejamento do segundo conto a ser reescrito “O rei que queria alcançar a lua
” individual.
10.              11ª Aula: ___/___/______Reescrita do segundo conto “O rei que queria alcançar a lua
” em duplas.
12ª Aula: ___/___/______Revisão do texto de uma dupla – FOCO – marcadores temporais.
            Disponibilizar para o grupo cópias da reescrita a ser revisada, para realização da leitura coletiva, com a ficha da revisão;
a)                     Os marcadores foram bem empregados?
b)                    Em que outros lugares do texto é necessário usar marcadores temporais?
c)                     Quais são os mais adequados?
Para ajudar na revisão cada componente do grupo terá em mãos a cópia da reescrita que será revisada, como também o roteiro de revisão ou devolutivas escritas feito pela professora.
17ª Aula: ___/___/______Apresentação do último conto a ser trabalhado (A princesa e o grão de ervilha).
Leitura do mesmo fazendo uso do data show.
Entregar o texto lacunado com banco de dados para que as crianças completem com os conectivos.
a)                  O texto tem sentido com essas palavras?
Seguir com outros questionamentos.
18ª Aula: ___/___/______Analisar e listar os elementos utilizados na escrita de um texto que servem para articular os enunciados, para isto, oferecer um texto sem a presença desses elementos para que percebam a ausência dentro da produção e depois apresentar o mesmo texto com os elementos usados pelo autor e organizar uma lista.
19ª Aula: ___/___/______organizados em grupos, entregar diferentes contos para destacar os organizadores textuais acrescentando à lista feita na aula anterior e depois distribuir um trecho de um texto com lacunas para preencher os espaços com os conectivos.
20ª Aula: ___/___/______Planejamento do último conto (Boa sopa) a ser reescrito pelos alunos.
21ª Aula: ___/___/______Reescrita individual do conto (Boa sopa), tendo como apoio o planejamento anterior.
22ª Aula: ___/___/______Revisão individual do conto reescrito por um aluno (escolhido pela pró). FOCO – conectivos.
Preparando para o empreendimento
·                        Escolha do conto clássico para a confecção do livro
Avaliação
            A avaliação é um ato diagnóstico contínuo que serve de subsídio para uma tomada de decisão na perspectiva da construção da trajetória do desenvolvimento do educando e apoio ao educador na práxis pedagógica. Nessa perspectiva, a avaliação funciona como instrumento que possibilita ao professor ressignificar a prática docente a partir dos resultados alcançados com os alunos, ou seja, o resultado é sempre o início do planejamento de intervenções posteriores.
Textos e fichas:
1.        O que é narrar?
2.        Roteiro de acontecimentos (planejamento textual).
3.        (ficha) Análise do conto “A Pequena Polegar”.
4.        (ficha) Analisando aspectos linguísticos dos contos clássicos.

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
O que é narrar?
     Narrar é contar uma história, ou seja, é um relato organizado de acontecimentos reais ou imagináveis. Deve-se destacar o movimento dos fatos, mantendo aceso o interesse do leitor, expor os acontecimentos com rapidez, relatando-se apenas o que é significativo.
     Essa história deve envolver personagens, que interagem entre si gerando acontecimentos, que ocorrem em um determinado lugar e em uma determinada época.
     A narração envolve:
·                    Quem? Personagens;
·                    Quê? Atos, enredo;
·                    Quando? A época em que ocorreram os acontecimentos;
·                    Onde? O lugar da ocorrência;
·                    Como? O modo como se desenvolveram os acontecimentos;
·                    Por quê? A causa dos acontecimentos.
a) o fato: o quê? Que deve ter sequência ordenada; a sucessão de tais sequências recebe o nome de enredo, trama ou ação;
b) a personagem; quem?
c) o ambiente: onde? O lugar onde ocorreu o fato;
d) o momento: quando?  O tempo da ação.
     Em qualquer narrativa estarão sempre presentes o fato a personagem, sem os quais não há narração.
     Na composição narrativa, o enredo gira em torno de um fato acontecido. Toda história tem um cenário onde se desenvolve. Desta forma, ao enfocarmos a trama, o enredo, teremos, obrigatoriamente, de fazer descrições para caracterizar tal cenário. Assim, acrescentamos: narração também envolve descrição.
    A narração na 1ª pessoa ocorre quando o fato é contado por um participante, isto é; alguém que se envolva nos acontecimentos ao mesmo tempo em que conta o caso.
    A narração na 1ª pessoa torna o texto muito comunicativo porque o próprio narrador conta o fato e assim o texto ganha o tom de conversa amiga. Além disso, esse tipo de narração é muito comum na conversa diária, quando o sujeito conta um fato do qual ele também é participante.
Narração na 3ª Pessoa
    O narrador conta a ação do ponto de vista de quem vê o fato acontecer na sua frente. Entretanto o contador do caso não participa da ação. Observar: "Era uma vez um boiadeiro lá no sertão, que tinha cara de bobo e fumaças de esperto. Um dia veio a Curitiba gastar os cobres de uma boiada".
    Você percebeu que os verbos estão na 3ª pessoa (era, veio) e que o narrador conta o caso sem dele participar. O narrador sabe de tudo o que acontece na estória e por isso recebe o nome de narrado onisciente. Observe: "No hotel pediu um quarto, onde se fechou para contar o dinheiro. Só encontrou aquela nota de cem reais. O resto era papel e jornal..."
    Você percebeu que o boiadeiro está só, fechado no quarto. Mas o narrador é onisciente e conto o que a personagem está fazendo.

Analisando aspectos linguísticos dos contos clássicos
Retome alguns contos lidos até o momento e analise a partir do seguinte quadro:

Estudo dos contos – aprofundamento

CONTO

De que maneira o conto começa?
Que informações apresenta o primeiro parágrafo?
Com quais expressões inicia?
De que maneira o ensinamento do conto é apresentado no texto? Explique.
De que forma as falas de personagens são introduzidas nos textos?
Os três cabritinhos e a bruxa









O rei que queria alcançar a lua









Boa sopa










A princesa e o grão de ervilha










Análise do conto “Os três cabritinhos e a bruxa

Onde a história acontece?







Quem são os personagens?
Como é o lugar?





O que elas fazem? Como elas são?
Qual o problema da história? 



Como ele é resolvido?
Que palavras ou expressões o narrador usa para indicar a passagem do tempo?



Que palavras ou expressões o autor utilizou para descrever os ambientes?