Série: 3ª ano
Professoras:
Coordenadora:
Diretora:
Supervisora Geral:
Projeto Didático: Reescrita de Contos Clássicos
Empreendimento: Dramatização.
Propósito Comunicativo: Dramatizar um conto clássico na turma do 3º ano
Propósito Didático: Ler para aprender a produzir textos.
JUSTIFICATIVA
Trabalhando com contos, os alunos constroem e reconstroem significados para as histórias e desenvolvem o prazer da leitura e da escrita.
OBJETIVOS:Este projeto tem por objetivos:
habilitar o aluno para conhecer e compreender contos de fadas;
desenvolver no aluno a habilidade de produzir textos;
incentivar o trabalho em equipe;
estimular a criatividade;
promover o hábito de leitura.
Área do conhecimento envolvida
Língua Portuguesa.
CONTEÚDOS:
habilitar o aluno para conhecer e compreender contos de fadas;
desenvolver no aluno a habilidade de produzir textos;
incentivar o trabalho em equipe;
estimular a criatividade;
promover o hábito de leitura.
Área do conhecimento envolvida
Língua Portuguesa.
CONTEÚDOS:
·
Leitura,
pronominalização, substituição lexical, conectivos, ortografia, pontuação,
adjetivação, paragrafação, segmentação, planejamento, reescrita e revisão
textual.
Contos
selecionados para o desenvolvimento do projeto:
1.
Os três
cabritinhos
2.
O rei que
queria alcançar a lua
3.
Boa sopa
4.
A
princesa e o grão de ervilha
Recursos:
Diversos:
Slide, cartolina, piloto, livros de contos clássicos, sulfite, etc.
Cronograma de execução:
Será
realizado em aulas 23 aulas.
Sequência
de aulas
1ª Aula:___/___/______ Apresentação do
Projeto de Reescrita de Contos Clássicos, deixando claro para o grupo o que
estaremos estudando, qual o propósito comunicativo, tempo de duração, produto
final, levantando os conhecimentos prévios a respeito dos contos clássicos que
já ouviram, leram, que mais gostam etc.
Seguir com a leitura pela professora de um conto. Breve discussão a cerca do
conto lido.
Distribuir o texto “O que é narrar” e juntos destacar elementos de uma
narrativa.
5.
2ª Aula: ___/___/______Apresentar o
primeiro conto “Os três cabritinhos.”,
fatiado
para as duplas organizarem a sequência da história mantendo o encadeamento dos
fatos, sua sequência cronológica e destacando as falas.
6.
3ª Aula: ___/___/______Inicialmente
distribuir um texto (Os três cabritinhos e a bruxa)
para o
grupo e coletivamente destacar os elementos dentro da narrativa. Modelo do
quadro para análise no final do projeto.
4ª Aula: ___/___/______ Planejamento para
a primeira reescrita – coletivamente organizar a sequência narrativa da
história chamando a atenção para a coerência do texto. “Para esta atividade o
professor deverá atentar para o texto que se encontra no final do projeto,
ressaltando que toda narrativa obedece a um esquema de constituição, de
organização, que, salvo algumas alterações, compreende as partes presentes no
texto em questão, que apoiará no planejamento coletivo”.
5ª Aula: ___/___/______Distribuir para as
crianças dois trechos de histórias diferentes para comparar e levantar
problemas que precisam ser resolvidos como adentramento de parágrafos,
segmentação e pontuação final.
6ª Aula: ___/___/______Reescrita do conto
(Os três cabritinhos e a bruxa), em dupla, tendo como apoio o planejamento do
texto;
7ª Aula: ___/___/______Revisão da
reescrita de uma dupla, reescrita esta que deve ser escolhida pela professora,
pensando no foco de ensino.
7.
8ª Aula: ___/___/______Apresentar um novo
conto (O rei que queria alcançar a lua),
fazendo a
leitura compartilhada, onde os marcadores temporais estarão grifados em todo o
texto:
a)
O
que as palavras sublinhadas no texto representam?
b)
Vocês
sabem qual a função de marcadores temporais dentro de um texto?
c)
Através
dos marcadores temporais é possível definir o tempo em que acontecem os fatos?
Analisar
o sentido em que os marcadores foram empregados, retomando o texto. (simultaneidade,
continuidade, temporalidade).
Listar
os marcadores de acordo com as suas funções;
Leitura
(em grupos) de texto para seleção dos marcadores temporais.
Socializar
a lista dos grupos verificando quais marcadores estão pertinentes à função
exercida no texto acrescentando à lista.
8.
9ª Aula: ___/___/______História (Boa
sopa
) lacunado
para preencher com marcadores temporais.
9.
10ª Aula: ___/___/______Planejamento do
segundo conto a ser reescrito “O rei que queria alcançar a lua
”
individual.
10.
11ª Aula: ___/___/______Reescrita do
segundo conto “O rei que queria alcançar a lua
” em
duplas.
12ª Aula: ___/___/______Revisão do texto
de uma dupla – FOCO – marcadores temporais.
Disponibilizar para o grupo cópias da reescrita a ser revisada, para realização
da leitura coletiva, com a ficha da revisão;
a)
Os
marcadores foram bem empregados?
b)
Em
que outros lugares do texto é necessário usar marcadores temporais?
c)
Quais
são os mais adequados?
Para
ajudar na revisão cada componente do grupo terá em mãos a cópia da reescrita
que será revisada, como também o roteiro de revisão ou devolutivas escritas
feito pela professora.
17ª Aula: ___/___/______Apresentação do
último conto a ser trabalhado (A princesa e o grão de ervilha).
Leitura
do mesmo fazendo uso do data show.
Entregar
o texto lacunado com banco de dados para que as crianças completem com os
conectivos.
a)
O texto
tem sentido com essas palavras?
Seguir
com outros questionamentos.
18ª Aula: ___/___/______Analisar e listar
os elementos utilizados na escrita de um texto que servem para articular os
enunciados, para isto, oferecer um texto sem a presença desses elementos para
que percebam a ausência dentro da produção e depois apresentar o mesmo texto
com os elementos usados pelo autor e organizar uma lista.
19ª Aula: ___/___/______organizados em
grupos, entregar diferentes contos para destacar os organizadores textuais
acrescentando à lista feita na aula anterior e depois distribuir um trecho de
um texto com lacunas para preencher os espaços com os conectivos.
20ª Aula: ___/___/______Planejamento do
último conto (Boa sopa) a ser reescrito pelos alunos.
21ª Aula: ___/___/______Reescrita
individual do conto (Boa sopa), tendo como apoio o planejamento anterior.
22ª Aula: ___/___/______Revisão individual
do conto reescrito por um aluno (escolhido pela pró). FOCO – conectivos.
Preparando
para o empreendimento
·
Escolha
do conto clássico para a confecção do livro
Avaliação
A avaliação é um ato
diagnóstico contínuo que serve de subsídio para uma tomada de decisão na
perspectiva da construção da trajetória do desenvolvimento do educando e apoio
ao educador na práxis pedagógica. Nessa perspectiva, a
avaliação funciona como instrumento que possibilita ao professor ressignificar
a prática docente a partir dos resultados alcançados com os alunos, ou seja, o
resultado é sempre o início do planejamento de intervenções posteriores.
Textos e
fichas:
1. O
que é narrar?
2. Roteiro
de acontecimentos (planejamento textual).
3. (ficha)
Análise do conto “A Pequena Polegar”.
4. (ficha)
Analisando aspectos linguísticos dos contos clássicos.
////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
O que é
narrar?
Narrar é contar uma história, ou seja, é um relato organizado de
acontecimentos reais ou imagináveis. Deve-se destacar o movimento dos fatos,
mantendo aceso o interesse do leitor, expor os acontecimentos com rapidez,
relatando-se apenas o que é significativo.
Essa história deve envolver personagens, que interagem entre si gerando
acontecimentos, que ocorrem em um determinado lugar e em uma determinada época.
A narração envolve:
·
Quem?
Personagens;
·
Quê?
Atos, enredo;
·
Quando? A
época em que ocorreram os acontecimentos;
·
Onde? O
lugar da ocorrência;
·
Como? O
modo como se desenvolveram os acontecimentos;
·
Por quê?
A causa dos acontecimentos.
a) o
fato: o
quê? Que deve ter sequência ordenada; a sucessão de tais sequências recebe o
nome de enredo, trama ou ação;
b) a personagem; quem?
c) o ambiente: onde? O lugar onde ocorreu o fato;
d) o momento: quando? O tempo da ação.
b) a personagem; quem?
c) o ambiente: onde? O lugar onde ocorreu o fato;
d) o momento: quando? O tempo da ação.
Em qualquer narrativa estarão sempre presentes o fato e a
personagem, sem os quais não há narração.
Na composição narrativa, o enredo gira em torno de um fato acontecido. Toda história tem um cenário onde se desenvolve. Desta forma, ao enfocarmos a trama, o enredo, teremos, obrigatoriamente, de fazer descrições para caracterizar tal cenário. Assim, acrescentamos: narração também envolve descrição.
Na composição narrativa, o enredo gira em torno de um fato acontecido. Toda história tem um cenário onde se desenvolve. Desta forma, ao enfocarmos a trama, o enredo, teremos, obrigatoriamente, de fazer descrições para caracterizar tal cenário. Assim, acrescentamos: narração também envolve descrição.
A narração na 1ª pessoa ocorre quando o fato é contado por um participante,
isto é; alguém que se envolva nos acontecimentos ao mesmo tempo em que conta o
caso.
A narração na 1ª pessoa torna o texto muito comunicativo porque o próprio narrador conta o fato e assim o texto ganha o tom de conversa amiga. Além disso, esse tipo de narração é muito comum na conversa diária, quando o sujeito conta um fato do qual ele também é participante.
A narração na 1ª pessoa torna o texto muito comunicativo porque o próprio narrador conta o fato e assim o texto ganha o tom de conversa amiga. Além disso, esse tipo de narração é muito comum na conversa diária, quando o sujeito conta um fato do qual ele também é participante.
Narração
na 3ª Pessoa
O narrador conta a ação do ponto de vista de quem vê o fato acontecer na sua
frente. Entretanto o contador do caso não participa da ação. Observar:
"Era uma vez um boiadeiro lá no sertão, que tinha cara de bobo e fumaças
de esperto. Um dia veio a Curitiba gastar os cobres de uma boiada".
Você percebeu que os verbos estão na 3ª pessoa (era, veio) e que o narrador conta o caso sem dele participar. O narrador sabe de tudo o que acontece na estória e por isso recebe o nome de narrado onisciente. Observe: "No hotel pediu um quarto, onde se fechou para contar o dinheiro. Só encontrou aquela nota de cem reais. O resto era papel e jornal..."
Você percebeu que o boiadeiro está só, fechado no quarto. Mas o narrador é onisciente e conto o que a personagem está fazendo.
Você percebeu que os verbos estão na 3ª pessoa (era, veio) e que o narrador conta o caso sem dele participar. O narrador sabe de tudo o que acontece na estória e por isso recebe o nome de narrado onisciente. Observe: "No hotel pediu um quarto, onde se fechou para contar o dinheiro. Só encontrou aquela nota de cem reais. O resto era papel e jornal..."
Você percebeu que o boiadeiro está só, fechado no quarto. Mas o narrador é onisciente e conto o que a personagem está fazendo.
Analisando
aspectos linguísticos dos contos clássicos
Retome
alguns contos lidos até o momento e analise a partir do seguinte quadro:
Estudo dos contos –
aprofundamento
|
CONTO
|
De que maneira o conto começa?
Que informações apresenta o primeiro parágrafo?
Com quais expressões inicia?
|
De que maneira o ensinamento do conto é
apresentado no texto? Explique.
|
De que forma as falas de personagens são
introduzidas nos textos?
|
Os três
cabritinhos e a bruxa
|
|||
O rei
que queria alcançar a lua
|
|||
Boa sopa
|
|||
A princesa e o grão de ervilha
|
Análise do conto “Os três cabritinhos e a bruxa”
|
Onde a
história acontece?
|
Quem são os personagens?
|
Como é o lugar?
|
O que elas fazem? Como elas são?
|
Qual o
problema da história?
|
Como ele é resolvido?
|
Que
palavras ou expressões o narrador usa para indicar a passagem do tempo?
|
Que palavras ou expressões o autor utilizou para descrever
os ambientes?
|
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