segunda-feira, 7 de abril de 2014

Os principais movimentos das vanguardas europeias

É o conjunto de tendências que, numa determinada época, se opõe às tendências vigentes, principalmente no campo das artes. Tais manifestações artísticas surgiram em torno da 1º Guerra Mundial e 2º Grande Guerra.
No início do século XX, a Europa vivia a euforia dos avanços industriais, científicos e tecnológicos. Mas também vivia o pessimismo característico do fim do século, representado pelo decadentismo. Essa contradição gera um clima propicio para a efervescência artística, favorecendo o aparecimento de várias tendências preocupadas com uma nova interpretação da realidade. Essas tendências passaram a se chamar vanguardas.
 Os principais movimentos das vanguardas europeias foram:
I. Fauvismo (1905-1908)
II. Expressionismo (1905-1933)
III. Futurismo (1909-1914) 
IV. Cubismo (1907-1914) 
V. Dadaísmo (1916-1922) 
VI. Surrealismo (1924)
I. FAUVISMO (1905-1908) 
O movimento Fauvismo é predominante da França, possuía temas leves, retratando emoções e a alegria de viver e não tendo intenção crítica. No entanto a cor passou a ser utilizada para delimitar planos, criando a perspectiva e modelando o volume. Assim esse movimento busca utilizar as cores como expressão na representação.
Características
· Simplificação das formas;
· Primado das cores;
· Elevada redução do nível de graduação das cores utilizadas nas obras;
· Pincelada violenta, espontânea e definitiva;
· Ausência de ar livre;
· Colorido brutal, pretendendo a sensação física da cor que é subjetiva, não correspondendo à realidade;
· Autonomização completa do real.
· Uso exclusivo das cores puras como sai das bisnagas;
Pintura por manchas largas, formando grandes planos.
II. EXPRESSIONISMO (1905-1933)
São os movimentos de vanguarda do final do século XIX e início do século XX , esse movimento estava interessado na interiorização da criação artística, projetando na obra de arte uma reflexão individual e mais subjetiva.
O expressionismo é considerado a arte do instinto, ou seja, uma pintura dramática e subjetiva “expressando sentimentos humanos” utilizando cores irreais, dando uma forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição entre tantos outros sentimentos ou temas que fossem abordados naquela época. As figuras passam a serem deformadas para ressaltar melhor o sentimento.
Características:
· Grandes manchas de cor intensas e contrastantes, aplicadas livremente sem respeito pelo real;
· Temas pesados com fortes preocupações psicológicas (angústia, sofrimento, etc.);
· Desenho mais simplificado;
· Distorção intencional das imagens com o objetivo de obter expressividade um tanto pura;
· Predominância dos valores emocionais sobre os intelectuais.
III. FUTURISMO (1909-1914)
O futurismo por sua vez é um movimento artístico e literário, que procura expressar o movimento real, registrando com isso a velocidade descrita pelas figuras em movimento no espaço. O artista futurista, no entanto passa a estar interessado em captar a forma plástica da velocidade e não pintar o carro que corre. Os primeiros futuristas europeus também exaltavam a guerra e a violência. O Futurismo desenvolveu-se em todas as artes e influenciou diversos artistas que depois fundaram outros movimentos modernistas.
Características:
· Uso de cores vivas e de contrastes;
· Uso de sobreposição de imagens; 
· Deformação e não materialização por que passam os objetos e o espaço
IV. CUBISMO (1907-1914)
O Cubismo surge com o pintor francês Paul Cézanne que introduziu em suas obras a distorção nas formas e os formatos bidimensionais. Mas é em 1907, que o Cubismo é retratado com maior ênfase nas pinturas do principal representante deste movimento: Pablo Picasso, ao lado de Georges Braque.
Assim a pintura cubista destaca as formas geométricas como meio de expressão: cones, esferas, cilindros, prismas, pirâmide. Esses formatos embasados na matemática geométrica possibilitam ao espectador a visualização espacial da imagem, isto é, o objeto pode ser visto por diversos ângulos diferentes. 
Os artistas cubistas trazem uma ruptura com a perspectiva de visualizar o mundo sob um só ângulo. Então, o usufruto de colagens, montagens, a superposição de figuras, a simultaneidade são características marcantes dos cubistas.
A literatura no Cubismo também retratou a fragmentação e a geometrização da realidade por meio da linguagem: as palavras são soltas e são dispostas no papel a fim de conceber uma imagem. 
No Brasil, o Cubismo exerceu influência na década de 20 com Oswald de Andrade e na década de 60 com o Concretismo.
Características:
· Utilização de figuras geométricas;
· Passa descrever a natureza morta com poucas cores, fazendo contrastes com o claro e com o escuro com sombras carregadas;
· Não são utilizados à perspectiva, os desenhos dominados por figuras geométricas são bem sobrepostos.
V. DADAÍSMO (1916-1922)
O dadaísmo foi um movimento artístico que surgiu na Europa (cidade suíça de Zurique) no ano de 1916. Possuía como característica principal a ruptura com as formas de arte tradicionais. Portanto, o Dadaísmo foi um movimento com forte conteúdo anárquico. O próprio nome do movimento deriva de um termo inglês infantil: Dadá (brinquedo, cavalo de pau). Daí observa-se a falta de sentido e a quebra com o tradicional deste movimento.
Características:
· Objetos comuns do cotidiano são apresentados de uma nova forma e dentro de um contexto artístico;
· Irreverência artística;
· Combate às formas de arte institucionalizadas;
· Crítica ao capitalismo e ao consumismo;
· Ênfase no absurdo e nos temas e conteúdos sem lógica;
· Uso de vários formatos de expressão (objetos do cotidiano, sons, fotografias, poesias, músicas, jornais, etc.) na composição das obras de artes plásticas;
· Forte caráter pessimista e irônico, principalmente com relação aos acontecimentos políticos do mundo. 
VI. SURREALISMO
O surrealismo é um movimento artístico que surgiu durante o período entre a Primeira e a Segunda Guerra, na Europa. O movimento se desenvolveu principalmente do Dadaísmo, outro movimento que produziu obras que deliberadamente desafiavam a razão. O porta-voz do movimento surrealista foi o poeta André Breton, autor do Manifesto do Surrealismo publicado em 1924, na França.
Contudo os artistas do Surrealismo criticavam o racionalismo de sua época que, acreditavam poder ter levado à destruição ocorrida durante a Primeira Guerra Mundial. O surrealismo renunciou à lógica e ao realismo e derrubou convenções sociais e culturais da época. Inspirados pela psicanálise de Sigmund Freud, os surrealistas tinham como objetivo a expressão artística sem restrições sobre o inconsciente (que consideravam a fonte da imaginação) dando importância aos sonhos.
Característica
· Pintura com elementos surreais;
· Formas baseadas na fantasia (sonhos, inconsciente);
· Busca da perfeição do desenho e das cores, dentro da dimensão do imaginário;
· Impressão espacial, possuindo ilusões ópticas;
· Dissociação entre imagens e legendas, conjugadas para construção de cenas de sonho ou de ironia.




quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

ALFABETIZAÇÃO 1 ANO
















PROJETO MATERNAL DESENVOLVER OS MOVIMENTOS

OBJETIVO 
Desenvolver os movimentos amplos: saltar, pular, andar... 
Desenvolver os movimentos finos que envolvam as mãos, adquirindo controle e expressão gráfica com a progressão de exercícios que irão auxiliar no futuro aprendizado da escrita e da leitura. 
Desenvolver estímulos sonoros e auditivos através de operações concretas. 
Ampliar vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade, organização de idéias. 
Identificação do nome próprio. 
Identificação das letras do nome próprio. 
Identificação das vogais. 
CONTEÚDO 
Coordenação Motora Ampla. 
Coordenação Motora Fina. 
Discriminação Auditiva e Visual. 
Expressão Oral (histórias, contos, músicas, teatro, etc). 
Estudo do nome próprio. 
Estudo das letras do nome próprio. 
Apresentação das vogais. 
ESTRATÉGIA 
Através de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas envolvendo operações concretas. 
Através de materiais pedagógicos, sucatas, brincadeiras, jogos e atividades visoais manuais concretas (pinturas, desenhos, etc). 
Utilização de recursos audiovisuais como: músicas, histórias, parlendas vídeo, CD, figuras, rótulos, livros, portadores de textos, etc. 
Leituras, interpretações, cantos, conversas, brincadeiras, jogos, recursos audiovisuais, livros, materiais pedagógicos, etc. 
Apresentação de crachás, fichas, cartazes, desenhos, jogos e brincadeiras, etc. 
Fichas cartazes, desenhos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras. 
Materiais pedagógicos, brincadeiras, atividades viso manuais concretas, etc. 
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem.
O instrumento de avaliação será uma ficha de avaliação, que entregaremos aos pais durante as Reuniões.
OBSERVAÇÕES:
CARACTERÍSTICAS
 Aproximadamente 2 a 3 anos. 
Egocentrismo. 
Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc. 
Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc. 
Fantasia, Invenção e Representação (imitação de situações conhecidas: escolinha, casinha). 
Criatividade 
TIPOS DE BRINCADEIRAS: 
Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar). 
Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder. 
Brincadeiras sem regras. 
Brincadeiras com poucas regras simples. 
Utilização das formas básicas de movimentos (andar, correr, saltar, rolar, etc). 
Estimulação e motivação. 
Atividades lúdicas. 
MATEMÁTICA
OBJETIVO 
Introduzir o raciocínio lógico, através de suas estruturas. 
Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação. 
Desenvolver a capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço. 
Desenvolver coordenação motora através de atividades lúdicas, concretas, pedagógicas e visomanuais. 
Reconhecer e discriminar estímulos visuais, interpretando-os e associando-os. 
Reproduzir sequências e seriações, ex: ordenar objetos do mais alto para o mais baixo. 
Reconhecer e discriminar numerais. Desenvolver contagem de 1 até 10. 
CONTEÚDO 
Estruturas lógicas: discriminação – comparação – identificação – cor – forma – tamanho – conjuntos – quantidade. 
Conceito de lateralidade. 
Orientação Temporal Espacial: antes/depois, atrás/na frente/no meio/entre, aberto/fechado, na frente/de costas, em cima/embaixo, em pé/deitado/sentado, longe/perto, direita/esquerda. 
Coordenação Motora. 
discriminação audiovisual. 
Seqüência e seriação. 
Numeração:
• Números de 1 à 5
• Contagem de 1 à 10 
ESTRATÉGIA 
Utilização de materiais pedagógicos, sucatas, figuras, livros, jogos, brincadeiras, ... 
Brincadeiras lúdicas, materiais pedagógicos, atividades audiovisuais. 
Através do uso de materiais concretos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras, registro de atividades. 
Jogos, brincadeiras, músicas, atividades lúdicas, materiais pedagógicos, registro de atividades. 
Recursos Audiovisuais: rádio, CD, TV, vídeo, músicas, histórias, cartazes, fichas. 
Cartazes, fichas, jogos, brincadeiras, materiais pedagógicos, atividades lúdicas e de registro. 
Materiais pedagógicos e concretos, jogos, brincadeiras, cartazes, fichas, desenhos, etc. 
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem.
O instrumento de avaliação será uma ficha de avaliação, que entregaremos aos pais durante as Reuniões.
OBSERVAÇÕES:
Devemos desenvolver na criança a capacidade de pensar logicamente.
Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.
A Matemática pode ser considerada uma linguagem simbólica que expressa relações espaciais e de quantidade. Sua função é pois, desenvolver o “pensamento”.
A medida que brinca com formas, com quebra-cabeças e com caixas que cabem dentro de caixas, a criança adquire uma noção do conceito pré-simbólico de tamanho, número e forma. Ao enfiar contas em um barbante ou colar figuras, adquire a noção de seqüência e de ordem. E quando utiliza as palavras “não cabe” e “acabou”, vai adquirindo a noção de quantidade.
“Esse trabalho deve se muito concreto, baseado no manuseio de materiais. Isso permito que as crianças se familiarizar mais facilmente com os conceitos matemáticos.”
ESTUDOS SOCIAIS
OBJETIVO 
Estimular o conhecimento da história Brasileira, através das Datas Comemorativas. 
Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo. 
Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância. 
Estimulação do meio ambiente físico. 
CONTEÚDO 
Datas Comemorativas: Carnaval, Outono, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Independência, Inverno, Dia dos Animais, Dia das Crianças, Dia dos Professores, Proclamação da República, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros. 
Calendário (relação espaço tempo). 
Família. 
Escola (ambiente/colegas). 
ESTRATÉGIA 
Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em questão. 
Produção de Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças. 
Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família. 
Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas. 
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
CIÊNCIAS
OBJETIVO 
Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal. 
Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo. 
Estimulação dos 5 sentidos. 
Estimular o cuidado com a natureza. 
Nomear e reconhecer diferentes animais. 
Discriminação entre liso e áspero. 
Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados. 
CONTEÚDO 
Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro). 
Esquema corporal. 
Órgãos dos sentido: olhos (discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e paladar. 
Horticultura e jardinagem. 
Animais. 
Texturas (liso e áspero). 
Alimentos. 
ESTRATÉGIA 
Incentivar o lavar as mãos, escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e histórias que despertem o interesse das crianças. 
Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano. 
Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam a visão, audição, tato e gustação. 
Plantação de mudas e flores. 
Através de figuras, desenhos, gestos musicais e histórias. 
Através de objetos que mostrem tais diferenças, estimulando jogos e atividades. 
Apresentação de alimentos. 
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
ARTES
OBJETIVO 
Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança. 
Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata. 
Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha. 
CONTEÚDO 
Artes: desenho livre e pintura. 
Sucata. 
Argila e massinha. 
ESTRATÉGIA 
Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios. 
Material de sucata e criatividade do professor. 
Apresentação de argila e massinha. 
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc. 
Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc. 
Permitir que a criança seja independente. 
Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos. 
Levar a criança a brincar com os outros do grupo. 
Fazer com que a criança não fixe em um único colega. 
Mante-la ocupada. 
Levar a criança a participar das atividades de grupo.

PROJETO MATERNAL LINGUAGEM ORAL

Desenvolver na criança o conceito de eu em relação ao seu nome, idade e em relação aos pais (família) e colegas. 
Desenvolver coordenação motora grossa (livre). 
Despertar na criança o interesse por estímulos sonoros, para que ela consiga perceber, identificar e localizar sons forte e fraco. 
Desenvolver a capacidade da criança de identificar diferentes objetos e movimentar-se no espaço com facilidade. 
Incentivar e permitir a fala da criança em toda as atividades possíveis, corrigindo e ampliando seu vocabulário, utilizando também as músicas. 
Estimular o vocabulário através de contos e histórias pequenas que despertem a fantasia da criança. 
Incentivar a memorização de pequenas músicas e gestos. 
Identificar e reconhecer as vogais. 
Identificar o nome próprio e as letras do nome. 
CONTEÚDO 
Eu (nome, idade, pais e colegas). 
Coordenação motora. 
Discriminação auditiva. 
Discriminação visual. 
Expressão oral (pronúncias, relatos de acontecimentos, músicas). 
Histórias e contos. 
Memorização. 
Vogais. 
Nome próprio e letras do nome próprio. 
ESTRATÉGIA 
Através de músicas, jogos com bola pronunciando o nome e estimulação oral. 
Utilização de recortes, colagem, traçado de linhas em folha e no chão, incentivando jogos e brincadeiras. 
Utilização de instrumentos sonoros, músicas, batidas de palmas e pés e sons produzidos pela boca. 
Utilização de sucatas, jogos e materiais pedagógicos com exploração dos objetos do ambiente interno e externo. 
Utilização de leitura de histórias curtas, músicas e conversas diárias com a criança sobre sua rotina, dando atenção as perguntas e respondendo-as sempre de acordo com sua maturidade emocional. 
Histórias curtas com gestos, estimulando o interesse e fantasia da criança. 
Repetição de músicas, gestos e histórias curtas. 
Através de materiais pedagógicos, fichas, desenhos, cartazes, etc. 
Fichas, crachás, cartazes, materiais concretos e pedagógicos, jogos e brincadeiras, etc. 
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
MATEMÁTICA
OBJETIVO 
Iniciar a aprendizagem de conceitos de longe, perto, dentro, fora, em cima, em baixo, atrás, na frente, ao lado, dentro, fora, cheio, vazio, etc. 
Discriminar na criança o sentido de ontem hoje e amanhã. 
Estimular o uso do raciocínio da criança. 
Classificação e nomeação de objetos pelas cores primárias (azul, amarelo e vermelho), formas (círculo, triângulo e Quadrado), tamanho (grande e pequeno) e quantidade (1 a 9). 
Nomear e identificar iguais e diferentes. 
CONTEÚDO 
Conceitos de lateralidade: todo, dentro/fora, grande/pequeno, cheio/vazio, grosso/fino, muito/pouco. 
Organização espacial: antes/durante e depois, hoje/ontem/amanhã. 
Jogos de raciocínio (quebra-cabeça e jogos de encaixe). 
Classificar e nomear objetos pela cor, forma (círculo, triângulo e quadrado), tamanho e quantidade. 
Nomear iguais e diferentes. 
ESTRATÉGIA 
Através de jogos, músicas e atividades que incentivam o aprendizado da criança como movimento da esquerda para a direita, jogos de dentro para fora, etc. Incentivar e explorar o meio ambiente. 
Utilização do calendário e estimulação de perguntas e respostas que distingam o dia e a noite, o ontem, o hoje e amanhã. 
Através de jogos como quebra cabeça, encaixes, de formas e situações problemas que incentivem a criança a pensar, não respondendo tudo para criança, sem que ela tente responder sozinha. 
Através de objetos, sucatas e material dourado que tenham estas características, utilizando-os em jogos, como procurar cor e forma. 
Através de jogos, sucatas e objetos que permitam a identificação e classificação de iguais e diferentes. 
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
ESTUDOS SOCIAIS
OBJETIVO 
Estimular o conhecimento da história Brasileira, através das Datas Comemorativas. 
Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo. 
Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância. 
Estimulação do meio ambiente físico. 
CONTEÚDO 
Datas Comemorativas: Carnaval, Outono, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Independência, Inverno, Dia dos Animais, Dia das Crianças, Dia dos Professores, Proclamação da República, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros. 
Calendário (relação espaço tempo). 
Família. 
Escola (ambiente/colegas). 
ESTRATÉGIA 
Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em questão. 
Produção de Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças. 
Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família. 
Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas. 
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
CIÊNCIAS
OBJETIVO 
Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal. 
Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo. 
Estimulação dos 5 sentidos. 
Estimular o cuidado com a natureza. 
Nomear e reconhecer diferentes animais. 
Discriminação entre liso e áspero. 
Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados. 
CONTEÚDO 
Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro). 
Esquema corporal. 
Órgãos dos sentido: olhos (discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e paladar. 
Horticultura e jardinagem. 
Animais. 
Texturas (liso e áspero). 
Alimentos. 
ESTRATÉGIA 
Incentivar o lavar as mãos, escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e histórias que despertem o interesse das crianças. 
Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano. 
Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam a visão, audição, tato e gustação. 
Plantação de mudas e flores. 
Através de figuras, desenhos, gestos musicais e histórias. 
Através de objetos que mostrem tais diferenças, estimulando jogos e atividades. 
Apresentação de alimentos. 
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
ARTES
OBJETIVO 
Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança. 
Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata. 
Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha. 
CONTEÚDO 
Artes: desenho livre e pintura. 
Sucata. 
Argila e massinha. 
ESTRATÉGIA 
Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios. 
Material de sucata e criatividade do professor. 
Apresentação de argila e massinha. 
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc. 
Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc. 
Permitir que a criança seja independente. 
Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos. 
Levar a criança a brincar com os outros do grupo. 
Fazer com que a criança não fixe em um único colega. 
Mante-la ocupada. 
Levar a criança a participar das atividades de grupo.

PROJETO Educação Infantil: Conhecer as características da flor

Objetivos gerais:
 •Conhecer as características da flor;
•Construir os conceitos básicos sobre os componentes da flor;
•Perceber o processo de desenvolvimento da flor;
•Perceber a importância da preservação da flor
•Incentivar o respeito às flores.
Metodologia;
•Utilizar modelos de flores trazidas pelas crianças; 
•Contar quantas flores vieram e quantas crianças trouxeram flores. 
•Indagar as crianças, problematizando o conteúdo quem sabe como a flor surge? Por que ela é tão importante? Como se desenvolvem outras flores? 
•Solicitar as crianças que representem em desenhos a flor e como a imaginam; 
•Partir do desenho da criança para explicar o conteúdo; 
•Cada criança irá desmanchar a flor em partes, começando pela pétala; 
•Observar o que encontram no interior da planta; 
•Sistematizar as partes encontradas; (quantas partes, odores, cheiro, etc.). 
•Guardar as pétalas, em local combinado com as crianças e com tempo definido e após este prazo observar o que aconteceu com elas. 
Recurso:
•Usar como recurso à fita Reino das Plantas; 
•Cantar músicas sobre flores; 
•Brincadeiras de roda – (Eu Sou a Florista) 
•Teatro de fantoches (falando sobre a reprodução das flores e sua importância);
•Leitura do texto As flores.

PROJETO Brincando com Cores e Formas

Objeto: Este projeto tem o objetivo de fazer com que a criança conheça as cores e formas que estão presentes em todos os ambientes em que vive. 
Justificativa: Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, possibilitando a criança identificá-las. 
Idade: Crianças de dois e três anos de idade, participativas e curiosas em contínuo processo de desenvolvimento e descobrimento do seu mundo. 
Objetivos: Conceituais:
· Identificar cores e formas. 
· Nomear cores e formas. 
· Ampliar vocabulário.
· Desenvolva percepções visuais, auditivas e táteis. 
· Reconhecer a existência de diferentes formas, (ler) e interpretar. 
Procedimentais: 
· Conhecer e nomear cores e formas. 
· Aprender a usar as cores. 
· Reproduzir cores e formas. 
· Ampliar vocabulário. 
· Utilizar diversos materiais plásticos para ampliar suas possibilidades de expressão. 
· Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção. 
· Ampliar o conhecimento do mundo. 
· Desenhar a partir do que foi observado. 
Atitudinais: 
· Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural. 
· Identificar, valorizar e reconhecer as cores e formas. 
· Deleitar-se no momento de desenhar. 
· Apreciar as artes visuais. 
· Possibilitar a integração com pessoas e ambientes.
Janelas: 
· Linguagem oral e escrita. 
· Artes visuais. 
· Natureza e sociedade. 
· Matemática. 
· Movimento. 
· Música. 
Etapas:
· Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar-se e 
interagir. Conversar sobre as cores primárias e algumas secundárias e sobre as formas (quadrado, retângulo, círculo e triângulo). 
· Mostrar fotos coloridas, observando a diversidade de cores e ressaltando suas formas. Perguntar a cor preferida de cada um, trabalhando com o lúdico (a cor da roupa da criança, etc.). 
· Realizar experiência com anilina nas cores primárias com água em recipiente transparente para que observem o resultado. 
· Apresentar os Blocos Lógicos e valorizar suas cores primárias. Permitir que manuseiem. Propor as seguintes perguntas para despertar sua observação: 
· Vocês conhecem os Blocos Lógicos? 
· Quais são essas figuras geométricas? 
· Quais suas cores?, Etc. 
· Ouvir a música arco íris (Xuxa)
· Registrar com guache de cores variado o que mais chamou atenção da criança 
na música; 
· Folhar revistas e observar o que mais lhes chama a atenção; 
· Confeccionar mural com figuras escolhidas pelas crianças; 
· Levar as crianças a observarem as cores de tinta que temos. 
· Registrar a cor vermelha: pintar com guache o coração. 
· Registrar a cor azul: pintar um céu com buchinha e guache e colar estrelas. 
· Registrar a cor amarela: pintar um girassol com cola colorida. 
· Registrar a cor verde: papel crepom molhado e batido. 
· Deixar as crianças misturarem as cores de tinta a seu critério e observar as cores novas que descobriu; 
· Falar as crianças, sobre o arco íris, se sabem o que é, quem já viu; 
· Brincar com massinha nas cores do arco íris; 
· Confeccionar um arco íris com as crianças. Registrar o arco íris usando 
mistura de cores de tinta guache com buchinha. 
· Conversar com as crianças sobre as cores da natureza e seres vivos 
(peixes, mar e conchinhas). Registro com areia e guache misturados, colagem 
de peixinhos feitos com furador. 
· Organizar um aquário na sala com um peixinho; 
· Escolher um nome para o peixinho; 
· Explicar as crianças quais os cuidados que devemos ter com o peixinho e como proceder;  
· Fazer registro de um peixe com colagem de papel celofane. 
· Dividir a tarefa de cuidar do peixinho com as crianças; 
Explicar aos pais o objetivo da atividade e solicitar autorização para que a criança leve o peixinho para passar uma noite em sua casa; 
Realizar um sorteio em sala e colocar em um cartaz, o roteiro do peixinho para que as crianças possam saber quando será sua vez de levar para casa 
· Ouvir a música "Aquarela". Registrar, usando lápis de cor para aquarela. 
· Espalhar formas geométricas coloridas pela sala de aula e pedir que as crianças as encontrem. Incentivar a dizerem o nome e a cor. Pedir que colem esta figura em uma folha e que a partir dela façam um desenho; 
· Fazer uma casinha com formas geométricas, e pedir que montem identificando qual é cada forma. 
· Fazer também um prédio e comparar as formas geométricas usadas; 
· Brincar de jogo dos quatro cantos: desenhar um grande quadrado no chão, e 
cada um fica num canto, e tem um pego. 
· Quando a professora fala trocou, os colegas tem que trocar de lugar e o pego tem que tentar entrar em um dos cantinhos. 
· Esconder em sala algumas formas geométricas. Mostrar uma forma e a turma deve encontrar a mesma forma mostrada. Colocar formas geométricas nas crianças e pedi-los para achar as mesmas formas; 
Registro da figura geométrica quadrado: pintar com guache o quadrado apresentado e ao lado desenhar seu próprio quadrado na cor desejada. 
· Registro da figura geométrica triângulo: utilizar um sorvete na casquinha e pedir que coloram apenas o triângulo com giz de cera.
· Registro da figura geométrica retângulo: a partir do desenho de um caminhão, pedir que coloram apenas a parte retangular. 
· Brincar de bolinhas de sabão e enfatizar o formato. Registrar círculos coloridos;
Trabalho de registro: pintar de azul todos os quadrados. A outra forma pinte como quiser. 
· Trabalhar a bandeira brasileira. Fazer o contorno da bandeira brasileira. 
· Cortar vários pedacinhos de papel verde em formato de retângulo, vários amarelos em formato de losango e vários azuis em formato de círculo. Montar um mosaico da bandeira. 
· Colar círculo amarelo numa folha e pedi-los para desenhar um sol. 
· Realizar brincadeira no salão: usar um grande lençol e várias bolinhas coloridas (da piscina de bolinha) colocando todas as bolas em cima do lençol e fazendo um grande quadrado com todos os alunos segurando-o. Dar um sinal e propor que todos sacudam bem o lençol até todas as bolinhas caírem no chão. 
· Estas ficarão misturadas, então, propor que corram buscando as bolas por cor para guardar. 
· Trabalho de registro montando mosaico com as cores das bolinhas. 
Colar no chão um quadrado vermelho, um triângulo amarelo e um círculo azul. 
· Ir brincando: meninas dentro do círculo azul... Meninos no quadrado vermelho... Meninas com cabelo preso no triângulo amarelo... 
Avaliação: Será feita avaliação ao longo do projeto observando o cumprimento de etapas. 
Duração: 2meses