Objeto: Este projeto tem o objetivo de fazer com que a criança conheça as cores e formas que estão presentes em todos os ambientes em que vive.
Justificativa: Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, possibilitando a criança identificá-las.
Idade: Crianças de dois e três anos de idade, participativas e curiosas em contínuo processo de desenvolvimento e descobrimento do seu mundo.
Objetivos: Conceituais:
· Identificar cores e formas.
· Nomear cores e formas.
· Ampliar vocabulário.
· Desenvolva percepções visuais, auditivas e táteis.
· Reconhecer a existência de diferentes formas, (ler) e interpretar.
Procedimentais:
· Conhecer e nomear cores e formas.
· Aprender a usar as cores.
· Reproduzir cores e formas.
· Ampliar vocabulário.
· Utilizar diversos materiais plásticos para ampliar suas possibilidades de expressão.
· Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção.
· Ampliar o conhecimento do mundo.
· Desenhar a partir do que foi observado.
Atitudinais:
· Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural.
· Identificar, valorizar e reconhecer as cores e formas.
· Deleitar-se no momento de desenhar.
· Apreciar as artes visuais.
· Possibilitar a integração com pessoas e ambientes.
Janelas:
· Linguagem oral e escrita.
· Artes visuais.
· Natureza e sociedade.
· Matemática.
· Movimento.
· Música.
Etapas:
· Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar-se e
interagir. Conversar sobre as cores primárias e algumas secundárias e sobre as formas (quadrado, retângulo, círculo e triângulo).
· Mostrar fotos coloridas, observando a diversidade de cores e ressaltando suas formas. Perguntar a cor preferida de cada um, trabalhando com o lúdico (a cor da roupa da criança, etc.).
· Realizar experiência com anilina nas cores primárias com água em recipiente transparente para que observem o resultado.
· Apresentar os Blocos Lógicos e valorizar suas cores primárias. Permitir que manuseiem. Propor as seguintes perguntas para despertar sua observação:
· Vocês conhecem os Blocos Lógicos?
· Quais são essas figuras geométricas?
· Quais suas cores?, Etc.
· Ouvir a música arco íris (Xuxa)
· Registrar com guache de cores variado o que mais chamou atenção da criança
na música;
· Folhar revistas e observar o que mais lhes chama a atenção;
· Confeccionar mural com figuras escolhidas pelas crianças;
· Levar as crianças a observarem as cores de tinta que temos.
· Registrar a cor vermelha: pintar com guache o coração.
· Registrar a cor azul: pintar um céu com buchinha e guache e colar estrelas.
· Registrar a cor amarela: pintar um girassol com cola colorida.
· Registrar a cor verde: papel crepom molhado e batido.
· Deixar as crianças misturarem as cores de tinta a seu critério e observar as cores novas que descobriu;
· Falar as crianças, sobre o arco íris, se sabem o que é, quem já viu;
· Brincar com massinha nas cores do arco íris;
· Confeccionar um arco íris com as crianças. Registrar o arco íris usando
mistura de cores de tinta guache com buchinha.
· Conversar com as crianças sobre as cores da natureza e seres vivos
(peixes, mar e conchinhas). Registro com areia e guache misturados, colagem
de peixinhos feitos com furador.
· Organizar um aquário na sala com um peixinho;
· Escolher um nome para o peixinho;
· Explicar as crianças quais os cuidados que devemos ter com o peixinho e como proceder;
· Fazer registro de um peixe com colagem de papel celofane.
· Dividir a tarefa de cuidar do peixinho com as crianças;
Explicar aos pais o objetivo da atividade e solicitar autorização para que a criança leve o peixinho para passar uma noite em sua casa;
Realizar um sorteio em sala e colocar em um cartaz, o roteiro do peixinho para que as crianças possam saber quando será sua vez de levar para casa
· Ouvir a música "Aquarela". Registrar, usando lápis de cor para aquarela.
· Espalhar formas geométricas coloridas pela sala de aula e pedir que as crianças as encontrem. Incentivar a dizerem o nome e a cor. Pedir que colem esta figura em uma folha e que a partir dela façam um desenho;
· Fazer uma casinha com formas geométricas, e pedir que montem identificando qual é cada forma.
· Fazer também um prédio e comparar as formas geométricas usadas;
· Brincar de jogo dos quatro cantos: desenhar um grande quadrado no chão, e
cada um fica num canto, e tem um pego.
· Quando a professora fala trocou, os colegas tem que trocar de lugar e o pego tem que tentar entrar em um dos cantinhos.
· Esconder em sala algumas formas geométricas. Mostrar uma forma e a turma deve encontrar a mesma forma mostrada. Colocar formas geométricas nas crianças e pedi-los para achar as mesmas formas;
Registro da figura geométrica quadrado: pintar com guache o quadrado apresentado e ao lado desenhar seu próprio quadrado na cor desejada.
· Registro da figura geométrica triângulo: utilizar um sorvete na casquinha e pedir que coloram apenas o triângulo com giz de cera.
· Registro da figura geométrica retângulo: a partir do desenho de um caminhão, pedir que coloram apenas a parte retangular.
· Brincar de bolinhas de sabão e enfatizar o formato. Registrar círculos coloridos;
Trabalho de registro: pintar de azul todos os quadrados. A outra forma pinte como quiser.
· Trabalhar a bandeira brasileira. Fazer o contorno da bandeira brasileira.
· Cortar vários pedacinhos de papel verde em formato de retângulo, vários amarelos em formato de losango e vários azuis em formato de círculo. Montar um mosaico da bandeira.
· Colar círculo amarelo numa folha e pedi-los para desenhar um sol.
· Realizar brincadeira no salão: usar um grande lençol e várias bolinhas coloridas (da piscina de bolinha) colocando todas as bolas em cima do lençol e fazendo um grande quadrado com todos os alunos segurando-o. Dar um sinal e propor que todos sacudam bem o lençol até todas as bolinhas caírem no chão.
· Estas ficarão misturadas, então, propor que corram buscando as bolas por cor para guardar.
· Trabalho de registro montando mosaico com as cores das bolinhas.
Colar no chão um quadrado vermelho, um triângulo amarelo e um círculo azul.
· Ir brincando: meninas dentro do círculo azul... Meninos no quadrado vermelho... Meninas com cabelo preso no triângulo amarelo...
Avaliação: Será feita avaliação ao longo do projeto observando o cumprimento de etapas.
Duração: 2meses
Nenhum comentário:
Postar um comentário