terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

CIDADANIA NA ESCOLA

Escola é lugar de aprender, se divertir, encontrar os amigos e se preparar para o futuro.  Passamos tanto tempo na escola que ela é como a nossa segunda casa.  E como toda casa, a escola também deve ser bem cuidada.  Não tem sentido sujar o chão, riscar as paredes ou quebrar as coisas que você e seus colegas vão usar o ano inteiro.
Na escola existe um monte de coisas que se pode e que não se pode fazer. É um pouco difícil se acostumar a não conversar durante as aulas, a não riscar a carteira, a não gritar no corredor.
Mas só se houver respeito a essas regras é que a escola poderá funcionar.  Além disso, as regras valem para todo mundo: os professores também têm horário para chegar, não podem faltar nem fazer bagunça.
A escola é também como uma pequena comunidade: tem gente de todas as raças, idades, religiões e profissões.  Saber respeitar e  conviver bem com todos é uma arte, sejam alunos, professores ou funcionários.
A escola é um mundo diferente daquele em que vivemos em casa, no clube ou na praia.
Além de ser como a nossa segunda casa, a vida que levamos na escola é como uma segunda vida, cheia de descobertas e desafios.
E um dos maiores desafios da vida é descobrir como viver com responsabilidade e respeito aos outros.  Ou seja, com  cidadania.
Ser cidadão é também sair da toca e participar da vida em comunidade.  Você pode até achar que esse papo não tem nada a ver com seu dia-a-dia. Mas tem sim!
Cada vez que você agir pensando não só em si mesmo, mas também no bem-estar de todos, estará exercendo a cidadania.  Porque a cidadania não é só direita e deveres, mas também a consciência de que devemos nos esforçar para construir um mundo melhor, mesmo com pequenas ações.






Nenhum comentário:

Postar um comentário