Segundo os PCN’s, o ser humano cria a consciência de existir por meio de manifestações diversas e, para compreender seu lugar no universo, ele sempre organizou e classificou os fenômenos da Natureza em busca da significação da vida. Arte tem um papel importante na formação do educando em todas as fases da sua educação escolar.
A arte é uma ciência que faz o homem ter compreensão de si mesmo e possibilita o entendimento do outro, podendo interagir, com o mundo no qual habita e se relaciona. A Arte e a Educação sempre estiveram ligadas durante a história da humanidade.
A formação e a função dos professores, as propostas curriculares e a formação dos alunos são determinadas pela LDB 9.394/96 e pelas instruções dos Parâmetros Curriculares Nacionais que mostram a preocupação dos órgãos competentes com um ensino de arte de qualidade.
A arte, a educação e seu percurso histórico.
A arte teve inicio na colonização pelos jesuítas, com seus trabalhos de missões e do ensino jesuíta que se deu de uma forma bastante lúdica por meio de algumas linguagens da área de Artes. Dessa forma, o ensino ia se expandindo por meio da música instrumental, dos corais instrumentos e montagem de autos religiosos. Não podemos deixar de citar, também, o trabalho como a fabricação de cerâmicas, objetos sacros, esculturas, bem como a grande produção da arquitetura.
A arte é a capacidade que tem o ser humano de por em prática uma ideia, valendo-se da faculdade de dominar a matéria, ofício, profissão, modo, meio e maneira de se expressar através da arte, além de entender que o artista relê o mundo em outra dimensão, que a realidade expressa por ele representa a trajetória histórica dentro de usa subjetividade. Na renascença buscou-se a valorização, por sua vez lutou pela dignidade das Artes Mecânicas.
Um momento subjetivo, social e de cultura.
A arte deve ser trabalhada desta a infância.
Segundo Ferraz e Fusari a educação através da Arte é, na verdade, um movimento educativo e cultural que busca a constituição de um ser humano completo, total, dentro dos moldes do pensamento idealista e democrático. Valorizando no ser humano os intelectuais, morais e estéticos, procurando despertar sua consciência individual harmonizada ao grupo social ao qual pertence.
A Arte no campo da educação deve buscar a conscientização da importância do inter-relacionamento entre currículo-mestre-educando, observando o pensar, o saber, o fazer e o crescer em Arte. Arte é poder contextualizar e compreender na cultura e na história as possibilidades de o homem saborear texturas, melodias, expressões do corpo, tendências audiovisuais, retomando o contato tátil com a vida.
A criança e o jovem estarão construindo uma organização e desenvolvendo a ética. Também o individuo desenvolve os sentidos a partir da produção e da contextualização e a compreensão do homem através da história da arte, a ampliação das dimensões individuais trazendo oportunidades de quietude momentos intuitivos, a reflexão sobre a realidade física e social, individual e grupal. A construção do aluno leva-o a viajar no pensar, no realizar, no saber fazer e compreender o que já foi feito, preparando-o para entender o que virá, sempre de maneira contextualizada à cultura e à história, mesmo porque o intuito da Arte na educação é promover a diversidade de atitudes estéticas do indivíduo de acordo com a realidade, em função dos sentimentos estéticos e das práticas artísticas, os quais são adquiridos com a aprendizagem em Arte, influenciados por fatores culturais e sociais.
O desenvolvimento dos sujeitos por meio da linguagem do desenho.
É fundamental para o trabalho educacional conhecer como a criança aprende para ampliar o conhecimento sobre os processos de aprendizagem. Sobre a aprendizagem do desenho, percebe-se que a criança interage com o conhecimento com seus reais interesses e necessidades frente aos objetos da cultura.
É o conhecimento e o desenvolvimento do desenho que transformam-se ao longo do crescimento da criança seguindo limites impostos pela cognição do sujeito, bem como sofrendo influências dos meios sociocultural. As crianças, em qualquer um dos processos de aprendizagem, constroem hipóteses sobre desenho, sendo que as diferenças em suas produções dependem da quantidade e qualidade de com os quais interagem.
Contudo a intervenção pedagógica, então vai trabalhar no plano do espontâneo, em que os sujeitos avançam mais em suas produções e representações mentais por meio de análises e reflexões sobre o desenho que realizam, elaborados a partir de hipóteses, juntamente aos desenhos que aprendem na escola.
O desenho na sala de aula de arte - estrutura e representação.
O papel do docente é importantíssimo para se mediar o saber técnico e o saber artístico da criança, desenvolvendo habilidades e competências que oportunizarão o fazer trabalhar, construir, assim como o representar de um conhecimento de mundo e os sentir expressar no ambiente em que ela vive.
Ensinar por meio da arte é fundamental para o processo de ensino-aprendizagem, pois é muito essencial para qualquer prática docente com crianças e adolescentes, visto que seu uso atravessou séculos e acompanha o ser humano tanto em fazer, quanto na leitura do que os outros produzem, depende do ver, observar, sentir, fazer expressar e refletir.
Uma obra de arte só poderá ser entendida a partir do momento em que o individuo souber interpretar rabiscos, linhas, formas e cores nela contidos no desenho.
O desenho dos alunos são construções progressivas, fundamentadas em seus pré-requisitos, juntamente às oportunidades de interação no meio sociocultural.
Estudando arte através das artes visuais - uma viagem histórico-cultural e estética I.
Para ensinar e aprender arte é preciso que haja uma abordagem teórico-metodológica voltada não só para o "fazer artístico" e para o ato criador, mas uma proposta voltada para o entendimento estético. Tal entendimento está intimamente ligado ao crescimento de fatores que leva o sujeito a aumentar seus conhecimentos, tanto aqueles adquiridos nas aulas de arte quanto nas outras disciplinas que visto no conjunto, ajudam na compreensão e representação do mundo.
Ainda hoje, ao aprender, o aluno recebe uma ação pedagógica desprovida de preocupação artística, sem consistência histórica e cultural; no entanto, essa é uma prática que vem sendo redesenhada.
Os conceitos escolares em arte devem visar a formação do cidadão contemporâneo conhecedor dos aspectos estéticos e artísticos das culturas da sociedade humana em seu percurso histórico.
Um programa de educação escolar em arte necessita de contato com o universo audiovisual do mundo contemporâneo, possibilitando diversificações e ampliações dos repertórios sensíveis-congintivos aprofundados pelo estudo de como vier, observar, expressar e comunicar imagens.
Estudando arte através das artes visuais- uma viagem cultural e estética II
Segundo Fuzari e Ferraz a expressão artística se pauta na natureza, podemos perceber uma remissão a termos como figurativo, realístico, cópia, etc. Já quando ela se pauta no abstrato, a remissão é feita àquilo que foi expresso sem preocupação de imitar na íntegra algo que já existe.
A arte passa a ser uma testemunha fiel da história construída pelo homem, já que os acontecimentos sociais, econômicos e políticos influenciam a sua criação. Assim, ao desenhar, pintar, esculpir, cantar, dançar e dramatizar, o artista retrata a sua realidade. No
entanto, além de testemunhar a história por intermédio da arte, quem cria pode
realizar uma obra sem que esta esteja diretamente relacionada à realidade em
que ele vive, expressando, assim, novos sentimentos, novas realidades e ideias
sobre forma, cor, movimento.
Hoje, porém estão evidentes as mudanças operadas em nossa visão ocidental, resultantes de contatos com outras culturas, novas tecnologias e redescoberta de possibilidades de visualidade, incluindo o movimento múltiplo do olhar.
Musicando, cantando, tocando e aprendendo.
A musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, autodisciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.
Este novo olhar é estimulado pelos sentidos e pelas percepções do ver, ouvir, sentir, tocar e cheirar e levar à compreensão do objeto em relação ao indivíduo e ao outro. Independentemente das diversidades socioculturais e das necessidades especiais, a arte é um instrumento de construção de identidade e cultura.
Muito se tem falado sobre a musicalização ser um dos elementos contribuintes para o desenvolvimento da inteligência e da integração do ser, além do fato de que ensinar música nas escolas pode contribuir para uma aprendizagem voltada ao desenvolvimento cognitivo, linguístico, psicomotor e socioafetivo da criança.
As atividades de musicalização permitem que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também permitem a comunicação com o outro.
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