Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) têm se orientado a fazer com que os professores possam refletir sobre sua prática pedagógica, tanto em sala de aula, quanto fora dela. Sendo assim, podemos dizer que a mudança de postura com relação à visão da Matemática pressupõe uma mudança pessoal na qual os professores das séries iniciais, principalmente, precisam ter contato de maneira mais íntima com a Matemática dita básica, para que os alunos dessa fase possam ser mais bem formados,
a importância da Matemática na sociedade e fazer uso dessa importância para valorizar nosso trabalho enquanto formadores da base dos conceitos de Matemática, isto é, mostrar aos alunos que os conceitos não são estanques e isolados, mas que a junção dos diversos conceitos de Matemática os faz capazes de entender e resolver problemas que vão aparecer em seu cotidiano.
Os números são muito importantes para a vida moderna e têm se destacado ainda mais nos dias de hoje, em especial com o desenvolvimento tecnológico da humanidade.
A necessidade de medir, de controlar, de fazer previsões, acabou por garantir que os números não desaparecessem e, além disso, que ficassem em evidência, conquistando não só matemáticos e estatísticos, mas também artistas e intelectuais envolvidos com a sociedade e com as ciências. o Livro Ábaco, inteiramente escrito à mão, inicia a história dos números, embora suscite atualmente discussões e contradições, por apresentar um conceito completamente abstrato e de origem muito antiga.
Os números naturais estão presentes em nosso dia a dia e sua utilidade é bastante diversificada. Utilizamos números para contar. O conceito numérico pode nos ajudar, ainda, na identificação de um objeto com relação à sua ordem.
Os números naturais, são muito importantes nas primeiras séries iniciais, pois é um processo muito longo e cabe ao professor ajudar na construção do pensamento matemático da criança.
A construção dos números naturais pela criança é a base para a ampliação do campos numéricos que a vida em sociedade exige.
Em nossa vida não existem somente Números Naturais, mas também outros conjuntos de números, tais como os Números Inteiros Racionais, Irracionais, Reais e Complexos
Desde a nossa infância somos apresentados a esses números e acabamos, de maneira intuitiva, aprendendo a lidar com eles e com suas operações: adição, subtração, multiplicação e divisão. o Conjunto dos Números Naturais é um conjunto infinito.
A sala de aula deve ser, um lugar especial, que promove os primeiros passos com relação à Matemática construindo conhecimento e formalizando experiências, que podem ser vividas dentro e fora desse lugar, até porque os alunos têm experiências fora da sala de aula e é necessário saber como lidar com elas.
Não se sabe, com exatidão, quando foram inventados ou criados as primeiras maneiras de registrar números. No entanto, o que se sabe é que povos muito antigos, antes mesmo de desenvolverem qualquer tipo de linguagem escrita, representavam, de alguma maneira, o resultado ou a ação de contagens.
A Matemática é um produto social e, sendo assim, está presente em nosso cotidiano, desde uma contagem, nos orçamentos ou nos gastos diários, como por exemplo, os índices que determinam a inflação e os juros em um determinado país.
A importância de se incorporar ao seu ensino objetos matemáticos básicos que servem de base e sustentação para toda a construção do conhecimento matemático, inserimos nesse contexto o Sistema de Numeração Decimal.
O objetivo é ajudar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem dessa disciplina nas séries iniciais, uma vez que os professores podem influenciar positivamente seus alunos ao mostrar a Matemática como uma disciplina interessante, a qual pode ser aprendida sem grandes dificuldades.
Os PCNs destacam que a Matemática está presente na vida de todas as pessoas em diversas situações, como por exemplo, quantificar, demonstrar e calcular e, desse modo, ela tem feito parte do cotidiano das pessoas enquanto criação humana, pois ela foi desenvolvida para dar respostas às necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos.
As operações de adição e subtração de números naturais são extremamente importantes para que os alunos tenham uma base sólida para evoluir seu conhecimento a outras operações, especialmente envolvendo outros conjuntos numéricos. A importância que os alunos vivenciem diversas experiências envolvendo tais tipos de ação.
É necessário que os professores ofereçam muitas oportunidades concretas para que os alunos comecem a expressar suas experiências na forma de linguagem matemática. a adição corresponde a dois tipos básicos de ação: juntar ou acrescentar e a subtração corresponde às ações de: retirar, comparar ou completar.
Quando trabalhamos com a ação de comparar, trabalhamos com a associação de objetos, de preferência os de fácil acesso para os alunos, e problematizamos situações envolvendo esses objetos para que eles consigam fazer as suas próprias associações entre os objetos. Também podemos contar histórias e utilizar algum material concreto para que alunos, ao manipulá-lo, observem que uma mesma quantidade pode ser arrumada de várias maneiras. Estas atividades levam às várias decomposição de um número.
Dessa maneira, ao irmos abstraindo os conceitos concretos aos poucos, estamos cumprindo muito mais do que as funções da escola, que é a transformação do conhecimento concreto em conhecimento abstrato.
A utilização de recursos tecnológicos tem um fator de motivação bem grande para os alunos. Além disso, ao preparar nossos alunos para o mundo do trabalho e para o cotidiano do cidadão, é indispensável torná-los aptos a utilizar estes recursos. No caso da calculadora, ela pode contribuir para que o aluno utilize a notação correta nas operações neste estágio inicial, além de permitir a conferência dos resultados obtidos por eles.
As operações de multiplicação e divisão de números naturais são extremamente importantes para que os alunos tenham uma base sólida para, a partir daí, estenderem seus conhecimentos a outros conceitos matemáticos. É a operação que tem por finalidade adicionar o primeiro número denominado multiplicando ou parcela, tantas vezes quantas são as unidades do segundo número denominado multiplicador.
No conjunto dos números naturais, a divisão não é fechada, pois nem sempre é possível dividir um número natural por outro número natural e na ocorrência disto a divisão não é exata.
A multiplicação funciona como uma forma simplificada de uma adição quando os números são repetidos.
A Geometria ensinada nas escolas se sustenta, de um modo geral, na Geometria Euclidiana. A Geometria escolar, baseada no modelo euclidiano, também passa a agregar conhecimentos tidos como universais e absolutos, como se pré-existissem às culturas dos professores estudantes.
O ensino da Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de um modo geral, estão vinculados a aplicação de fórmulas, a desenhos de Figuras Geométricas e a exploração de teoremas, constituindo-a como um conjunto de verdades eternas sem relações com a cultura dos estudantes.
As crianças manipulam muitos objetos geométricos e, posteriormente, centram sua atenção às Figuras Geométricas planas, vértices e que os compõem, mostrando o quanto a sequencia estipulada pela escola caminha na direção oposta da vida.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais recomendam que a escola proporcione às crianças o acesso a esse conhecimento, visando à compreensão e à interação das mesmas com o mundo em que vive.
A Geometria está presente em diferentes campos da vida humana, seja nas construções, nos elementos da natureza ou nos objetos que utilizamos.
Isso acontece, entre outros motivos, devido à convicção que muitos professores possuem acerca da importância das diferentes habilidades que esse conhecimento desenvolve nas crianças. Habilidades essas necessárias à formação geral do indivíduo, que o capacita para o exercício da cidadania.
A humanidade pressentiu a existência de outros números, além dos números inteiros. No cotidiano, existem inúmeras situações nas quais se empregam frações, como por exemplo, em mapas e plantas com o uso de escalas; razões e proporções empregadas na música, na medicina, na física, na culinária, entre outras. Na escola é muito importante trabalhar frações, e esse conteúdo tem muita importância dentro da aprendizagem escolar.
O ensino de frações nas séries iniciais é tão importante como o processo do ensino e aprendizagem de qualquer outro conteúdo matemático, na medida que se encontra presente e interconectado com outros conceitos dentro do campo conceitual multiplicativo.
Geralmente quando abordamos frações alunos apresentam dificuldades. Diante de nossa experiência, percebemos que atualmente as escolas públicas em geral vêm a cada dia exigindo menos dos alunos em relação aos cálculos com frações nas situações do cotidiano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário