terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

PROJETO – CIÊNCIAS 3º ANO - (2ª SÉRIE)

PROJETO: OS ALIMENTOS COMO FONTE DE VIDA.
OBJETIVO
Desenvolver hábitos mais saudáveis de alimentação, conscientizando os alunos acerca da importância de uma alimentação saudável para a vida dos seres humanos, os fazendo conhecer e classificar os alimentos de acordo com sua função (construtores, energéticos ou reguladores). Conhecer e compreender a origem dos alimentos de origem, vegetal, animal e mineral.
JUSTIFICATIVA
É muito importante que o aluno nessa etapa de vida escolar possa conhecer os tipos de nutrientes (açúcares, gorduras, proteínas, vitaminas, sais minerais e água) e suas principais fontes, reconhecendo com isso a importância das vitaminas indispensáveis ao organismo, suas funções e em que alimentos elas são encontradas.
FAIXA ETÁRIA
Este tipo de trabalho é voltado para alunos de 3º ano ( 2ª série), com idades em torno de seus 8 e 9 anos, sabendo-se que poderá haver idades mais elevadas entre 9 e 10.
MATERIAIS
ü    Cartolinas coloridas;
ü    Placas de E.V.A. coloridas;
ü    Cola e tesoura;
ü    Papéis coloridos;
ü    Sucata;
ü    Produtos variados para a mesa de alimentos;
ü    Caderno de aula;
ü    Textos de jornais e revistas + gravuras;
ü    Tabela de calorias dos alimentos;
ü    Hidrocor grosso e fino;
ü    Mural disponível;
PROCEDIMENTOS
ü    Pesquisas em livros, jornais e internet;
ü    Vivências;
ü    Trabalhos manuais enfocando os conteúdos;
ü    Discussões coletivas;
ü    Trabalhos individuais e em grupo;
ü    Confecção de murais.
ATIVIDADES
SENSIBILIZAÇÃO
Lançar o tema do projeto com base na discussão do assunto, levando os alunos a refletirem sobre o que foi lido, fazendo uma comparação entre as informações do livro e sua própria alimentação diária. Solicitar que no dia seguinte cada aluno leve para seu lanche individual alimentos saudáveis e, antes do horário do recreio, apresentem para os colegas aquilo que levaram. A turma avaliará, juntamente com o (a) professor (a), se a proposta foi cumprida por todos corretamente, comparando com o texto do livro. Como tarefa de casa, solicitar que cada aluno pesquise em livros, jornais ou internet, um texto e gravuras variadas que tratem sobre o assunto em estudo e apresentem em classe dentro do prazo a ser combinado.

O texto que cada aluno selecionou poderá ser aproveitado na aula de Língua Portuguesa. A professora poderá escolher alguns alunos que deverão contar para a turma aquilo que leram no texto pesquisado. Depois dessa atividade, a professora entregará uma ficha pautada, grande, a cada aluno da classe, para que todos possam marcar, destacando os dados principais da sua tarefa de casa.  Assim a professora dividirá a turma em grupo para construir um mural. De posse das figuras que pesquisaram, cada grupo receberá: cartolina cola tesoura, hidrocor grosso e fino e o que mais for conveniente para que usem a criatividade. E na seqüência, com o auxilio da professora devem organizar a colagem das figuras, as informações que serão escritas, etc... E montar o mural, que será exposto para a apreciação do restante da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário