O que significa ensinar histórias nos dias de hoje?
A discussão de que o ensino da história, bem como de outra disciplina, tem deixado em segundo plano na formação de alunos da Educação Infantil e de 1ª e 4ª série.
Será possível pensarmos no que a escola contribui de fato para o desenvolvimento de um propósito educativo quanto à formação de alunos críticos, autônomos, aptos a uma participação de cidadão na sociedade, através de um recorte, muitas vezes tão desatualizados sobre todos os conhecimentos já produzidos nesta área, nas últimas décadas.
As ações educativas nos segmentos da educação infantil de 1ª e 2ª ciclos do ensino fundamental devem estar organizadas de modo a permitir que os alunos sejam capazes de estabelecer relações entre o ambiente e o diferente modo de vida e que possam ler e compreender sua realidade posicionar-se, e fazer escolhas e agir criteriosamente (PCN e RCNEI).
Alunos
curiosos, alunos sabidos, desenvolvendo o espirito investigativo através do
estudo da história.
A proposta
é garantir oportunidades para que os alunos sejam capazes de interessar-se e demonstrar
sua curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções
para compreendê-lo assim manifestando opiniões próprias sobre conhecimento, buscando
também informações e confrontando ideias.
As crianças
desde muito pequenas, pensam a respeito de fatos observados, formulam hipóteses. Seus fenômenos criam teorias explicativas para
seu pensamento. Por isso é importante para
sua formação integral o encontro na escola desde cedo de um espaço de informação.
O trabalho
na sala de aula deve considerar que as crianças, podem criar uma enorme quantidade
de ideias.
O TEMPO PERGUNTA
PRO TEMPO. QUANTO TEMPO O TEMPO TEM?
OS TEMPOS
NA HISTÓRIA, RELAÇÕES E COMPARAÇÕES ENTRE O PRESENTE E PASSADO.
Quanto tempo
o tempo tem? Será que hoje busca aos alunos
conhecer a datas e relacioná-las com os fatos e histórias?
Segundo os
Picuns de história, numa visão tradicional o “conceito de tempo histórico pode
estar limitado ao estudo do tempo cronológico (calendários e datas), assim
repercutindo uma compreensão dos acontecimentos como sendo pontuais”.
O tempo pode
ser aprendido a partir de vivências pessoais pela instituição, como no caso o tempo
biológico (crescimento, envelhecimento) e do tempo psicológico interno dos indivíduos
(ideias de sessões de mudanças).
O trabalho
feito com a construção do conceito de tempo deve ser referencial, ele poderá ser
diferente, e por isso a atividade deve ser variada e envolvendo diferentes perspectivas.
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