terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

AS MIL E UMA HISTÓRIAS: O QUE SIGNIFICA ENSINAR HISTÓRIA NOS DIAS DE HOJE

O que significa ensinar histórias nos dias de hoje?
A discussão de que o ensino da história, bem como de outra disciplina, tem deixado em segundo plano na formação de alunos da Educação Infantil e de 1ª e 4ª série.
Será possível pensarmos no que a escola contribui de fato para o desenvolvimento de um propósito educativo quanto à formação de alunos críticos, autônomos, aptos a uma participação de cidadão na sociedade, através de um recorte, muitas vezes tão desatualizados sobre todos os conhecimentos já produzidos nesta área, nas últimas décadas.
As ações educativas nos segmentos da educação infantil de 1ª e 2ª ciclos do ensino fundamental devem estar organizadas de modo a permitir que os alunos sejam capazes de estabelecer relações entre o ambiente e o diferente modo de vida e que possam ler e compreender sua realidade posicionar-se, e fazer escolhas e agir criteriosamente (PCN e RCNEI).
 Alunos curiosos, alunos sabidos, desenvolvendo o espirito investigativo através do estudo da história.
A proposta é garantir oportunidades para que os alunos sejam capazes de interessar-se e demonstrar sua curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo assim manifestando opiniões próprias sobre conhecimento, buscando também informações e confrontando ideias.
As crianças desde muito pequenas, pensam a respeito de fatos observados, formulam hipóteses.  Seus fenômenos criam teorias explicativas para seu pensamento.  Por isso é importante para sua formação integral o encontro na escola desde cedo de um espaço de informação.
O trabalho na sala de aula deve considerar que as crianças, podem criar uma enorme quantidade de ideias.
O TEMPO PERGUNTA PRO TEMPO.  QUANTO TEMPO O TEMPO TEM?
OS TEMPOS NA HISTÓRIA, RELAÇÕES E COMPARAÇÕES ENTRE O PRESENTE E PASSADO.
Quanto tempo o tempo tem?  Será que hoje busca aos alunos conhecer a datas e relacioná-las com os fatos e histórias?
Segundo os Picuns de história, numa visão tradicional o “conceito de tempo histórico pode estar limitado ao estudo do tempo cronológico (calendários e datas), assim repercutindo uma compreensão dos acontecimentos como sendo pontuais”.
O tempo pode ser aprendido a partir de vivências pessoais pela instituição, como no caso o tempo biológico (crescimento, envelhecimento) e do tempo psicológico interno dos indivíduos (ideias de sessões de mudanças).

O trabalho feito com a construção do conceito de tempo deve ser referencial, ele poderá ser diferente, e por isso a atividade deve ser variada e envolvendo diferentes perspectivas.

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