Aprender Ciências: Um Mundo de Materiais
Maria E. Caixeta Lima, Orlando G. Aguiar Jr. e Selma A. Moura
O livro contém textos, atividades práticas e exercícios relacionados ao estudo de materiais, às transformações dos alimentos e ao lixo nosso de cada dia. O aluno é levado a retardar o amadurecimento de frutos, controlarem processos corrosivos, construir um biodigestor, testar o efeito de conservantes no crescimento de micro-organismos, etc. A obra parte do princípio de que, quando o aluno transfere os conhecimentos adquiridos para suas ações no cotidiano, ele muda de atitude, valorizando o ambiente em que vive e preservando a natureza.
Este livro é um produto de atividades inovadoras dos autores, que procuram ligar o conteúdo de ciências as questões já conhecidas pelos alunos.
Abordar a Ciência como empreendimento social pode se dar pelo estabelecimento de conexões entre Ciência, tecnologia e sociedade. O termo tecnologia é altamente polissêmico: pode ser compreendido como aplicação da Ciência; artefatos; processos e dispositivos humanos para a produção de artefatos; processos ou práticas humanas em que os artefatos são usados; domínio de uma técnica moderna; campo de trabalho e campo de estudo Desse modo, há uma relação íntima e permanente entre a abordagem da Ciência e os modos de vida da sociedade nos seus diferentes tempos e lugares. Podemos pensar, por exemplo, nos novos e velhos materiais, suas propriedades, origens e usos pela humanidade.
Aprender Ciências pressupõe conhecer, também, alguns processos de trabalho (a arte de se aproximar da produção do conhecimento científico), leis e princípios que regulam certos fenômenos, modelos explicativos da realidade, ferramentas de trabalho (instrumentos de trabalho) etc.
Para atingir essa meta, a Ciência precisa ser caracterizada como uma atividade humana, histórica e socialmente construída. E, também, como prática cultural, na medida em que busca construir explicações confiáveis sobre o mundo, a partir de procedimentos próprios, da argumentação, do debate e da divulgação de idéias.
Em síntese o livro contém algumas idéias estruturadoras do pensamento que é sem dúvida uma tarefa muito importante, de modo que orienta caminhos, focaliza atenções e organiza nosso trabalho docente. Mas isso é pouco, pois ensinar Ciências é mais que ensinar conceitos, leis, teorias, modelos e princípios. Os autores envolvem, também, procedimentos da ordem do saber fazer, atitudes da ordem do saber ser e do conviver em cooperação, com tolerância, responsabilidade e solidariedade social. Envolvendo ainda uma necessária compreensão de como a Ciência é produzida, a quem ela tem servido e de porque ela tem sido tão valorizada em nossa sociedade ano após ano.
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