ÍNDICE
ANTA
BICHO PREGUIÇA
CHIMPANZÉ
DRAGÃO DE KOMODO
ELEFANTE
FOCA
GAVIÃO REAL
HIPOPÓTAMO
IGUANA
JAGUATIRICA
WIKI
LEÃO
MICO-LEÃO-DOURADO
NAJA
ONÇA PINTADA
PINGUIM
QUATI
RAPOSA
SAPO
TIGRE
URSO
VEADO
ZEBRA
AS ANTAS SÃO ANIMAIS FORTES.
OS PÉS TRASEIROS TÊM TRÊS DEDOS E OS DIANTEIROS TÊM UM ADICIONAL, MUITO REDUZIDO. AS ANTAS POSSUEM UMA TROMBA FLEXÍVEL, PREÊNSIL E COBERTA POR PELOS SENSÍVEIS A CHEIRO E A UMIDADE.
COMEM FRUTOS, FOLHAS, CAULES, BROTOS, PEQUENOS RAMOS, GRAMA, PLANTAS AQUÁTICAS, CASCAS DE ÁRVORES, ORGANISMOS AQUÁTICOS E PASTAM INCLUSIVE SOBRE PLANTAÇÕES DE CANA, MELÃO, CACAU, ARROZ E MILHO.
DURANTE O ACASALAMENTO, OS MACHOS ATRAEM AS FÊMEAS COM ASSOBIOS ESTRIDENTES. A CÓPULA PODE OCORRER TANTO DENTRO QUANTO FORA DA ÁGUA. O CASAL SE SEPARA APÓS ISSO.
RARAMENTE NASCE MAIS DE UM FILHOTE; ESTE POSSUI UMA COLORAÇÃO DIFERENTE DOS ADULTOS: SÃO RAJADOS DE MARROM E BRANCO. ELE É AMAMENTADO ATÉ QUANDO A MÃE ESTIVER LACTANDO. EM UM ANO E MEIO JÁ ESTÁ CRESCIDO E COM A APARÊNCIA DOS ADULTOS.
DURANTE O DIA, A ANTA FICA ESCONDIDA NA FLORESTA. À NOITE, DEIXA O ESCONDERIJO PARA PASTAR. SUAS PEGADAS, DIFÍCEIS DE SEREM CONFUNDIDAS, PODEM SER VISTAS LOGO AO AMANHECER NAS TRILHAS ABERTAS NA FLORESTA, NAS MARGENS DOS RIOS E ATÉ NO FUNDO DAS LAGOAS.
A ANTA TOMA BANHOS FREQÜENTES DE LAMA E DE ÁGUA PARA SE LIVRAR DE PARASITAS COMO CARRAPATOS, MOSCAS, ETC. POR ISSO É ENCONTRADA PRÓXIMA A RIOS E FLORESTAS ÚMIDAS.
ANIMAIS DE HÁBITOS SOLITÁRIOS, SÃO ENCONTRADOS ACOMPANHADOS APENAS DURANTE A ÉPOCA DE ACASALAMENTO OU DURANTE A AMAMENTAÇÃO. OS MACHOS URINAM REGULARMENTE NOS MESMOS LOCAIS, TALVEZ PARA MOSTRAR AOS OUTROS INDIVÍDUOS DA MESMA ESPÉCIE SUA PRESENÇA NO LOCAL. A ANTA POSSUI GLÂNDULAS FACIAIS USADAS PARA DEIXAR RASTRO DE CHEIRO.
ENTRE OS PREDADORES DA ANTA ESTÃO O HOMEM, SUCURIS E A ONÇA. QUANDO SURPREENDIDA OU AMEAÇADA, ELA MERGULHA NA ÁGUA OU SE ESCONDE ENTRE ARBUSTOS FECHADOS. É CAPAZ DE GALOPAR, DERRUBANDO PEQUENAS ÁRVORES E ARBUSTOS, FAZENDO MUITO BARULHO, ALÉM DE NADAR E ESCALAR TERRENOS ÍNGREMES MUITO BEM.
ENTRE AS VOCALIZAÇÕES EMITIDAS PELA ANTA, INCLUEM-SE O GUINCHO ESTRIDENTE, USADO PARA DEMONSTRAR MEDO, DOR E APAZIGUAMENTO; O ESTALIDO QUE PODE SER USADO PARA IDENTIFICAR INDIVÍDUOS DA MESMA ESPÉCIE E O BUFO QUE SIGNIFICA AGRESSÃO.
FICHA
COMPRIMENTO:ATÉ 2,20 M (FÊMEAS); 2,00 M (MACHO)
ALTURA: ATÉ 1,10 M
PESO: ATÉ 250 KG
GESTAÇÃO: DE 335 A 439 DIAS
NÚMERO DE FILHOTES: 1
HÁBITO ALIMENTAR: NOTURNO E CREPUSCULAR
ALIMENTAÇÃO: FRUTOS, BROTOS, FOLHAS, GRAMA,
PLANTAS AQUÁTICAS, CASCAS DE ÁRVORE
TAPIRUS TERRESTRIS.
NOME EM INGLÊS: "TAPIR".
ORDEM: PERISSODACTYLA.
FAMÍLIA: TAPIRIDAE.
HABITAT:FLORESTAS TROPICAIS, PANTRETAL E CERRADO.
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA:COLÔMBIA, VENEZUELA, BRASIL E NORTE DA ARGENTINA.
CARACTERÍSTICAS:PODE ATINGIR ATÉ 2 M DE COMPRIMENTO POR 1 M DE ALTURA.QUANDO ADULTO PODE PESAR ATÉ 300 QUILOGRAMAS. POSSUI UMA PEQUENA TROMBA MÓVEL NA PONTA DO FOCINHO E UMA CAUDA CURTA, ALÉM DE 04 UNHAS NAS PATAS DIANTEIRAS E 03 NAS TRASEIRAS.O JOVEM APRESENTA LISTRAS E MANCHAS CLARAS E COLORAÇÃO PARDA AVERMELHADA.À MEDIDA QUE ENVELHECE, SUA COLORAÇÃO VAI FICANDO MARROM ESCURA E UNIFORME PELO CORPO.
GESTAÇÃO:DURA CERCA DE 400 DIAS.
NÚMERO DE FILHOTES: 01.
ALIMENTAÇÃO: BROTOS DE PLANTAS, FOLHAS E RAMOS.
CURIOSIDADES:PODE VIVER ATÉ 35 ANOS. POSSUI HÁBITOS NOTURNOS.
É O MAIOR MAMÍFERO BRASILEIRO.
A VISÃO: É FRACA, MAS A AUDIÇÃO E O OLFATO SÃO MUITO APURADOS.
SEUS MEIOS DE PERCEPÇÃO, BASEIAM-SE EM ODORES E SINAIS ACÚSTICOS.
ALERTA: SUA POPULAÇÃO ESTÁ AOS POUCOS DIMINUINDO, DEVIDO À CAÇA PREDATÓRIA E À DESTRUIÇÃO DE SEU AMBIENTE NATURAL.
PARECE UM MACACO, MUITO PELUDO E SEMPRE PENDURADO NAS ÁRVORES, MAS É MUITO PARADO PARA SER UM MACACO. LEVA A VIDA EM CÂMERA LENTA, O DANADO DO BICHO-PREGUIÇA. A PREGUIÇA É UM MAMÍFERO SEM DENTES QUE VIVE PENDURADO NAS ÁRVORES BRASILEIRAS. ELAS TÊM UM ROSTO PEQUENO E PARECEM QUE ESTÃO SEMPRE SORRINDO. AS PREGUIÇAS SÓ COMEM UMA COISA: FOLHAS DE EMBAÚBA, UMA ÁRVORE QUE POR ISSO FICOU CONHECIDA COMO ÁRVORE-DA-PREGUIÇA. ESSES BICHOS SÃO ASSIM PREGUIÇOSOS POR CAUSA DO CALOR. COMO ELES TÊM O CORPO COBERTO DE PELOS GROSSOS, NÃO PODEM SE AGITAR MUITO PORQUE SENÃO SUAM PARA VALER. NÃO EXISTE APENAS UM TIPO DE PREGUIÇA. ALGUMAS SÃO ACINZENTADAS E TÊM TRÊS DEDOS COMO OS DA ESPÉCIE BRADYPUUS TRIDACTYLUS. AS PREGUIÇAS DA ESPÉCIE CHOLOEPUS DIDACTYLUS TÊM APENAS DOIS DEDOS. UMA OUTRA ESPÉCIE, BRADYPUUS TORQUATUS, CONHECIDA COMO BICHO-PREGUIÇA-DE-COLEIRA, TEM PELAGEM AMARELADA E FAIXAS NEGRAS NA NUCA. A PREGUIÇA-DE-COLEIRA ESTÁ AMEAÇADA DE EXTINÇÃO.O BICHO-PREGUIÇA É UM ANIMAL BEM COMUM NO BRASIL. SERÁ POR ISSO QUE O BRASILEIRO TEM FAMA DE PREGUIÇOSO? ACHO QUE SE PENSARMOS BEM, NÃO EXISTE NENHUM BRASILEIRO TÃO PARADÃO QUANTO UM BICHO-PREGUIÇA...
NO BICHO-PREGUIÇA, CUJO NOME CIENTÍFICO É BRADYPUS VARIEGATUS, TEM COMO ESTRATÉGIA DE SOBREVIVÊNCIA OS MOVIMENTOS LENTOS E SILENCIOSOS E A PELAGEM QUE SE CONFUNDE COM AS ÁRVORES, DESVIANDO A ATENÇÃO DOS PREDADORES NATURAIS. NATURAL DA MATA ATLÂNTICA E DA AMAZÔNIA, O PREGUIÇA PODE SER ENCONTRADO TAMBÉM EM OUTROS PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL E DA AMÉRICA CENTRAL. EMBORA AINDA NÃO SEJA CONSIDERADO UM ANIMAL EM EXTINÇÃO, JÁ ESTÁ DESAPARECENDO DE DIVERSAS REGIÕES ONDE ERA COMUM - COMO NO NORDESTE BRASILEIRO.
ENTRE AS ESPÉCIES AMEAÇADAS ESTÃO O BICHO-PREGUIÇA COMUM E O DE COLEIRA, ENCONTRADOS NO SUL DA BAHIA. O DESMATAMENTO É A PRINCIPAL CAUSA DO DESAPARECIMENTO DESSAS DUAS ESPÉCIES, QUE PASSAM QUASE TODO O TEMPO DE SEUS 50 ANOS DE VIDA (EM MÉDIA) EM CIMA DAS ÁRVORES, ONDE SE ALIMENTAM DE 22 ESPÉCIES DIFERENTES DE VEGETAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA E DORMEM CERCA DE 14 HORAS DIÁRIAS. VÍTIMAS TAMBÉM DAS QUEIMADAS, AS PREGUIÇAS COSTUMAM FUGIR PARA ÁREAS PRÓXIMAS ÀS CIDADES, TORNANDO-SE UMA PRESA FÁCIL PARA CAÇADORES ILEGAIS.
ANIMAIS DE HÁBITOS SOLITÁRIOS, OS MACHOS E AS FÊMEAS SÓ SE ENCONTRAM PARA ACASALAR. A GESTAÇÃO DURA DE SEIS A OITO MESES, NASCENDO APENAS UM FILHOTE, ENTRE OS MESES DE AGOSTO E SETEMBRO. QUANDO ADULTO, UM BICHO PREGUIÇA PODE PESAR ATÉ CINCO QUILOS E MEDIR 59 CENTÍMETROS DA PONTA DO NARIZ A PONTA DA CAUDA. O FILHOTE MAMA DURANTE UM MÊS, PERMANECENDO COM A MÃE ATÉ OS CINCO MESES, PARA APRENDER A SE LOCOMOVER E SE ALIMENTAR SOZINHO. ATUALMENTE, O HOMEM É SEU PRINCIPAL PREDADOR, JÁ QUE OS PREDADORES NATURAIS, AVES DE RAPINA E GRANDES FELINOS, ESTÃO EM EXTINÇÃO.
NA NATUREZA EXISTE DOIS TIPOS DE CHIMPANZÉS. UM É O PAN TROGLODYTHES , O MAIS COMUM. O OUTRO É O PAN PANISCUS, CHAMADO DE BONOBO.
A POLÊMICA AINDA ESTA NA CLASSIFICAÇÃO DO BONOBO, SERÁ ELE UMA RAÇA DE CHIMPANZÉ OU UMA OUTRA ESPÉCIE DO SUBGÊNERO PAN? ALGUNS CIENTISTAS CONSIDERAM-NO UMA NOVA ESPÉCIE, OUTROS COMO UM CHIMPANZÉ PIGMEU.TANTO O BONOBO COMO O CHIMPANZÉ POSSUEM ESTATURA BAIXA, UM 1,1 METRO PARA O BONOBO E 1,55 METROS PARA O CHIMPANZÉ. ANDAM CURVADOS E SOBEM FREQÜENTEMENTE EM ÁRVORES ATRÁS DE FRUTAS, PORÉM, TAMBÉM, COMEM CARNE
COMPORTAMENTO
BONOBOS E CHIMPANZÉS POSSUEM UM MODO DE VIVER MUITO SEMELHANTE COMO O NOMADISMO E A PRESENÇA DE MACHOS DOMINANTES. PORÉM APRESENTAM GRITANTES DIFERENÇAS: NA SOCIEDADE DOS CHIMPANZÉS PARECE PREVALECER MAIS O AUTORITARISMO DO MACHO DOMINANTE. NO ENTANTO, DENTRO DO PRÓPRIO GRUPO EXISTE OS "GOLPES DE ESTADO", CONSTANTEMENTE UM CHIMPANZÉ JOVEM UNE-SE COM OUTROS PARA MATAR O MACHO DOMINANTE (O PRÓPRIO PAI, CASO O GRUPO FOR PEQUENO) E ASSIM ASSUMIR O PODER. É COMUM VER O MACHO DOMINANTE CAIR EM CILADAS E SER MORTO. O CHIMPANZÉ, DENTRE TODOS OS GRANDES PRIMATAS, É O ÚNICO, ALÉM DO HOMEM, É CLARO, À APRESENTAR TAL COMPORTAMENTO: MATAR O PRÓPRIO SEMELHANTE POR CAUSA DO PODER.OUTRO COMPORTAMENTO TÍPICO DE HOMENS E CHIMPANZÉS É O TRATAMENTO DADO AS FÊMEAS. ENQUANTO NOS OUTROS GRANDES PRIMATAS A FÊMEA E PROTEGIDA E CORTEJADA, NOS CHIMPANZÉS E EM ALGUMAS SOCIEDADES HUMANAS, ELA É REPRIMIDA E ESPANCADA.
JÁ NOS BONOBOS REINA A LEALDADE AO LÍDER, O RESPEITO AS FÊMEAS E ATÉ UM POUCO DE DEMOCRACIA (O MACHO DOMINANTE É ESCOLHIDO PELO GRUPO DE FÊMEAS, E NEM SEMPRE AS DECISÕES SÃO TOMADAS UNILATERALMENTE PELO LÍDER.). AS RELAÇÕES ENTRE AS FÊMEAS, TANTO DE BONOBOS COMO AS DE CHIMPANZÉS, SÃO BEM AMISTOSAS. É COMUM OBSERVAR QUE ALGUMAS FÊMEAS CUIDAM POR UM CERTO MOMENTO DE FILHOTES DE OUTRAS, TAL COMO O COMPORTAMENTO HUMANO
INTELIGÊNCIA
O PRIMEIRO CIENTISTA A SE PREOCUPAR COM A INTELIGÊNCIA DOS CHIMPANZÉS FOI O PROFESSOR WOFGANG KÖHLER , ELE FEZ EXPERIÊNCIAS TESTANDO A INTELIGÊNCIA DO SÍMIO.
UMA EXPERIÊNCIA DE KÖHLER COMPROVOU O PODER DE MEMÓRIA DO CHIMPANZÉ. NA EXPERIÊNCIA O PROFESSOR CAVOU UM BURACO NA TERRA E DENTRO DESTE COLOCOU BANANAS, TUDO FOI OBSERVADO POR UM JOVEM CHIMPANZÉ QUE DEPOIS FOI PRESO, LONGE DO LOCAL, POR 16 HORAS. NESSE PERÍODO O PROFESSOR PREPAROU O TERRENO PARA QUE NÃO FICASSE VESTÍGIOS QUE O LOCAL FOI CAVADO. QUANDO O SÍMIO FOI COLOCADO NO TERRENO RAPIDAMENTE FOI AO LOCAL CAVAR E PEGAR AS BANANAS.
OUTRA EXPERIÊNCIA COMPROVOU O RACIOCÍNIO DE ETAPAS. FRUTAS FORAM COLOCADAS FORA DO ALCANCE DO ANIMAL ENGAIOLADO QUE SEM DEMORAS OLHOU EM VOLTA ATÉ ACHAR UMA VARETA COM A QUAL PUXOU O ALIMENTO. PARA DIFICULTAR, O PROFESSOR KÖHLER REPETIU O EXPERIMENTO, SÓ QUE AGORA NÃO COLOCOU VARETAS DENTRO DA JAULA E SIM UM TRONCO DE ÁRVORE CHEIA DE GALHOS. O OBJETIVO ERA VER SE O ANIMAL CONSEGUIA ENXERGAR OS GALHOS COMO VARETAS EM POTENCIAL. O RESULTADO FOI PERCEPTIVO: APÓS PROCURAR POR UM GRAVETO SEPARADO E NÃO ACHA-LO O ANIMAL FICOU OLHANDO O TRONCO ATÉ ACHAR A SOLUÇÃO. O TEMPO PARA RESOLUÇÃO DO PROBLEMA FOI DE ACORDO COM O CHIMPANZÉ, ALGUNS DEMORAVAM UMA HORA E OUTROS MENOS DE UM MINUTO.
TAMBÉM, NO ESTADO NATURAL, SEM INTERFERÊNCIA HUMANA, JÁ FOI OBSERVADO CHIMPANZÉS UTILIZANDO VARAS PARA MEDIR PROFUNDIDADE DE RIOS, GRAVETOS PARA ATIÇAR UM FORMIGUEIRO, PEDRAS PARA QUEBRAR NOZES E ETC.
APÓS AS EXPERIÊNCIAS DE KÖHLER, OUTROS CHIMPANZÉS FORAM ESTIMULADOS A DESENVOLVER A CAPACIDADE MENTAL. ALGUNS APRENDERAM A LINGUAGEM DOS SURDOS E MUDOS E A PARTI DAÍ COMUNICARAM-SE COM OS SERES HUMANOS.
RECENTEMENTE O UM BONOBO CHAMADO KANZI, DE 23 ANOS, FOI CRIADO PARA SE COMUNICAR. DOMINA A LINGUAGEM DOS SURDOS E MUDOS E É CAPAZ DE USAR O TECLADO DE UM COMPUTADOR PARA ESCREVER SOBRE SUAS VONTADES E O QUE PENSA.
É CLARO QUE OS ASSUNTOS DE INTERESSE DE KANZI SÃO SOBRE COMIDA E BRINCADEIRAS, ASSIM COMO UMA CRIANÇA, NO ENTANTO É CAPAZ DE ENTENDER CONCEITOS ABSTRATOS COMO CASA, LUTA, SIM, NÃO E ETC.
A POUCO TEMPO KANZI COMEÇOU A EMITIR SONS PARA ESPECIFICAR PEDIDOS, GERALMENTE PEDIA BANANA, UVA E SUCO. HAVIA TAMBÉM OUTROS SONS QUE CORRESPONDIA A SIM E NÃO. ISSO SERIA UM SINAL QUE ESTARIA DESENVOLVENDO UMA LINGUAGEM?
PREDAÇÃO HUMANA
SEM DÚVIDA O CHIMPANZÉ É O PRIMATA, DEPOIS DO HOMEM, MAIS ESTUDADO E MAIS ESCRAVIZADA. CONSTANTEMENTE VEMOS ESSE ANIMAL EM CIRCOS E PROGRAMAS DE TV, COM UM ÚNICO OBJETIVO: ENCHER O BOLSO DE EMPRESÁRIOS SEM ESCRÚPULOS QUE NÃO FAZEM NADA PARA A PRESERVAÇÃO DA ESPÉCIE AMEAÇADA DE EXTINÇÃO.
ESTIPULA-SE QUE EXISTA CERCA DE 200.000 CHIMPANZÉS E BONOBOS NO MUNDO. ESSA POPULAÇÃO NÃO É O SUFICIENTE PARA RESISTIR AS AGRESSÕES DO HOMO SAPIENS: A CARNE DE CHIMPANZÉ É MUITO APRECIADA NA ÁFRICA, MUITOS DESSES ANIMAIS SÃO MORTOS OU VENDIDOS VIVOS PARA CENTROS DE PESQUISA NA EUROPA E NOS ESTADOS UNIDOS E SEU TERRITÓRIO NATURAL A CADA ANO ESTA SENDO INVADIDO PELA OCUPAÇÃO HUMANA.
A ONU CALCULOU QUE, SE O RITMO DE DESTRUIÇÃO DO HABITAT E DA PREDAÇÃO CONTINUAR, O CHIMPANZÉ ESTARÁ COMPLETAMENTE EXTINTO POR VOLTA DO ANO DE 2025, RESTANDO APENAS AQUELES CRIADOS EM CATIVEIRO PARA SEREM USADOS EM CIRCOS E LABORATÓRIOS DE PESQUISAS.
CARACTERÍSTICAS
CHIMPANZÉ
NOME COMUM: CHIMPANZÉ COMUM
NOME CIENTÍFICO: PAN TROGLODYTES
CLASSIFICAÇÃO E CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
CLASSE: MAMÍFEROS
ORDEM: PRIMATAS
SUBORDEM: ANTROPOIDEA
INFRAORDEM: CATARRHINI
SUPERFAMÍLIA: HOMINOIDEA
FAMÍLIA: PONGIDAE
SUBFAMÍLIA: PONGINAE
GÉNERO: PAN
ESPÉCIE: PAN TROGLODYTES
DATA DA SUA DESCOBERTA: SÉC. XVII
DISTRIBUIÇÃO: OCIDENTE E CENTRO DE ÁFRICA, NORTE DO RIO ZAIRE, DO SENEGAL À TANZÂNIA.
HABITAT: FLORESTA HÚMIDAS PRODUTORAS DE FRUTOS. DESDE O NÍVEL DO MAR ATÉ OS 2000 M
DIMENSÕES: MACHO 77-92 CM; FÊMEA: 70-85 CM
PESO: MACHO: 40 KG; FÊMEA: 30 KG (EM LIBERDADE)
PELAGEM: PREDOMINANTEMENTE PRETA, FREQUENTEMENTE CINZENTA NO DORSO DEPOIS DOS 20 ANOS. PELE DA FACE VARIÁVEL DE ROSA A CASTANHO, ESCURECENDO COM A IDADE
PROPORÇÃO ENTRE OS MEMBROS: TAMANHO EQUIVALENTE
FÓRMULA DENTÁRIA: 2123/2123
REPRODUÇÃO: VIVÍPARA
NÚMERO DE CRIAS: 1, GÉMEOS RAROS
GESTAÇÃO: 230-240 DIAS.
RATIO REPRODUTIVO: BAIXO, 1 CRIA DE 4 EM 4 ANOS (MÉDIA).
LONGEVIDADE: 40 A 45 ANOS.
LOCOMOÇÃO: SALTADORES ARBORÍCOLAS, QUADRÚPEDES TERRESTRES.
TIPO DE ATIVIDADE: DIURNA.
REGIME ALIMENTAR: FRUTAS, CERCA DE 5% DE INSECTOS E PEQUENOS MAMÍFEROS.
ORGANIZAÇÃO SOCIAL: POLIGÍNICA, SOCIEDADES DE FUSÃO-CISÃO.
DIMORFISMO SEXUAL: EXISTE, MAS POUCO ACENTUADO QUER AO NÍVEL DOS CANINOS QUER AO NÍVEL GLOBAL DO ESQUELETO
MODO DE ASSOCIAÇÃO: GRUPOS MULTI-MACHO, MULTI
CARACTERÍSTICAS
ORDEM: PRIMATES
FAMÍLIA: PONGIDAE
NOME POPULAR: CHIMPANZÉ
NOME EM INGLÊS: CHIMPANZEE
NOME CIENTÍFICO: PAN TROGLODYTES
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA: REGIÃO CENTRAL DA ÁFRICA
HABITAT: FLORESTAS E MATAS SECAS DE SAVANA, E NAS FLORESTAS TROPICAIS DE ÁREAS BAIXAS ATÉ ÁREAS MONTANHOSAS.
HÁBITOS ALIMENTARES: ONÍVORO
REPRODUÇÃO: GESTAÇÃO DE 230 DIAS
PERÍODO DE VIDA: APROXIMADAMENTE 60 ANOS
O CHIMPANZÉ (PAN TROGLODYTES) É UM PRIMATA QUE FAZ PARTE DA MESMA FAMÍLIA QUE OS HUMANOS, A FAMÍLIA HOMINIDAE, POSSUINDO UMA SEMELHANÇA GENÉTICA DE MAIS DE 99%. PODEM ATINGIR ATÉ 1 METRO DE ALTURA E PESAR ATÉ 100 KG, DE ACORDO COM SEU SEXO. SÃO ANIMAIS DE COLORAÇÃO PRETA, TORNANDO-SE ACINZENTADA EM ANIMAIS MAIS VELHOS.
NA NATUREZA, OS CHIMPANZÉS VIVEM EM GRUPOS QUE PODEM VARIAR DE 5 ATÉ MAIS DE 100 INDIVÍDUOS. NO ENTANTO, AS FÊMEAS POSSUEM HÁBITOS MAIS SOLITÁRIOS, PASSANDO A MAIOR PARTE DO TEMPO SOZINHAS. NESTES GRUPOS OS MACHOS SÃO DOMINANTES SOBRE AS FÊMEAS E OS MACHOS MAIS JOVENS.
SÃO ANIMAIS DE HÁBITOS DIURNOS, TERRESTRES E ARBORÍCOLAS. COSTUMAM SE LOCOMOVER PELO CHÃO, MAS PREFEREM SE ALIMENTAR SOBRE AS ÁRVORES, DURANTE O DIA. ESTES SÃO PRIMATAS QUADRÚPEDES, OU SEJA, LOCOMOVEM-SE UTILIZANDO OS PÉS E AS MÃOS, SIMULTANEAMENTE, PARA ANDAR E CORRER, ALÉM DE SEREM CAPAZES DE ESCALAR, PULAR E FICAREM SUSPENSOS. ALÉM DISSO, OCASIONALMENTE, PODEM SE LOCOMOVER DE FORMA BÍPEDE, COMO OS HUMANOS.GEOGRAFICAMENTE ESTÃO DISTRIBUÍDOS NAS FLORESTAS E MATAS SECAS DE SAVANA, E NAS FLORESTAS TROPICAIS DE ÁREAS BAIXAS ATÉ ÁREAS MONTANHOSAS, SUPERIORES À 3000 METROS DE ALTITUDE, NA REGIÃO CENTRAL DO CONTINENTE AFRICANO.
OS CHIMPANZÉS POSSUEM UMA ALIMENTAÇÃO BEM VARIADA, SENDO AS FRUTAS O PRINCIPAL ALIMENTO DE SUA DIETA, MAS TAMBÉM CONSOMEM MUITAS FOLHAS, FLORES, SEMENTES E, AINDA, PEQUENOS ANIMAIS, COMO ALGUNS PÁSSAROS, FORMIGAS, CUPINS, VESPAS E ALGUMAS LARVAS.
ESTES ANIMAIS, APARENTEMENTE, POSSUEM CULTURAS DIFERENTES, DEPENDENDO DA REGIÃO EM QUE VIVEM, ASSIM COMO OS HUMANOS, E SÃO CAPAZES DE ENSINÁ-LAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA. ENTRE TAIS ENSINAMENTOS ESTÃO, POR EXEMPLO, TÉCNICAS PARA EXTRAIR CUPINS DE SEUS CUPINZEIROS, UTILIZANDO-SE DE GRAVETOS; UTILIZAÇÃO DE PEDRAS PARA QUEBRAREM SEMENTES E FRUTOS DUROS; E OUTROS TIPOS DE FERRAMENTAS ADAPTADAS, USADAS INCLUSIVE PARA CAÇAR ALGUNS PEQUENOS MAMÍFEROS.
MACHOS DESSA ESPÉCIE PODEM SE UNIR PARA MANTER A LIDERANÇA SOBRE O GRUPO, OU ROUBAR A POSIÇÃO DO LÍDER. PARA INTIMIDAR OS RIVAIS, ELES SE DEMONSTRAM AGRESSIVOS, COM VOCALIZAÇÕES ALTAS, AGITAÇÕES DE GALHOS E ATÉ MESMO O ATAQUE.
OS CHIMPANZÉS MACHOS PODEM FAZER PARES COM FÊMEAS, MAS A PROMISCUIDADE É COMUM NA ESPÉCIE. HÁ CASOS EM QUE A FÊMEA COPULOU 50 VEZES COM 14 MACHOS DIFERENTES EM UM SÓ DIA. ESTES ANIMAIS TEM ORGASMOS E VOCALIZAÇÕES ESPECÍFICAS DE CÓPULA. NA VERDADE, SÃO CONHECIDOS 34 TIPOS DIFERENTES DE VOCALIZAÇÕES NESTA ESPÉCIE.
DRAGÃO DE KOMODO
DRAGÃO DE KOMODO
FILO: CHORDATA
CLASSE: REPTILIA
ORDEM: SQUAMATA
SUBORDEM: SAURIA
FAMÍLIA: VARANIDA E CARACTERÍSTICAS
COMPRIMENTO: ATÉ 3,5 M
PESO: ATÉ 110 KG
COR: CINZENTA E MARROM
GULOSO E CARNÍVORO, COMO ALGUNS OUTROS MEMBROS DA FAMÍLIA DOS LAGARTOS GIGANTES, O DRAGÃO DE KOMODO EXISTE HÁ CENTENAS DE SÉCULOS. JÁ VIVIA NA TERRA MUITO ANTES DO APARECIMENTO DO HOMEM.ENCONTRADO NA ILHA DE KOMODO, NA INDONÉSIA, E EM ALGUMAS ILHAS CIRCUNVIZINHAS, ELE É O MAIOR DE TODOS OS LAGARTOS ATUAIS GULOSO E CARNÍVORO, COMO VEADOS, MACACOS, CABRAS E PORCOS SELVAGENS. TAMBÉM GOSTA MUITO DE CARNIÇA E É CAPAZ DE DAR CONTA DE UMA CARCAÇA INTEIRA DE BÚFALO. MAS O DRAGÃO-DE-KOMODO TAMBÉM COME ANIMAIS VIVOS. DERRUBA A VÍTIMA COM SUA FORTE CAUDA E CORTA-A EM PEDAÇOS COM OS DENTES. COSTUMA COMER PRIMEIRO A LÍNGUA E AS ENTRANHAS, SUAS PARTES PREFERIDAS. NO FIM DA ESTAÇÃO DAS CHUVAS, A FÊMEA PÕE CERCA DE 25 OVOS NA AREIA. OS OVOS SE ABREM DEPOIS DE 6 A 8 SEMANAS. AO NASCER, OS DRAGÕEZINHOS TÊM DE 20 A 25 CM DE COMPRIMENTO
EXISTEM OUTRAS ESPÉCIES DE LAGARTOS GIGANTES, COMO O LAGARTO DO DESERTO, QUE É UM ANIMAL TERRESTRE, E O LAGARTO DO NILO, QUE É UM ANFÍBIO. VIVEM NA ÁFRICA, SUL DA ÁSIA, INDONÉSIA E AUSTRÁLIA. VARIAM MUITO DE TAMANHO. O MENOR DELES APRESENTA APENAS 20 CM DE COMPRIMENTO.
DRAGÃO DE KOMODO
O DRAGÃO DE KOMODO É O MAIOR LAGARTO DO MUNDO, EXISTE A CENTENAS DE SÉCULO E VIVE EM ILHAS INDONÉSIAS.OS ADULTOS CHEGAM A MEDIR 3 METROS DE COMPRIMENTO E PESAR 250KG ESSES RÉPTEIS TÊM O CORPO ROBUSTO, PATAS CURTAS E CAUDA COMPRIDA.AS MAXILAS SÃO FORTES E OS DENTES QUE MEDEM CERCA DE 2CM, SÃO PONTIAGUDOS, SERRILHADOS E VIRADOS PARA TRÁS. ASSIM COMO AS SERPENTES, SUA LÍNGUA BÍFIDA AUXILIA O OLFATO.EXTREMAMENTE VORAZES, SÃO PREDADORES E NECRÓFAGOS, OU SEJA, ALIMENTAM-SE TANTO DE INDIVÍDUOS VIVOS QUANTO DE CADÁVERES.A SALIVA DO DRAGÃO DE KOMODO POSSUI VÁRIAS ESPÉCIES DE BACTÉRIAS, ENTÃO, MESMO QUE CONSIGA ESCAPAR, A PRESA ACABA MORRENDO DE HEMORRAGIA OU INFECÇÃO DAS FERIDAS.A PRESA MORTA PODERÁ, ENTÃO, SER CONSUMIDA PELO PRÓPRIO PREDADOR OU POR OUTROS DA MESMA ESPÉCIE (OS DRAGÕES-DE-KOMODO SÃO CAPAZES DE DETECTAR O CHEIRO DE UM CADÁVER A 11 KM DE DISTÂNCIA).
ELEFANTE
LOXODONTA AFRICANA
O HABITAT NATIVO DO ELEFANTE É A SAVANA ABERTA DA ÁFRICA CENTRAL E MERIDIONAL. EM SEU AMBIENTE NATURAL, OS ELEFANTES OCUPAM UMA AMPLA EXTENSÃO GEOGRÁFICA E COSTUMAM ANDAR LÉGUAS EM UM ÚNICO DIA. EM CATIVEIRO, ELES PRECISAM DE BASTANTE ESPAÇO PARA SE LOCOMOVER E VIVER. QUANTO MAIOR É O NÚMERO DE ELEFANTES, MAIS ESPAÇO É NECESSÁRIO. ELES PODEM SER ENCONTRADOS EM REGIÕES COM AMPLOS TRIGAIS DE GRAMA ALTA INTERCALADA COM EVENTUAIS ACÁCIAS E O BAOBÁ, A MAIOR ÁRVORE DA ÁFRICA, QUE OFERECE SOMBRA AOS ELEFANTES. ÁREAS DE TERRA E AREIA PRÓXIMAS AOS LAGOS FORMAM POÇAS DE LAMA FRESCAS PARA OS ELEFANTES SE BANHAREM, E A ROCHA GRANDE OFERECE UM PERFEITO COÇADOR PARA A REMOÇÃO DE LAMA SECA. OS ELEFANTES SÃO HERBÍVOROS QUE SE ALIMENTAM DE VÁRIOS TIPOS DE GRAMA, FENO E ATÉ MESMO DE ÁRVORES. COMEM INCESSANTEMENTE, O QUE NÃO É DE SURPREENDER, VISTO O SEU IMENSO TAMANHO. SEUS LONGOS E FLEXÍVEIS TRONCOS PERMITEM QUE ELES SE ABAIXEM PARA SE ALIMENTAR DE GRAMA ALTA, BEM COMO SE ESPICHEM PARA ALCANÇAR APETITOSOS RAMOS DE ÁRVORE, INACESSÍVEIS ATÉ A UMA GIRAFA. EM CATIVEIRO, ELES SE ALIMENTAM DE VÁRIOS TIPOS DE COMIDA, INCLUSIVE FENO, BROTOS (COMO ACÁCIA, PÉS DE MILHO, BAMBU, AMORA E FIGO), MAÇÃS, BANANAS, CENOURAS, INHAMES, FARELO E RAÇÕES PARA HERBÍVOROS. OS ELEFANTES SÃO ANIMAIS ALTAMENTE SOCIAIS. EMBORA ANDEM EM GRUPOS DE ATÉ 25 INDIVÍDUOS NA SELVA, MANTER UM GRANDE NÚMERO DE ELEFANTES EM UM ZOO SERIA DISPENDIOSO ATÉ PARA O MAIS PROEMINENTE DOS ZOOLÓGICOS. EM CATIVEIRO, GRUPOS DE DOIS A SEIS SÃO MAIS COMUNS. OS ELEFANTES PODEM FICAR DEPRIMIDOS QUANDO NÃO TÊM CONTATO COM OUTROS ANIMAIS DA MESMA ESPÉCIE. QUANDO ESTÃO DEPRIMIDOS OU IRRITADOS COSTUMAM FAZER AQUELE FAMILIAR E ESTRONDOSO SOM DE TROMBETEIO. DEVIDO À SUA NATUREZA ALTAMENTE SOCIAL, UM ELEFANTE IRRITADO PODE EM POUCO TEMPO AFETAR TODA A MANADA COM A SUA DEPRESSÃO.
OS ELEFANTES SÃO ANIMAIS RESISTENTES QUE DIFICILMENTE ADOECEM. QUANDO ISSO ACONTECE, DEVIDO À SUA FORTE CONSTITUIÇÃO FÍSICA, RESISTEM À DOENÇA DURANTE UM TEMPO RELATIVAMENTE LONGO ANTES DE TEREM A VIDA AMEAÇADA. O CATIVEIRO NÃO É UM AMBIENTE FAVORÁVEL PARA A SUA REPRODUÇÃO. POR SER O MAIOR MAMÍFERO DO MUNDO, O ELEFANTE SE SENTE RELATIVAMENTE SEGURO NA SELVA, PELO MENOS EM RELAÇÃO A OUTROS ANIMAIS. EM GERAL, ELES TOLERAM APENAS ANIMAIS DA PRÓPRIA ESPÉCIE. EMBORA NÃO TEMAM NADA NEM NINGUÉM, ATÉ MESMO O MAIOR DOS PREDADORES, AINDA FICAM MUITO INQUIETOS QUANDO SE APROXIMAM DESSES ANIMAIS. MESMO O BÚFALO E O RINOCERONTE, QUE NÃO SÃO PREDADORES, PODEM FAZER COM QUE OS ELEFANTES SE SINTAM DESCONFORTÁVEIS.
O ELEFANTE AFRICANO É O MAIOR ANIMAL TERRESTRE. ENQUANTO OS MACHOS MEDEM CERCA DE TRÊS METROS NA ALTURA DO OMBRO E PESAM ENTRE CINCO MIL E SEIS MIL QUILOS, AS FÊMEAS MEDEM CERCA DE 2,5 METROS ATÉ O OMBRO E PESAM ENTRE TRÊS MIL E 3,5 MIL QUILOS.
POSSUEM PRESAS?
TANTO NOS MACHOS QUANTO NAS FÊMEAS, HÁ UM PROLONGAMENTO DAS PRESAS (PROLONGAÇÃO DOS SEGUNDOS INCISIVOS SUPERIORES). ELES CRESCEM DURANTE TODA A VIDA DO ANIMAL E, PORTANTO, SÃO MAIORES NOS MAIS VELHOS. OS ELEFANTES USAM SUAS PRESAS PARA COLHER ALIMENTOS E TRANSPORTÁ-LOS, E TAMBÉM COMO ARMAS.
PARA QUE SERVE A TROMBA?
TANTO NOS MACHOS QUANTO NAS FÊMEAS, HÁ UM PROLONGAMENTO DAS PRESAS (PROLONGAÇÃO DOS SEGUNDOS INCISIVOS SUPERIORES). ELES CRESCEM DURANTE TODA A VIDA DO ANIMAL E, PORTANTO, SÃO MAIORES NOS MAIS VELHOS. OS ELEFANTES USAM SUAS PRESAS PARA COLHER ALIMENTOS E TRANSPORTÁ-LOS, E TAMBÉM COMO ARMAS.
PARA QUE SERVE A TROMBA?
ELA É UTILIZADA PARA CHEIRAR, COMER, COMUNICA-SE, MANIPULAR OBJETOS, BANHA-SE E BEBER (EMBORA NÃO BEBAM ATRAVÉS DAS TROMBAS, APENAS ABSORVEM A ÁGUA E A JOGAM DENTRO DA BOCA).
ONDE VIVE O ELEFANTE AFRICANO?
HISTORICAMENTE, OS ELEFANTES HABITAVAM AS ÁREAS DO SUL DO SALHARA, EMBORA ATUALMENTE ESTEJAM RESTRITOS ÀS FLORESTAS, MONTES E SAVANAS DOS PARQUES E RESERVAS, DEVIDO À INVASÃO HUMANA E À EXPANSÃO AGRÍCOLA. ELES VIVEM EM MANADAS MATRIARCAIS MIGRATÓRIAS COMPLEXAS, COM DE OITO A DEZ OU 15 ANIMAIS RELACIONADOS, LIDERADOS POR UMA FÊMEA DOMINANTE.
COMO SE COMUNICAM E SE ALIMENTAM?
OS ELEFANTES POSSUEM UM SOFISTICADO SENTIDO DO OLFATO E UM OUVIDO MUITO AGUÇADO. PESQUISAS RECENTES SUGEREM QUE USAM O SOM BAIXO (INFRASSOM) PARA COMUNICAÇÃO A LONGA DISTÂNCIA. SUA DIETA É COMPOSTA DE ERVA, BROTOS DOS GALHOS, ARBUSTOS, FRUTAS E VEGETAIS. ELES NECESSITAM DE 30 A 50 GALÕES DE ÁGUA POR DIA E VIVEM, EM MÉDIA, DE 60 A 70 ANOS.
É UMA ESPÉCIE AMEAÇADA?
O ELEFANTE AFRICANO É UMA ESPÉCIE EM PERIGO DE EXTINÇÃO, SEGUNDO A UNIÃO INTERNACIONAL PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA E DOS RECURSOS NATURAIS (UICN). TAMBÉM ESTÁ REGISTRADO NO APÊNDICE I DA CONVENÇÃO SOBRE O COMÉRCIO DE ESPÉCIES AMEAÇADAS DA FAUNA E DA FLORA (CITES), EXCETO PARA AS POPULAÇÕES NAQUELES PAÍSES (COMO ZIMBÁBUE E BOTSUANA) QUE FORAM RECLASSIFICADOS NO APÊNDICE II. OS ELEFANTES AFRICANOS ENCONTRAM-SE AMEAÇADOS PELA CAÇA ILEGAL E PERDA DE SEU HABITAT. O MARFIM DE SEUS DENTES É USADO EM JÓIAS, TECLAS PARA PIANO, HANKO (SELOS PERSONALIZADOS PARA ASSINATURA DE DOCUMENTOS OFICIAIS, EXIGIDA NO JAPÃO) E PARA OUTROS OBJETOS. SUA PELE E OUTRAS PARTES SÃO UM COMPONENTE COMERCIAL DE MENOR IMPORTÂNCIA, ENQUANTO A CARNE É UTILIZADA PELAS PESSOAS DA LOCALIDADE.
QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS RISCOS PARA A ESPÉCIE?
DURANTE MUITOS ANOS, A CAÇA ILEGAL INTENSA POR CAUSA DO SEU MARFIM FOI UM SÉRIO PROBLEMA DE CONSERVAÇÃO, E MUITOS PAÍSES ENFRENTARAM FORTES BAIXAS NA POPULAÇÃO DE ELEFANTES. ENTRE 1979 E 1989, ESTIMAVA-SE QUE A POPULAÇÃO HAVIA CAÍDO DE 1,2 MILHÃO PARA 600 MIL. A PROIBIÇÃO SOBRE O MARFIM, EM 1989, E O AUMENTO DAS MEDIDAS CONTRA A CAÇA ILEGAL, AUMENTARAM AS POPULAÇÕES DE ELEFANTES EM ALGUNS PAÍSES. ENTRETANTO, O DEBATE QUANTO À NECESSIDADE E AO ÊXITO DA PROIBIÇÃO DO MARFIM PROSSEGUE HOJE EM DIA.
ALGUNS PAÍSES, INCLUINDO ÁFRICA DO SUL, ZIMBÁBUE, BOTSUANA E NAMÍBIA, FORAM CAPAZES DE MANEJAR SUA POPULAÇÃO DE ELEFANTES E RECLAMARAM CONTRA O AUMENTO DESSAS POPULAÇÕES QUE FORAM A CAUSA DO AUMENTO DE SUAS PERDAS NA AGRICULTURA, DA REDUÇÃO DO GANHO ORIGINÁRIO COM A CAÇA E DO AUMENTO DOS CONFLITOS ENTRE OS ELEFANTES E MORADORES LOCAIS.
ISTO LEVOU A UMA PROPOSTA PARA TIRAR OS ELEFANTES AFRICANOS DA LISTA DA CITES APÊNDICE I E APÊNDICE II NO ZIMBÁBUE, BOTSUANA E NAMÍBIA E PARA AUTORIZAR O COMÉRCIO LEGAL DE ELEFANTES E DE PARTES DELES. AS PROPOSTAS FORAM MODIFICADAS E ACEITAS, PERMITINDO AOS TRÊS PAÍSES VENDER INDIVIDUALMENTE QUANTIDADES FIXAS DE MARFIM.
É VERDADE QUE HÁ SUPERPOPULAÇÃO DE ELEFANTES?
COMO ESTÃO CONFINADOS AOS PARQUES E REFÚGIOS, ALGUMAS MANADAS CRESCERAM MAIS DO QUE AS QUE PODEM SER SUSTENTADAS PELO HABITAT DENTRO DAS ÁREAS RESTRITAS.
ONDE É VENDIDO O MARFIM?
HISTORICAMENTE, OS PRIMEIROS MERCADOS DO MARFIM ESTIVERAM NA EUROPA, AMÉRICA DO NORTE, JAPÃO, HONG KONG, CINGAPURA E ÍNDIA. ATUALMENTE, O COMÉRCIO LEGAL ACONTECE SOMENTE NO JAPÃO.
FOCA
ORDEM: CARNÍVORA
FAMÍLIA: PHOCIDAE
DISTRIBUIÇÃO E HABITAT
VIVEM NAS ÁGUAS COSTEIRAS DO ATLÂNTICO NORTE E DO PACÍFICO NORTE. APARECEM TIPICAMENTE EM BANCOS D
E AREIA, EMBORA TAMBÉM POSSAM SER ENCONTRADAS EM COSTAS ROCHOSAS.
IDENTIFICAÇÃO:A PELAGEM É CINZENTA E MESCLADA DE VÁRIOS TONS, DO CINZENTO-CLARO AO NEGRO.
OS MACHOS MEDEM 1,3 A 1,95 METROS DE COMPRIMENTO E PESAM CERCA DE 100 KG. AS FÊMEAS SÃO LIGEIRAMENTE MAIS PEQUENAS E LEVES. AS FOCAS-COMUNS (TAL COMO AS RESTANTES FOCAS E MAMÍFEROS MARINHOS, EM GERAL) POSSUEM UMA ESPESSA CAMADA DE GORDURA SOB A PELE, QUE AS PROTEGE DO FRIO. A CABEÇA É GRANDE RELATIVAMENTE AO CORPO E APRESENTA NARINAS EM V.
AO CONTRÁRIO DOS LEÕES-MARINHOS, AS FOCAS NÃO TÊM ORELHAS, SENDO ESTA UMA DAS CARACTERÍSTICAS QUE MAIS FACILMENTE DISTINGUE ESTES DOIS GRUPOS DE ANIMAIS. ESTÃO MUITO BEM ADAPTADAS À LOCOMOÇÃO NA ÁGUA E DESLOCAM-SE COM DIFICULDADE EM TERRA, ARRASTANDO O CORPO NO SOLO COM O AUXÍLIO DAS BARBATANAS ANTERIORES.
HÁBITOS: SÃO ESSENCIALMENTE SEDENTÁRIAS, EMBORA A ÁREA DE ALIMENTAÇÃO SEJA BASTANTE VARIÁVEL. QUANDO EM TERRA, JUNTAM-SE EM GRANDES GRUPOS, COM CERCA DE 1000 INDIVÍDUOS.
DIETA: ALIMENTAM-SE DE PEIXES, LULAS E CRUSTÁCEOS. OS JUVENIS INGEREM SOBRETUDO CRUSTÁCEOS.
REPRODUÇÃO: A CORTE E O ACASALAMENTO DECORREM NA ÁGUA. O ACASALAMENTO DÁ-SE APÓS O DESMAME DA CRIA NASCIDA NESSE ANO. O PERÍODO DE GESTAÇÃO DURA 10,5 A 11 MESES, INCLUINDO UM PERÍODO DE 45 A 90 DIAS DE IMPLANTAÇÃO RETARDADA. A ALTURA DOS NASCIMENTOS VARIA COM A LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (ESTES OCORREM EM FEVEREIRO, NA BAIXA CALIFÓRNIA; EM MARÇO OU ABRIL, NA CALIFÓRNIA; EM JUNHO OU JULHO, NA EUROPA, NO NORTE DO PACÍFICO E NA REGIÃO ÁRCTICA DO ATLÂNTICO NORTE). A FÊMEA PARE UMA ÚNICA CRIA, EM TERRA FIRME, QUE É AMAMENTADA DURANTE CERCA DE QUATRO A SEIS SEMANAS.
ASSIM QUE NASCE, A CRIA JÁ ESTÁ APTA A NADAR E MERGULHAR. A MAIOR PARTE DOS MACHOS ATINGE A MATURIDADE SEXUAL AOS SEIS ANOS DE IDADE E AS FÊMEAS AOS TRÊS A CINCO ANOS DE IDADE.
ESTATUTO DE CONSERVAÇÃO E PRINCIPAIS AMEAÇAS
A ESPÉCIE NÃO SE ENCONTRA GLOBALMENTE AMEAÇADA (SEGUNDO A UNIÃO INTERNACIONAL PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA). A POLUIÇÃO CONSTITUI UM DOS MAIORES FACTORES DE AMEAÇA, QUER DIRETAMENTE (CAUSANDO PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS) QUER INDIRETAMENTE (PELA MORTE DOS PEIXES DE QUE SE ALIMENTAM). CONTUDO, FORAM TOMADAS MEDIDAS DE PROTEÇÃO, PELO QUE AINDA É RELATIVAMENTE COMUM.
FOCAS
A MATANÇA DAS FOCAS BEBÊS RECOMEÇA E AUMENTA RAPIDAMENTE. (O QUE ALIÁS NUNCA TERMINOU.) A MATANÇA DAS FOCAS BEBÊS RECOMEÇA E AUMENTA RAPIDAMENTE. (O QUE ALIÁS NUNCA TERMINOU). APENAS O USO SE REDUZIU, POIS POR UM PERÍODO DE TEMPO SE TORNOU POLITICAMENTE INCORRETO O USO DE FILHOTES (E MUITOS FILHOTES, PARA CONFECCIONAR UM CASACO DE PELE).MAS AS GRANDES GRIFES ESTIMULAM NOVAMENTE O SEU USO. PROPAGANDAS DE CASACOS DE PELE RECOMEÇAM (O CASO DA MODELO BRASILEIRA GISELE).
A MATANÇA DAS FOCAS BEBÊS RECOMEÇA E AUMENTA RAPIDAMENTE. (O QUE ALIÁS NUNCA TERMINOU.) A MATANÇA DAS FOCAS BEBÊS RECOMEÇA E AUMENTA RAPIDAMENTE. (O QUE ALIÁS NUNCA TERMINOU). APENAS O USO SE REDUZIU, POIS POR UM PERÍODO DE TEMPO SE TORNOU POLITICAMENTE INCORRETO O USO DE FILHOTES (E MUITOS FILHOTES, PARA CONFECCIONAR UM CASACO DE PELE).MAS AS GRANDES GRIFES ESTIMULAM NOVAMENTE O SEU USO. PROPAGANDAS DE CASACOS DE PELE RECOMEÇAM (O CASO DA MODELO BRASILEIRA GISELE).
DEVEMOS, MUITAS VEZES NOS ENVERGONHAR DE NOS CONSIDERAR SERES HUMANOS ( HOMO SAPIENS). NÃO EXISTE SAPIÊNCIA NENHUMA NESSE MASSACRE.
PERTENCE À ORDEM DOS CARNÍVOROS, À FAMÍLIA DOS PINÍPEDES E ALIMENTA-SE COM PEIXES E INVERTEBRADOS MARINHOS. HABITA PREFERENCIALMENTE NAS COSTAS ARENOSAS E DE ÁGUAS POUCO PROFUNDAS, SENDO ORIGINÁRIA DA ÁSIA CENTRAL. AS FOCAS ESTÃO MUITÍSSIMO BEM ADAPTADAS À VIDA MARINHA,SOU BRANQUINHA COMO A NEVE...! COM AS SUAS PEQUENAS CAUDAS E NADADEIRAS ANTERIORES E TAMBÉM OUVIDOS EXTERNOS. CHEGA A MEDIR DOIS METROS DE COMPRIMENTO E A PESAR MAIS DE CEM QUILOS. TÊM OS FILHOS EM TERRA, APENAS UM DE CADA VEZ. O TEMPO MÉDIO DE VIDA VARIA ENTRE OS 25 E OS 35 ANOS, CHEGANDO MESMO A ATINGIR 40 ANOS.
A FOCA BRANCA É MUITO CAÇADA DEVIDO AO VALOR DA PELE, EMPREGUE NO FABRICO DE CASACOS E OUTROS ADORNOS.
A FOCA É UM MAMÍFERO PINÍPEDE, QUE SOFREU MODIFICAÇÕES CONSIDERÁVEIS PARA SE ADAPTAR À VIDA AQUÁTICA. OS OSSOS DOS MEMBROS TORNARAM-SE MUITO REDUZIDOS, DE MODO QUE APENAS AS PATAS SOBRESSAEM DO CORPO. UMA MEMBRANA LIGA OS DEDOS, COMO NUMA BARBATANA. AS NARINAS NO ALTO DA CABEÇA, PERMITINDO QUE O ANIMAL RESPIRE ESTANDO A MAIOR PARTE DO CORPO IMERSO, MANTÊM-SE QUASE SEMPRE FECHADAS, MAS SÃO PROVIDAS DE MÚSCULOS ESPECIAIS QUE AS ABREM QUANDO O ANIMAL QUER RESPIRAR. A SUPERFÍCIE FRONTAL DOS OLHOS É PLANA É AQUI EM BAIXO QUE EU VENHO PROCURAR COMIDA...!, A FORMA MAIS ADEQUADA PARA DEBAIXO DE ÁGUA PRODUZIR IMAGENS BEM FOCADAS.
PARA CONSERVAREM O CALOR DO CORPO PASSARAM A APRESENTAR, SOBRE A PELE, UMA ESPESSA CAMADA DE GORDURA. APRESENTAM AINDA OUTRAS MODIFICAÇÕES QUE LHES PERMITEM MERGULHAR E SUSTER A RESPIRAÇÃO POR LONGOS PERÍODOS. O VOLUME DE SANGUE DO SEU CORPO É, PROPORCIONALMENTE AO TAMANHO, MUITO SUPERIOR AO DE QUALQUER MAMÍFERO TERRESTRE E, POR ESSE MOTIVO, CONSEGUEM ARMAZENAR GRANDES QUANTIDADES DE OXIGÊNIO. ALÉM DISSO, QUANDO MERGULHAM, CONTRAEM ALGUNS VASOS SANGUÍNEOS MAIS IMPORTANTES PARA QUE A CIRCULAÇÃO DO SANGUE ARTERIAL FIQUE CONSIDERAVELMENTE LIMITADA AO CORAÇÃO E AO CÉREBRO. SIMULTANEAMENTE, AS PULSAÇÕES DESCEM DE 100 POR MINUTO PARA APROXIMADAMENTE 10. ASSIM, O ANIMAL CONSEGUE MANTER OXIGENADOS OS ÓRGÃOS PRINCIPAIS. EM PREJUÍZO DO RESTO DO CORPO.
PARA DAR À LUZ TÊM QUE SE DIRIGIR ÀS PRAIAS, AONDE NÃO SÓ ESTÃO EXPOSTAS AOS ATAQUES DOS ANIMAIS TERRESTRES, COMO NÃO ENCONTRAM ALI O ALIMENTO APROPRIADO. POR ISSO É DE TODA A CONVENIÊNCIA PARA A FOCA FÊMEA QUE AS CRIAS SE DESENVOLVAM EM POUCO TEMPO E SE TORNEM INDEPENDENTES O MAIS RAPIDAMENTE POSSÍVEL. O LEITE DA FOCA É EXTRAORDINARIAMENTE RICO - CONTENDO 50% DE GORDURA - E A CRIA AUMENTA DE PESO À RAZÃO DE CERCA DE UM QUILO POR DIA.
COMO DURANTE O PERÍODO DE AMAMENTAÇÃO A MÃE NÃO SE ALIMENTA, O QUE SE VERIFICA NA REALIDADE É QUE ELA CONVERTE A PRÓPRIA GORDURA EM LEITE, TRANSFERINDO-A PARA A CRIA. ALGUNS DIAS APÓS O NASCIMENTO, A FÊMEA ACASALA DE NOVO. PORÉM, COMO O PERÍODO DE GESTAÇÃO É BASTANTE INFERIOR A UM ANO, O ÓVULO FECUNDADO, OU OVO, MANTÉM-SE EM PRINCÍPIO SEM SE DESENVOLVER, OLÁ, MUNDO! CHEGUEI, ACABEI DE NASCER...!SENDO A IMPLANTAÇÃO NA PAREDE DO ÚTERO RETARDADA POR VÁRIOS MESES. QUANDO FINALMENTE SE DÁ A IMPLANTAÇÃO, O OVO INICIA O DESENVOLVIMENTO E ASSIM A CRIA NASCERÁ NA ÉPOCA DE REPRODUÇÃO SEGUINTE, UM ANO DEPOIS.
O GRUPO DAS FOCAS, QUE ABRANGE MAIS DE DUAS DÚZIAS DE ESPÉCIES TODAS DESPROVIDAS DE ORELHAS, TERÁ EVOLUÍDO DE ANTEPASSADOS SEMELHANTES A LONTRAS. OS MEMBROS DAS FOCAS QUASE LHE NÃO SÃO DE QUALQUER UTILIDADE EM TERRA. OS ANTERIORES SÃO TÃO CURTOS QUE O APOIO QUE PROPORCIONAM É MUITO REDUZIDO, E OS POSTERIORES, COMO NÃO PODEM SER VIRADOS PARA A FRENTE, DE NADA LHES SERVEM. COM EFEITO, FORA DE ÁGUA, AS SUAS PATAS POSTERIORES MANTÊM-SE GERALMENTE COM AS PLANTAS UNIDAS, TOMANDO O ASPECTO DE UMA CAUDA.
A FOCA SERVE-SE DAS BARBATANAS ANTERIORES QUASE EXCLUSIVAMENTE PARA MANOBRAR E DAS POSTERIORES PARA A PROPULSÃO, USANDO UMA TÉCNICA NA DESLOCAÇÃO MUITO SEMELHANTE À DOS PEIXES. A MAIORIA DAS FOCAS, QUANDO EM TERRA, MEUS QUERIDOS AMIGUINHOS, POR FAVOR PROTEJAM-NOS, NÃO DEIXEM QUE NOS EXTERMINEM!DESLOCA-SE POR ONDULAÇÕES NO CORPO. PORÉM, A FOCA CARANGUEJEIRA VIVE SOBRE GELO FLUTUANTE TÃO ESCORREGADIO QUE TEM DE MOVER-SE SINUOSAMENTE, À MANEIRA DAS SERPENTES.
AS FOCAS SÃO MAIS ABUNDANTES NAS ÁGUAS POLARES, AONDE HÁ ENORMES CONCENTRAÇÕES DE PEIXE. EXISTEM NO ENTANTO ESPÉCIES QUE VIVEM EM ÁGUAS MAIS TEMPERADAS. AS FOCAS DO GÉRERO MONA CHUS ENCONTRAM-SE NA MADEIRA E COSTA DA MAURITÂNIA, E POSSIVELMENTE AINDA NO MEDITERRÂNEO E NA ZONA DAS ILHAS HAVAÍ. ALGUMAS ESPÉCIES SÃO DE PEQUENAS DIMENSÕES - A FOCA DO LAGO BAICAL, A ÚNICA QUE VIVE EXCLUSIVAMENTE EM ÁGUA DOCE, MEDE APENAS UM METRO E MEIO, MAS TODOS OS GRUPOS INCLUEM UMA ESPÉCIE DE GRANDES DIMENSÕES. O ELEFANTE MARINHO, A MAIOR ESPÉCIE DO GRUPO DAS FOCAS, ATINGE SEIS METROS DE COMPRIMENTO E CERCA DE TRÊS TONELADAS DE PESO.
A FOCA CINZENTA
A FOCA CINZENTA,ESPALHADA POR TODO O LITORAL DO NORTE DA EUROPA E DA AMÉRICA, É MENOS CAÇADA DO QUE AS OUTRAS ESPÉCIES, POR DUAS RAZÕES: ELA É MENOS SOCIÁVEL QUE OUTRAS ESPÉCIES E NUNCA FORMA COLÔNIAS GRANDES NAS PRAIAS. ALÉM DISSO, OS FILHOTES JÁ NASCEM COM O PELO DE ADULTOS,QUE BOM QUE É ESTAR AQUI E TER ESTA ÁGUA TODA À NOSSA DISPOSIÇÃO! DE UM CINZA VIVO E COM MANCHAS ESCURAS, AO CONTRÁRIO DO BELO PELO BRANCO, QUE É O ORGULHO (E O INFORTÚNIO) DAS OUTRAS. A PRIMEIRA MUDA DE PELO DA FOCA CINZENTA OCORRE NO PRÓPRIO VENTRE MATERNO. A FOCA CINZENTA PASSA A MAIOR PARTE DO TEMPO NAS ÁGUAS ÁRTICAS, E VEM A TERRA APENAS PARA DAR À LUZ E PARA SE AQUECER AO SOL. DORME NA SUPERFÍCIE DA ÁGUA, ACASALA-SE NELA E SÓ TEM QUE MERGULHAR PARA CONSEGUIR COMIDA, QUE CONSISTE EM PEIXES E CARANGUEJOS. O SEU CORPO EM FORMA DE TORPEDO É PERFEITAMENTE ADAPTADO PARA NADAR, DESDE AS PERNAS QUE SE TRANSFORMARAM EM NADADEIRAS, ATÉ À CABEÇA REDONDA, DESPROVIDA DE ORELHAS. AS NARINAS FECHAM-SE QUANDO ELA MERGULHA. COMO AS OUTRAS, A FOCA CINZENTA É PROTEGIDA DO FRIO POR UMA CAMADA DE GORDURA, E POR UM APARELHO CIRCULATÓRIO ESPECIAL.
GAVIÃO REAL
SEU NOME CIENTÍFICO: É HARPIA HARPYJA.
O GAVIÃO-REAL, TAMBÉM CONHECIDO COMO HARPIA, É A MAIOR AVE DE RAPINA DO BRASIL E DO MUNDO. ALÉM DE MAIOR, É CONSIDERADA UMA DAS MAIS INTERESSANTES E RARAS AVES POIS VIVE SOLITÁRIA, EXCETO NA ÉPOCA DE ACASALAMENTO, E EXIGE UMA EXTENSA ÁREA PARA SOBREVIVER( CERCA DE 50 KM 2 DE FLORESTA PARA CADA AVE ).
A HARPIA VIVE EM MONTANHAS, NAS MARGENS DE RIOS E LAGOS E ATÉ MESMO À BEIRA-MAR. SUA LOCALIZAÇÃO VAI DO SUL DA AMÉRICA CENTRAL ATÉ O PARAGUAI, COM PREFERÊNCIA DAS ÁREAS TROPICAIS. NO BRASIL, AINDA HOJE, ESSA ESPÉCIE É ENCONTRADA NA AMAZÔNIA, NOS ESTADOS DO PARANÁ E RIO GRANDE DO SUL, ALÉM DE ALGUMAS FLORESTAS DA MATA ATLÂNTICA. SEUS HÁBITOS SÃO DIURNOS E O COMPORTAMENTO CLASSIFICADO COMO SEDENTÁRIO. A PREDILEÇÃO ALIMENTAR DA HARPIA ABRANGE DESDE MOLUSCOS, CRUSTÁCEOS E PEIXES ATÉ SERPENTES, LAGARTOS, ALGUNS PÁSSAROS E ALGUNS MAMÍFEROS, COMO A PREGUIÇA (SEU ALIMENTO FAVORITO). A HARPIA É A PRINCIPAL INIMIGA DOS PSITACÍDEOS (ARARAS, CACATUAS E PAPAGAIOS). A HARPIA PODE ATINGIR 1,15 M DE COMPRIMENTO E 2,5 M DE ENVERGADURA. SEU PESO VARIA DE 4,5 A 10 QUILOS. POSSUI UMA PLUMAGEM DENSA NAS COSTAS E MACIA NO LADO VENTRAL. OS TARSOS SÃO GROSSOS E NÃO EMPLUMADOS. AS PERNAS SÃO CURTAS, E OS PÉS E GARRAS SUFICIENTEMENTE FORTES PARA PERMITIR À AVE CARREGAR MAMÍFEROS PESADOS. A COR PREDOMINANTE É O CINZA E O SEU GRANDE TOPETE É RESPONSÁVEL PELA DENOMINAÇÃO DE GAVIÃO-REAL. A AVE ADULTA APRESENTA UM “COLAR” PRETO DE PENAS NO PESCOÇO.
A CARACTERÍSTICA PRINCIPAL – TAMBÉM PRESENTE EM TODAS AS AVES DE RAPINA DIURNAS – É A PROFUNDIDADE DA VISÃO. O PODER DE RESOLUÇÃO DA VISTA DO GAVIÃO CHEGA A SER OITO VEZES MAIS POTENTE QUE O DO HOMEM. MAS, COMO NEM TUDO É PERFEITO, A MOBILIDADE DO OLHO NA ÓRBITA É REDUZIDA , O QUE OBRIGA A AVE A VIRAR CONSTANTEMENTE A CABEÇA PARA ADQUIRIR NOÇÃO DO CONJUNTO.
A HARPIA É MONÓGAMO E DE POUCA SOCIABILIDADE. TAMBÉM APRESENTA DIMORFISMO, ISTO É, A FÊMEA É MAIOR QUE O MACHO. ALIÁS, ENTRE ÁGUIAS, FALCÕES E GAVIÕES, O DIMORFISMO NORMALMENTE É MAIS ACENTUADO QUANTO MAIS FEROZES E AGRESSIVAS FOREM AS ESPÉCIES. GERALMENTE SOLITÁRIO E DIURNO, A HARPIA VOA BEM ENTRE 50 E 100 METROS ACIMA DAS COPAS DAS ÁRVORES E PLANA BASTANTE. TANTO EM ATAQUES COMO PARA CHAMAR A ATENÇÃO DO SEXO OPOSTO, AS AVES ESCANCARAM AS ASAS, ESTENDEM OS ARTELHOS, LEVANTAM A CRISTA E ERIÇAM AS PENAS. MUITOS ACIPITRÍDEOS EXECUTAM VERDADEIRAS ACROBACIAS NO AR. PARA OS SOLTEIROS, O BALÉ AÉREO SERVE COMO ARTIFÍCIO DE SEDUÇÃO E, PARA OS ACASALADOS, FORTALECIMENTO DO ELO DE UNIÃO.
A NIDIFICAÇÃO É BASTANTE VARIADA, DESDE PLATAFORMAS DE GRAVETOS EM ÁRVORES OU ROCHEDOS, ATÉ MESMO NO CHÃO DURO. DE DOIS OVOS, APENAS UM FILHOTE NASCE APÓS 56 DIAS DE INCUBAÇÃO REALIZADA PELA FÊMEA. QUANDO ESTE ROMPE A CASCA, A FÊMEA QUE ENTÃO CUIDAVA DO OVO E DO NINHO SAI PARA EXERCITAR-SE E CAÇAR, ENQUANTO O MACHO CUIDA DO FILHOTE E AFASTA POSSÍVEIS INTRUSOS DO LOCAL. OS FILHOTES CHEGAM A FICAR DE QUATRO A CINCO MESES NO NINHO EXERCITANDO AS ASAS E FORTALECENDO A MUSCULATURA. AINDA POR DOIS ANOS, APÓS DEIXAREM OS NINHOS, DEPENDEM MUITO DOS PAIS, QUANDO COMEÇA O APRENDIZADO DE CAÇA. A MATURIDADE CHEGA ENTRE OITO E DEZ ANOS. EMBORA SEJA FÁCIL SUA ADAPTAÇÃO, DIFICILMENTE CONSEGUEM REPRODUZIR-SE EM CATIVEIRO. O ZOO MELHOR SUCEDIDO É O DE BERLIM, NA ALEMANHA, ONDE SÃO REALIZADAS REPRODUÇÕES A CADA DOIS ANOS.
A FAMÍLIA DA HARPIA ( ACIPITRÍDEOS ) É A MAIS COMPLEXA DE TODAS. HÁ UMA GRANDE VARIEDADE DE FORMATOS E DIMENSÕES, ONDE ESTÃO INCLUSAS AS VÁRIAS ESPÉCIES DE GAVIÕES. SÃO 208 TIPOS NO MUNDO, SENDO 90 BRASILEIROS. A ÁGUIA É UMA DAS MAIS VERSÁTEIS E ÁGEIS DA FAMÍLIA, CHEGA A PESAR SETE QUILOS E EXIBE ENVERGADURA DE TAMANHO IGUAL AO DA HARPIA: 2,5 M. AO CONTRÁRIO DA CRENÇA POPULAR, NEM TODOS OS GAVIÕES SÃO CARNÍVOROS, HÁ OS INSETÍVOROS E ATÉ MESMO OS VEGETARIANOS.
TOPO DA CADEIA ALIMENTAR, A HARPIA NÃO TEM NENHUM INIMIGO NATURAL. SEU ÚNICO PREDADOR É O HOMEM. É JUSTAMENTE A CAPACIDADE HUMANA DE DESTRUIR FATIAS IMENSAS DE MATAS, ELIMINAR SANTUÁRIOS SELVAGENS E EMPOBRECER O ESPECTRO DA FAUNA QUE COLOCOU EM EVIDÊNCIA E TROUXE PARA O FOCO DA CIÊNCIA ESSE ANIMAL TÍPICO DA MATA FECHADA, TRADICIONALMENTE OCULTO E PROTEGIDO, E AGORA EM PROCESSO DE EXTINÇÃO.
FICHA
ORDEM:CICONIFORMES
FAMÍLIA: ACCIPITRIDAE
NOME POPULAR: HARPIA
NOME EM INGLÊS: HARPY EAGLE
NOME CIENTÍFICO: HARPIA HARPYJA
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA: AMÉRICA DO SUL E CENTRAL
HABITAT: FLORESTAS NEOTROPICAIS
HÁBITOS ALIMENTARES: CARNÍVORO
REPRODUÇÃO: 1 OVO QUE ECLODE APÓS 56 DIAS DE INCUBAÇÃO
PERÍODO DE VIDA: APROXIMADAMENTE 40 ANOS
GAVIÃO REAL
TAMANHO
ALTURA: 57 CM (MACHO), 90 CM (FÊMEA)
ENVERGADURA: ATÉ 2 METROS
PESO: 4,8 KG (MACHO), 7,6 KG (FÊMEA), PODENDO AMBOS ULTRAPASSAR ESSES LIMITES.
VOZ: ASSOBIO ESTRIDENTE E PROLONGADO "WII-ÜÜ"
É A AVE RAPINEIRA MAIS POSSANTE DO MUNDO, QUE SE ALIMENTA DE PREGUIÇA-REAL, MUTUM, MACACO-PREGO, FILHOTES DE VEADO, ARARA-AZUL, SERIEMA, TATU, CACHORRO-DO-MATO.
É RÁPIDO NAS INVESTIDAS E CAPAZ DE CARREGAR UMA CUTIA OU UM FILHOTE DE CAITITU PARA A COPA DAS ÁRVORES
CHEGA A ARRASTAR AS PRESAS MAIORES E ATACA COBRAS DE DIÂMETRO DE ATÉ 5 CM, PARTINDO-AS E DEVORANDO-AS EM SEGUIDA.
HIPOPÓTAMO
HIPOPÓTAMO: UM DOS MAIORES MAMÍFEROS TERRESTRES DO PLANETA.
REINO ANIMALIA
FILO CHORDATA
CLASSE: MAMMALIA
ORDEM: ARTIODACTYLA
FAMÍLIA: HIPPOPOTAMIDAE
GÊNERO: HIPPOPOTAMUS
ESPÉCIE: HIPPOPOTAMUS AMPHIBIUS
OS HIPOPÓTAMOS SÃO ANIMAIS DE OCORRÊNCIA RESTRITA AO CONTINENTE AFRICANO. PERTENCEM À FAMÍLIA HIPPOPOTAMIDAE, COM APENAS DUAS ESPÉCIES VIVAS ATUALMENTE. POSSUEM PATAS COM CASCOS E NÚMERO PAR DE DEDOS. DESTA FORMA, SÃO CLASSIFICADOS NA ORDEM DOS ARTIODÁCTILOS.
OS HIPOPÓTAMOS QUE COSTUMAMOS ENCONTRAR EM ZOOLÓGICOS SÃO DA ESPÉCIE HIPPOPOTAMUS AMPHIBIUS. ESTES COSTUMAM VIVER EM BANDOS, PRÓXIMOS A RIOS OU LAGOS, E POSSUEM HÁBITOS HERBÍVOROS. SEUS CANINOS INFERIORES CRESCEM CONTINUAMENTE, PODENDO SE APRESENTAR COM MAIS DE 50 CENTÍMETROS, E COM ATÉ CINCO QUILO
SÃO ANIMAIS DE HÁBITOS ANFÍBIOS: DURANTE O DIA, PERMANECEM SUBMERSOS NA ÁGUA E À NOITE, PERÍODO EM QUE DESEMPENHAM A MAIORIA DE SUAS ATIVIDADES, MANTÊM-SE EM TERRA FIRME. ENTRETANTO, O ACASALAMENTO, NASCIMENTO E AMAMENTAÇÃO OCORREM DENTRO D'ÁGUA. UMA DAS ADAPTAÇÕES A ESTE MODO DE VIDA É A PRESENÇA DE MEMBRANAS INTERDIGITAIS. A PELE, EXCETO NOS LÁBIOS, ORELHAS E PONTA DA CAUDA, NÃO APRESENTA PELOS; E SECRETA UMA SUBSTÂNCIA, DE COR AVERMELHADA, QUE PROTEGE O ANIMAL DO SOL. COM UMA ESPESSA CAMADA DE GORDURA SUBCUTÂNEA, HIPOPÓTAMOS ADULTOS PODEM PESAR ATÉ TRÊS TONELADAS, NO CASO DOS MACHOS.
A GESTAÇÃO TEM DURAÇÃO COMPREENDIDA DE 227 A 240 DIAS, E TENDE A DAR ORIGEM A UM ÚNICO INDIVÍDUO.
A EXPECTATIVA DESTE ANIMAL, NA NATUREZA, É DE 40 ANOS. ENTRETANTO, POR INVADIR PLANTAÇÕES, TER SUAS PRESAS MUITO VISADAS, E PELA PERDA DE HABITATS EM DECORRÊNCIA DA OCUPAÇÃO HUMANA, SUA POPULAÇÃO ESTÁ EM DECLÍNIO. EM 2008, A UNIÃO INTERNACIONAL PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA E DOS RECURSOS NATURAIS (IUCN) CONSIDEROU SEU ESTADO DE CONSERVAÇÃO VULNERÁVEL.
CURIOSIDADE: TERRITORIALISTAS, OS HIPPOPOTAMUS AMPHIBIUS DEFENDEM SEU ESPAÇO VORAZMENTE. POR ESTE MOTIVO, A ESPÉCIE É CONSIDERADA UMA DAS MAIS AGRESSIVAS DO REINO ANIMAL.
IGUANA
A PRIMEIRA IMPRESSÃO NÃO É A QUE FICA. A IGUANA É UM RÉPTIL DE APARÊNCIA, A PRINCÍPIO, ASSUSTADORA E QUE LEMBRA OS GIGANTESCOS ANIMAIS JURÁSSICOS. MAS ESTA SENSAÇÃO LOGO DESAPARECE E QUANDO MENOS SE ESPERA ESTA EXÓTICA AMIGA DE TEMPERAMENTO CALMO E DÓCIL PODE SE TORNAR UMA BOA COMPANHIA. POR TER FACILIDADE DE ADAPTAÇÃO E INTEGRAÇÃO COM O HOMEM, SE TORNOU O PRIMEIRO RÉPTIL DOMÉSTICO.
SEU TAMANHO PODE CHEGAR A DOIS METROS, PORÉM 2/3 CORRESPONDEM À CAUDA. O CORPO É FORTE, COMPRIMIDO DOS LADOS E OS MEMBROS SÃO BASTANTE DESENVOLVIDOS COM DEDOS COMPRIDOS PARA FACILITAR A SUBIDA EM ÁRVORES. EMBAIXO DO TÍMPANO, POSSUI UMA ENORME ESCAMA ARREDONDADA, UMA PREGA DE PELE NA REGIÃO GULAR E UMA CRISTA NO ALTO DA CABEÇA. A COR, EM GERAL, É VERDE INTENSO NAS IGUANAS JOVENS E AO ENVELHECER APARECEM BANDAS ESCURAS AO LONGO DO CORPO E DA CAUDA.
DE HÁBITOS DIURNOS, A IGUANA SE ALIMENTA PREFERENCIALMENTE DE INSETOS QUANDO JOVEM E NA FASE ADULTA TORNA-SE PRATICAMENTE VEGETARIANA CONSUMINDO BROTOS, QUEIJO BRANCO, ALFACE, ESCAROLA, LARANJA, BANANA, CENOURAS RALADAS, FLORES DE HIBISCO, IPÊ, PÉTALAS DE ROSA, ENTRE OUTRAS. A ALIMENTAÇÃO DEVE SER ADMINISTRADA DUAS VEZES POR DIA. NO INVERNO DEVIDO À BAIXA DO METABOLISMO É POSSÍVEL O ANIMAL DIMINUIR A QUANTIDADE DE ALIMENTO OU ATÉ PASSAR ALGUM TEMPO SEM COMER NADA.
A IGUANA REQUER UMA SÉRIE DE CUIDADOS POR SE TRATAR DE UMA ESPÉCIE DELICADA E DE MANUTENÇÃO DIFÍCIL. COMO É UM ANIMAL DE GRANDES DIMENSÕES, O TERRÁRIO DEVE SER AMPLO, ALTO E COM EXCESSO DE TRONCOS E GALHOS. ESTE RÉPTIL PRECISA SE EXERCITAR PARA NÃO FICAR OBESO. NECESSITA TAMBÉM TOMAR BANHO DE RAIOS ULTRAVIOLETA.
A IGUANA COMO TODOS OS RÉPTEIS É UM ANIMAL DE SANGUE FRIO, NÃO TENDO ASSIM UM MÉTODO PRÓPRIO PARA MANTER A TEMPERATURA DE SEU CORPO. NA NATUREZA O SOL É SUA PRINCIPAL FONTE DE CALOR, NO CATIVEIRO A TEMPERATURA DO AMBIENTE DEVE SER EM TORNO DOS 30º NO PERÍODO DIURNO E 23º NO PERÍODO NOTURNO. ESTE CONTROLE PODE SER FEITO COM TERMÔMETRO. CASO A TEMPERATURA NÃO SIGA ESTES PADRÕES, O ANIMAL FICARÁ INERTE PODENDO ATÉ HIBERNAR E NESTE ESTADO HÁ UMA BAIXA NO METABOLISMO DIMINUINDO OU ATÉ CESSANDO SUAS FUNÇÕES FISIOLÓGICAS QUE SÃO MANTIDAS COM AS RESERVAS ENERGÉTICAS QUE FORAM ACUMULADAS DURANTE O PERÍODO QUENTE. OUTRO FATOR IMPORTANTE É A UMIDADE DO AR QUE DEVE GIRAR EM TORNO DOS 70 A 80 %, POIS A BAIXA UMIDADE PODE CAUSAR RESSECAMENTO DA PELE.
COMO QUALQUER OUTRO ANIMAL O IGUANA REQUER UMA HIGIENE CONSTANTE. COM UM PANO ÚMIDO É POSSÍVEL FAZER A HIGIENIZAÇÃO DO CORPO, PARA EVITAR ARRANHÕES. NÃO SE DEVE ESQUECER DE CORTAR AS UNHAS DA IGUANA E EVITAR O CONTATO COM OUTROS ANIMAIS. AS FEZES E A URINA TAMBÉM DEVEM SER RETIRADAS.
MESMO SENDO PACIFICA, A IGUANA QUANDO SE SENTE AMEAÇADA REVIDA COM MORDIDAS E CHIBATADAS COM O RABO.O MACHO COMO FORMA DE MOSTRAR QUE É DONO DAQUELE “PEDAÇO”, LEVANTA A CABEÇA DEIXANDO A MOSTRA SUA PAPADA DO PESCOÇO.
ORIGEM E HISTÓRIA
A IGUANA VIVE NO MÉXICO E NO BRASIL CENTRAL, EM FLORESTAS ÚMIDAS E NA CAATINGA.NO BRASIL A CRIAÇÃO EM CATIVEIRO É PROIBIDA, POR SE TRATAR DE UM ANIMAL SILVESTRE. HOUVE A LIBERAÇÃO DA IMPORTAÇÃO, MAS FOI LOGO VETADA. NESTE CURTO ESPAÇO DE TEMPO MUITAS PESSOAS ADQUIRIRAM UMA IGUANA, E SE VIRAM EM APUROS COM O PASSAR DOS ANOS AO NOTAR QUE ELAS NÃO PARAVAM DE CRESCER. A SOLUÇÃO PRECIPITADA FOI SOLTÁ-LA EM UM LUGAR COM DENSA VEGETAÇÃO, O QUE OCASIONOU O DESEQUILIBRO NA FAUNA E ATÉ A MORTE DO ANIMAL, JÁ QUE POR TER VIVIDO EM CATIVEIRO, SE TORNOU PRESA FÁCIL DOS PREDADORES NATIVOS.
JAGUATIRICA
CARACTERÍSTICAS
NOME VULGAR: JAGUATIRICA
CLASSE: MAMMALIA
ORDEM: CARNIVORA
FAMÍLIA: FELIDAE
NOME CIENTÍFICO: FELIS PARDALIS
NOME INGLÊS: OCELOT
DISTRIBUIÇÃO: ARIZONA, TEXAS, ATÉ O NORTE DA ARGENTINA
HABITAT: FLORESTAS ÚMIDAS E CAMPOS
HÁBITO: NOTURNO
COMPORTAMENTO: SOLITÁRIO, EM PARES OU PEQUENOS GRUPOS
LONGEVIDADE: 20 ANOS
ÉPOCA REPRODUTIVA: NORMALMENTE, NO INVERNO
GESTAÇÃO: 70 DIAS
DESMAME: 6 A 8 MESES
Nº DE FILHOTES: 2 A 4
PESO ADULTO: 11,3 A 15,8 KG
ALIMENTAÇÃO NA NATUREZA: ROEDORES, AVES, PEIXES, OFÍDIOS E MARSUPIAIS
ALIMENTAÇÃO EM CATIVEIRO: CARNE, FRANGO E COBAIAS
CAUSAS DA EXTINÇÃO: CAÇA E DESTRUIÇÃO DO HABITAT
JAGUATIRICA
ESTE FELINO DE MÉDIO PORTE É PREDOMINANTEMENTE NOTURNO, POSSUINDO COLORAÇÃO AMARELADA COM NUMEROSAS MANCHAS NEGRAS ARREDONDADAS PELO CORPO, QUE FORMAM ANÉIS SOMENTE NA CAUDA. PESA ATÉ 15 KG E SUA ALTURA É DE APROXIMADAMENTE 50 CM.
HABITA FLORESTAS ÚMIDAS E CAMPOS, OCORRENDO EM QUASE TODO O BRASIL E AMÉRICA MERIDIONAL. NADA MUITO BEM E SOBE EM ÁRVORES COM FACILIDADE. ALIMENTA-SE DE AVES, RÉPTEIS, ROEDORES, COELHOS E ATÉ MAMÍFEROS MAIORES, COMO CUTIAS E PACAS. EM CATIVEIRO, COME CARNE PICADA E PEQUENOS ANIMAIS ABATIDOS.
GERALMENTE, REPRODUZEM-SE DURANTE OS MESES FRIOS, SENDO A GESTAÇÃO DE 90 A 96 DIAS, NASCENDO DE 2 A 4 FILHOTES POR NINHADA. OS PEQUENOS FELINOS SÃO ENTÃO AMAMENTADOS E CARREGADOS PELA MÃE ATÉ ESTAREM APTOS A SEGUI-LA E CAÇAREM SOZINHOS. A FAMÍLIA.ABRIGA-SE EM TRONCOS OCOS E GRUTAS E CADA ANIMAL VIVE, EM MÉDIA, 12 ANOS. COMO ANIMAIS DE OUTRAS ESPÉCIES, A JAGUATIRICA ESTÁ AMEAÇADA DE EXTINÇÃO DEVIDO À CAÇA PREDATÓRIA E À DEVASTAÇÃO DE SEU HABITAT.
JAGUATIRICA
CARACTERÍSTICAS
NOME CIENTÍFICO: FELIS PARDALIS.
NOME EM INGLÊS: "OCELOT".
ORDEM: CARNÍVORA.
FAMÍLIA: FELIDAE.
HABITAT: CERRADO, CAATINGA, PANTRETAL, FLORESTAS TROPICAIS E SUB-TROPICAIS.
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA: SUDOESTE DO TEXAS (EUA) E DO OESTE DO MÉXICO ATÉ O NORTE DA ARGENTINA.
CARACTERÍSTICAS: O ADULTO PODE PESAR ATÉ 15 KG E MEDIR 50 CM DE ALTURA, SENDO CONSIDERADO UM FELINO DE MÉDIO PORTE. SEUS HÁBITOS SÃO DIURNOS/NOTURNOS.
GESTAÇÃO: DURA CERCA DE 70 A 85 DIAS.
NÚMERO DE FILHOTES: 01 A 04.
ALIMENTAÇÃO: AVES, RÉPTEIS, ROEDORES, COELHOS, CUTIAS, E PACAS. EM CATIVEIRO ALIMENTA-SE DE CARNE PICADA E PEQUENOS ANIMAIS ABATIDOS.
CURIOSIDADES: PODE NADAR MUITO BEM E SUBIR EM ÁRVORES COM FACILIDADE. GERALMENTE REPRODUZEM-SE DURANTE OS MESES FRIOS E OS PEQUENOS FELINOS SÃO ENTÃO AMAMENTADOS E CARREGADOS PELA MÃE ATÉ ESTAREM APTOS A SEGUI-LA E CAÇAREM SOZINHOS. A FAMÍLIA ABRIGA-SE EM TRONCOS OCOS E GROTAS. PODE VIVER 20 ANOS, EM MÉDIA.
ALERTA: ESTÁ AMEAÇADA DE EXTINÇÃO DEVIDO À CAÇA PREDATÓRIA E A DEVASTAÇÃO DE SEU HABITAT.
CARACTERIZAÇÃO
SEU COMPRIMENTO VARIA DE 50 A 80 CM, MAIS 20 A 40 CM PARA A CAUDA. SEU PESO É DE 4 A 11 KG. SUA PELAGEM É PARDO-AMARELADA NA CABEÇA E NO MEIO DAS COSTAS; NO VENTRE É BRANCA. AS MANCHAS NEGRAS SÃO DISPOSTAS EM FILEIRAS LONGITUDINAIS.
HABITAT: VIVE EM ÁREAS DENSAMENTE FLORESTADAS.
DISTRIBUIÇÃO: A JAGUATIRICA É O FELINO MAIS COMUM DA AMÉRICA DO SUL, TAMBÉM OCORRE NOS ESTADOS UNIDOS E AMÉRICA CENTRAL.
HÁBITOS: ANDA NO CHÃO, EM ÁRVORES E NADA BEM, PODENDO INCLUSIVE CAÇAR EM CURSOS D'ÁGUA. GERALMENTE SOLITÁRIA, PODE TAMBÉM SER OBSERVADA EM PARES, CAÇANDO E VIAJANDO. TEM HÁBITOS NOTURNOS, REFUGIA-SE DURANTE O DIA NAS ÁREAS MAIS FECHADAS DA MATA, NO CHÃO OU NAS ÁRVORES.
ALIMENTAÇÃO: CAMINHA BASTANTE ATRÁS DE SUAS PRESAS: COTIAS, TATUS, GAMBÁS, MACACOS, AVES. O SEU ALIMENTO VARIA BASTANTE, DE ACORDO COM O TERRITÓRIO QUE VIVE.
REPRODUÇÃO: O ACASALAMENTO OCORRE NO OUTONO. A FÊMEA PROCURA UM LUGAR ABRIGADO COMO UM OCO DE ÁRVORE, UMA MOITA FECHADA OU UMA GRUTA PARA DAR À LUZ. O PERÍODO DE GESTAÇÃO É DE 90 DIAS NASCENDO, POR ANO, DE 2 OU 3 FILHOTES.
CAÇA, UTILIZAÇÃO: A JAGUATIRICA É CAÇADA EM FUNÇÃO A BELEZA DE SUA PELE. ESTÃO SENDO ALTAMENTE PREJUDICADAS PELA ALTERAÇÃO E FRAGMENTAÇÃO DE SEUS HABITATS
KIWI
EXISTEM MUITAS ESPÉCIES DIFERENTES DE KIWI, MAS TODOS ELES SÓ PODEM SER ENCONTRADOS HABITANDO AS FLORESTAS DA NOVA ZELÂNDIA. ACREDITA-SE QUE A INCRÍVEL DIVERSIDADE DESTE PAÍS INSULAR É DEVIDO À SUA SEPARAÇÃO PRECOCE DA AUSTRÁLIA E NO RESTO DOS CONTINENTES, HÁ MILHÕES DE ANOS, POR MEIO DE DESLOCAMENTO DAS PLACAS TECTÔNICAS.
O KIWI É O NACIONAL DE AVES E ÍCONE DA NOVA ZELÂNDIA. NA VERDADE, O POVO NATIVO DA NOVA ZELÂNDIA SÃO MUITAS VEZES TAMBÉM CHAMADOS DE KIWIS. O KIWI TAMBÉM APARECE EM MUITAS BANDEIRAS E SÍMBOLOS EM TODO O ARQUIPÉLAGO. OS OVOS DO KIWI PESAM CERCA DE £ 1 QUE É 450G. O BICO DO KIWI TEM O TAMANHO APROXIMADO DE UM TERÇO DO CORPO DO KIWI É. O KIWI USA É LONGO BICO PARA VASCULHAR A FOLHAGEM NO CHÃO EM BUSCA DE COMIDA. KIWIS SÃO ONÍVOROS ANIMAIS E COMER UMA VARIEDADE DE PLANTAS E ANIMAIS . O KIWI PRINCIPALMENTE CAÇAS FORA WORMS, INSETOS E ARANHAS, MAS TAMBÉM COME FRUTAS E BAGAS, GERALMENTE AQUELES QUE TÊM CAÍDO NO CHÃO DA FLORESTA.
O KIWI É PENSADO PARA SER RELACIONADO PARA O AVESTRUZ E A EMA , TORNANDO O KIWI O MENOR MEMBRO DESTA FAMÍLIA DE PÁSSAROS . COMO SE FOSSE PRIMOS MAIORES, O KIWI É INCAPAZ DE VOAR DEVIDO À SUA PEQUENA ENVERGADURA E PESO GRANDE. O KIWI, PORTANTO, PASSA É A VIDA DE FORRAGEAMENTO NO CHÃO DA FLORESTA. APESAR DE KIWIS SÃO GERALMENTE SOLITÁRIOS ANIMAIS , KIWIS SÃO CONHECIDOS POR VIVEREM EM PARES DE PEÇAS DE SUAS VIDAS. ESSES CASAIS KIWI COMPANHEIRO APENAS UNS COM OS OUTROS E O KIWI NO SEXO FEMININO É CONHECIDO POR SER MAIOR DO QUE O KIWI DO SEXO MASCULINO, OU SEJA, O KIWI FÊMEA É GERALMENTE A AVE DOMINANTE.
ANTES DA INTRODUÇÃO DE ANIMAIS , COMO GATOS E CÃES , KIWIS PERCORRIAM NOVA ZELÂNDIA EM GRANDE NÚMERO PORQUE NÃO HAVIA NENHUM NATURAIS PREDADORES LÁ ALÉM DE SERES HUMANOS . É DESDE OS HUMANOS SE ESTABELECERAM LÁ COM SEUS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO QUE OS NÚMEROS KIWI TEM DECLINADO RAPIDAMENTE. HOJE EXISTEM ACREDITA-SE QUE APENAS CERCA DE 200 KIWIS NA NATUREZA.
KIWIS SÃO MUITO NÔMADES PÁSSAROS QUE SIGNIFICA QUE ELES SÃO CONHECIDOS PARA SE MOVIMENTAR UMA GRANDE QUANTIDADE EM VEZ DE FICAR EM UM SÓ LUGAR. KIWIS CAVAR TOCAS DURANTE O DIA QUE DORMIR À NOITE E DEPOIS PASSAR PARA OUTRO LOCAL E CONSTRUIR UMA TOCA NOVA NO DIA SEGUINTE. A ÚNICA EXCEPÇÃO A ISTO É QUANDO O KIWI É DE NIDIFICAÇÃO PARA COLOCAR COLOCÁ-LO DE OVOS. O KIWI FÊMEA PÕE, EM MÉDIA, CINCO OVOS POR POSTURA, QUE LEVAM CERCA DE TRÊS MESES PARA ECLODIR. O KIWI NO SEXO MASCULINO É O ÚNICO QUE INCUBA OS OVOS PARA A MAIORIA DO TEMPO.
LEÃO
FAMÍLIA: PANTHERA LEO
ESPÉCIE: LEÃO-DO-ATLAS (PANTHERA LEO LEO) LEÃO ASIÁTICO (PANTHERA LEO PERSICA)
TAMANHO MÁXIMO: 2M/250KG
REPRODUÇÃO: 2-4 FILHOTES, APÓS UMA GESTAÇÃO DE 116 DIAS.
VIDA SOCIAL: OS LEÕES VIVEM EM BANDOS – UM GRUPO SOCIAL FORMADO POR FÊMEAS DA MESMA FAMÍLIA, SEUS FILHOTES DE AMBOS OS SEXOS, E UM MACHO DOMINANTE QUE SE RELACIONA COM AS FÊMEAS ADULTAS.
DIETA: ANTÍLOPE, BÚFALO, ZEBRA, GIRAFA E CERVO.
STATUS: O LEÃO-DO-ATLAS ESTÁ EM SITUAÇÃO VULNERÁVEL. O LEÃO ASIÁTICO ESTÁ EM PERIGO DE EXTINÇÃO.
A MAIORIA DOS LEÕES SOBREVIVENTES VIVE NAS EXTENSAS PLANÍCIES OU SAVANAS AFRICANAS. ANTES ERAM FACILMENTE ENCONTRADOS NA ÁFRICA, ÁSIA E EUROPA. HOJE EM DIA, OS LEÕES SÓ PODEM SER VISTOS EM PROFUSÃO NOS PARQUES NACIONAIS DA ÁFRICA DO SUL E TANZÂNIA.
AS FÊMEAS CAÇAM, ENQUANTO OS MACHOS VIGIAM O TERRITÓRIO. QUANDO UM NOVO MACHO ASSUME O CONTROLE DE UM BANDO, ELE MATA OS FILHOTES DO OUTRO LEÃO. OS FILHOTES MACHOS SÃO EXPULSOS DO GRUPO QUANDO ATINGEM A MATURIDADE, EVITANDO A REPRODUÇÃO ENTRE INDIVÍDUOS DA MESMA FAMÍLIA.
CARACTERÍSTICAS
O LEÃO, (PANTHERA LEO), MEMBRO DA FAMÍLIA DOS FELÍDEOS, TEM O CORPO MUSCULOSO, LONGO, COM EXTREMIDADES RELATIVAMENTE CURTAS E CABEÇA GRANDE. EM MÉDIA PESA CERCA DE 250 KG E MEDEM 2 METROS DE COMPRIMENTO MAIS A CAUDA E 1 METRO DE ALTURA. O MACHO APRESENTA A CABEÇA E O PESCOÇO COBERTOS POR UMA JUBA CARACTERÍSTICA. OS MACHOS ADULTOS DE LEÃO PODEM CHEGAR A SER CERCA DE 50% MAIORES QUE AS FÊMEAS. A JUBA OS FAZ PARECER AINDA DE MAIOR TAMANHO. O RUGIDO DO LEÃO PODE SER OUVIDO A 9 KM DE DISTÂNCIA, COSTUMA SER EMITIDO QUANDO OS MACHOS SAEM EM CAÇADA AO ANOITECER, QUANDO A CAÇA TEM ÊXITO, E AO AMANHECER. OS LEÕES VIVEM EM MÉDIA DE 20 A 25 ANOS. SE UM MACHO MENOR SE DÁ CONTA DE QUE ESTÁ EM DESVANTAGEM, A CONFRONTAÇÃO NÃO COSTUMA TERMINAR EM LUTA. NO CASO DE HAVER UMA BRIGA, A JUBA AJUDA A AMORTECER OS GOLPES E DENTADAS DO OPONENTE.
HABITAT: ELE É TIDO COMO O REI DAS SELVAS (O LEOPARDO É MAIS TEMÍVEL E FEROZ), E VIVE HOJE NA REGIÃO AO SUL DO SAARA, NA ÁFRICA, E A NOROESTE DA ÍNDIA, NA ÁSIA. ISSO FOI O QUE LHE RESTOU, POIS VIVIA NA ÁFRICA, ÁSIA MENOR, SUDOESTE DA ÁSIA E A EUROPA, DESDE A ESPANHA ATÉ A BULGÁRIA.
EMBORA EM MUITOS PAÍSES A CAÇA AO LEÃO ESTEJA PROIBIDA, A DESTRUIÇÃO DE SEU HABITAT CONTINUA SENDO UMA AMEAÇA GRAVE PARA A SOBREVIVÊNCIA DA ESPÉCIE.
OS LEÕES JOVENS SÃO FEROZES E ATACAM O HOMEM SEM NENHUMA PROVOCAÇÃO, POIS ESTÃO ACOMETIDOS DE UMA CRISE DE AGRESSIVIDADE. MAS SÃO RAPIDAMENTE CAPTURADOS POR CAÇADORES. OS QUE NÃO SÃO CAPTURADOS, LOGO ADQUIREM HÁBITOS MAIS CALMOS QUANDO TERMINA A ADOLESCÊNCIA È FIEL ATÉ MORRER.
AOS DOIS OU TRÊS MESES DE IDADE, O LEÃO CHEGA A PLENITUDE DE SUA FORÇA. NO VIGOR DA JUVENTUDE É AGRESSIVO, ÁGIL E FEROZ. DEDICA-SE COM CRUELDADE AOS PRAZERES DA CAÇA. MAS UM DIA, É CHAMADO PELO AMOR. TORNA-SE MELANCÓLICO. REBANHOS DE ANTÍLOPES E ZEBRAS PASSAM PELA SUA FRENTE E ELE NÃO SE PERTURBA. PODE ATÉ CONVIVER ALGUM TEMPO COM ELES, EM BOA PAZ. NESSE MOMENTO TUDO O QUE LHE INTERESSA, É ENCONTRAR A LEOA DE SEUS SONHOS... PROCURA-A EM TODA PARTE, ATÉ QUE FINALMENTE A ENCONTRA. PASSEIA EM SUA FRENTE, EXIBI-LHE A BELA JUBA RECÉM-CRESCIDA, SEU ORGULHO.DEPOIS QUE ACASALAM, NENHUMA OUTRA LEOA O ATRAI - É FIEL ATÉ O FIM DA VIDA. MESMO QUE SUA ESPOSA MORRA OU SEJA CAPTURADA, O LEÃO NÃO PROCURA OUTRA. A LEOA VIÚVA OU SEPARADA, FICA SOLITÁRIA ATÉ MORRER.
LEOA
É A LEOA QUEM GOVERNA A FAMÍLIA (MUITO CORAJOSA E DECIDIDA). QUANDO VÁRIAS FAMÍLIAS ESTÃO NO MESMO LOCAL, AS LEONINAS REVEZAM NOS CUIDADOS COM OS FILHOTES. SÃO ELAS QUE CAÇAM PARA A FAMÍLIA, ENQUANTO O LEÃO PROTEGE. O LEÃO É O PRIMEIRO A COMER A PRESA. A LEOA É UM BELO ANIMAL DE CORPO ESBELTO, MOVIMENTOS ÁGEIS E MÚSCULOS FORTES. SEU PELO É CURTO, MARROM, ROSADO OU BEGE UNIFORME. O PASSO É LENTO E SEGURO; O OLHAR ALTIVO E PENETRANTE. COM SUA FORÇA, É CAPAZ DE QUEBRAR A COLUNA VERTEBRAL DE UMA ZEBRA E TEM TODAS AS QUALIDADES NECESSÁRIAS PARA ENSINAR OS FILHOTES A CAÇAR.
MICO-LEÃO-DOURADO
ORDEM: PRIMATES
FAMÍLIA: CALLITRECHIDAE
NOME POPULAR: MICO-LEÃO-DOURADO
NOME EM INGLÊS: GOLDEN LION TAMARIN
NOME CIENTÍFICO: LEONTOPITHECUS ROSALIA
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA: FLORESTA TROPICAL NO SUDESTE DO BRASIL (NA REGIÃO DO RIO DE JANEIRO)
HABITAT: FLORESTA
HÁBITOS ALIMENTARES: FRUGÍVORO E INSETÍVORO
REPRODUÇÃO: GESTAÇÃO DE 125 A 132 DIAS
PERÍODO DE VIDA: APROXIMADAMENTE 15 ANOS
MICO-LEÃO-DOURADO
REINO: ANIMAL
CLASSE: MAMMALIA
ORDEM: PRIMATA
FAMÍLIA: CALLITRICHIDAE
GÊNERO: LEONTOPITHECUS
ESPÉCIE: ROSALIA
RECLASSIFICAÇÃO: POR LESSON, 1840
HABITAT:MATA ATLÂNTICA DA BAIXADA COSTEIRA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, ATUALMENTE RESTRITA AOS MUNICÍPIOS DE SILVA JARDIM, RIO BONITO, CASIMIRO DE ABREU, RIO DAS OSTRAS, CABO FRIO, ARMAÇÃO DOS BÚZIOS E SAQUAREMA.
CARACTERÍSTICAS DA ESPÉCIE: VIVE EM GRUPOS FAMILIARES FORMADOS, EM MÉDIA, POR SEIS INDIVÍDUOS, MAS PODE VARIAR DESDE DOIS ATÉ 14 INDIVÍDUOS
O MICO ADULTO PESA ENTRE 550 A 600 GRAMAS E MEDE CERCA DE 60 CM DA CABEÇA ATÉ A PONTA DA CAUDA.
NÃO HÁ QUALQUER DIFERENÇA DE COR DE PELO OU TAMANHO ENTRE O MACHO E A FÊMEA DA ESPÉCIE.
NA NATUREZA VIVEM EM MÉDIA, OITO ANOS, MAS PODEM CHEGAR ATÉ 10 - 12 ANOS. PODEM REPRODUZIR UMA OU DUAS VEZES POR ANO (SETEMBRO A NOVEMBRO – JANEIRO A MARÇO), COM GESTAÇÃO DE 120 DIAS E NORMALMENTE PRODUZEM DOIS FILHOTES GÊMEOS.
ALIMENTAM-SE DE FRUTOS SILVESTRES, INSETOS, PEQUENOS VERTEBRADOS E, EVENTUALMENTE, DE GOMA DE ALGUMAS ÁRVORES.
CADA GRUPO UTILIZA UMA ÁREA QUE VARIA ENTRE 50 HA A 100 HA QUE É DEFENDIDA DA ENTRADA DE OUTROS GRUPOS DE MICOS.
SÃO ANIMAIS DIURNOS E À NOITE, DORMEM EM OCOS DE ÁRVORES OU EM EMARANHADOS DE CIPÓS E BROMÉLIAS.
O MICO-LEÃO-DOURADO (LEONTOPITHECUS ROSALIA) É CONHECIDO EM TODO O MUNDO COMO SÍMBOLO DA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA NO BRASIL. ESTE PRIMATA DE PEQUENO PORTE MEDE APROXIMADAMENTE DE 25 A 35CM, TEM CAUDA DE 30 A 40CM E PESA EM TORNO DE 600G. A PELAGEM TEM A COR DE FOGO, VARIANDO A TONALIDADE AO LONGO DO CORPO. NA CABEÇA OSTENTA UMA ESPÉCIE DE JUBA, A QUAL DEVE LHE TER VALIDO A DENOMINAÇÃO.
ALÉM DA RARA BELEZA QUE CHAMAVA A ATENÇÃO DOS CONTRABANDISTAS, A DESTRUIÇÃO DAS MATAS FOI A RAZÃO PRINCIPAL DO SEU DESAPARECIMENTO, SENDO QUE AS QUE AINDA HOJE CONSTITUEM O HABITAT DO MICO-LEÃO-DOURADO ESTÃO CONFINADAS A PEQUENAS ILHAS DA MATA ATLÂNTICAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
PROTEGIDO PELA LEI FEDERAL N° 5.197, DE 3 DE JANEIRO DE 1967 —"LEI DE FAUNA", ESTÁ TAMBÉM INCLUÍDO NA "LISTA OFICIAL DE ESPÉCIES DA FAUNA BRASILEIRA AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO", PORTARIA N° 1.522, DE 19 DE DEZEMBRO DE 1989—IBAMA, ALÉM DE CONTAR COM O COMITÊ INTERNACIONAL QUE TRATA DO PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO E MANEJO DA ESPÉCIE, OBJETIVANDO ALCANÇAR O ESTABELECIMENTO DE UMA POPULAÇÃO GENETICAMENTE SUSTENTÁVEL.
O PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO PARA A ESPÉCIE TEVE INÍCIO NOS ANOS 70 POR MEIO DA COLABORAÇÃO ENTRE O INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS—IBAMA O CENTRO DE PRIMATOLOGIA DO RIO DE JANEIRO CPRJ E O NATIONAL ZOOLOGICAL PARK / SMITHSONIAN INSTITUTION, SENDO QUE, HOJE, O COMPROMISSO ENTRE ESSAS ENTIDADES TRANSFORMOU-SE NUM ESFORÇO INTERDISCIPLINAR E INTERNACIONAL PARA PRESERVAR ESTA ESPÉCIE E SEU HABITAT, A FIM DE ASSEGURAR SUA SOBREVIVÊNCIA POR MEIO DE ATIVIDADES DE CONSERVAÇÃO, EDUCAÇÃO E PESQUISA.
MICO-LEÃO-DOURADO (LEONTOPITHECUS ROSALIA—LINNAEUS 1766) O MICO-LEÃO-DOURADO (LEONTOPITHECUS ROSALIA) É CONHECIDO EM TODO O MUNDO COMO SÍMBOLO DA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA NO BRASIL. ESTE PRIMATA DE PEQUENO PORTE MEDE APROXIMADAMENTE DE 25 A 35CM, TEM CAUDA DE 30 A 40CM E PESA EM TORNO DE 600G. A PELAGEM TEM A COR DE FOGO, VARIANDO A TONALIDADE AO LONGO DO CORPO. NA CABEÇA OSTENTA UMA ESPÉCIE DE JUBA, A QUAL DEVE LHE TER VALIDO A DENOMINAÇÃO.
ALÉM DA RARA BELEZA QUE CHAMAVA A ATENÇÃO DOS CONTRABANDISTAS, A DESTRUIÇÃO DAS MATAS FOI A RAZÃO PRINCIPAL DO SEU DESAPARECIMENTO, SENDO QUE AS QUE AINDA HOJE CONSTITUEM O HABITAT DO MICO-LEÃO-DOURADO ESTÃO CONFINADAS A PEQUENAS ILHAS DA MATA ATLÂNTICAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
PROTEGIDO PELA LEI FEDERAL N° 5.197, DE 3 DE JANEIRO DE 1967 —"LEI DE FAUNA", ESTÁ TAMBÉM INCLUÍDO NA "LISTA OFICIAL DE ESPÉCIES DA FAUNA BRASILEIRA AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO", PORTARIA N° 1.522, DE 19 DE DEZEMBRO DE 1989—IBAMA, ALÉM DE CONTAR COM O COMITÊ INTERNACIONAL QUE TRATA DO PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO E MANEJO DA ESPÉCIE, OBJETIVANDO ALCANÇAR O ESTABELECIMENTO DE UMA POPULAÇÃO GENETICAMENTE SUSTENTÁVEL.
O PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO PARA A ESPÉCIE TEVE INÍCIO NOS ANOS 70 POR MEIO DA COLABORAÇÃO ENTRE O INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS—IBAMA O CENTRO DE PRIMATOLOGIA DO RIO DE JANEIRO CPRJ E O NATIONAL ZOOLOGICAL PARK / SMITHSONIAN INSTITUTION, SENDO QUE, HOJE, O COMPROMISSO ENTRE ESSAS ENTIDADES TRANSFORMOU-SE NUM ESFORÇO INTERDISCIPLINAR E INTERNACIONAL PARA PRESERVAR ESTA ESPÉCIE E SEU HABITAT, A FIM DE ASSEGURAR SUA SOBREVIVÊNCIA POR MEIO DE ATIVIDADES DE CONSERVAÇÃO, EDUCAÇÃO E PESQUISA.
ENTRE OS MACACOS-LEÕES, PEQUENOS PRIMATAS AMERICANOS, O RECÉM-NASCIDO NÃO PASSA MAIS QUE QUATRO DIAS PENDURADO AO VENTRE MATERNO.
DEPOIS DISSO É O PAI QUE O CARREGA, CUIDA DELE, LIMPA-O E O PENTEIA. A MÃE SÓ SE APROXIMA NA HORA DA MAMADA.
ELA ESTENDE OS BRAÇOS E O PAI LHE ENTREGA O FILHOTE, QUE MAMA DURANTE UNS 15 MINUTOS. MAS, MESMO NESSA HORA, O PEQUENO NÃO GOSTA QUE O PAI SE DISTANCIE.
EXISTEM 3 ESPÉCIES DE MACACOS-LEÕES NO BRASIL, DIFERENTE APENAS NA COR DA PELAGEM.
A MAIS COMUM É O MICO-LEÃO-DOURADO, QUASE QUE INTEIRAMENTE AMARELO COM REFLEXOS METÁLICOS, COM EXCEÇÃO DA CARA. ELE É ENCONTRADO NAS MONTANHAS COSTEIRAS DO SUDOESTE DO RIO DE JANEIRO, ENTRE 500 E 1.000 M DE ALTITUDE.
O MICO-LEÃO DE CABEÇA DOURADA TEM ESSA COR APENAS NA CABEÇA, NUCA E QUARTO DIANTEIRO E PODE SER VISTO NO SUL DA BAHIA. NA REGIÃO DE SÃO PAULO VIVE O MICO-LEÃO DE CAUDA E CORPO RUIVO. ALÉM DA COR O MICO-LEÃO SE DESTACA TAMBÉM POR SUA CRINA( DAÍ O NOME) E PELO COMPRIMENTO EXTRAORDINÁRIO DE SEUS DEDOS. VIVE AOS PARES E PODE LUTAR ATÉ A MORTE PARA DEFENDER SEU TERRITÓRIO.
TAMBÉM CONHECIDO COMO SAGUI, É UM ANIMAL PEQUENO E MUITO CARINHOSO QUE POSSUI UMA GRANDE PELAGEM DOURADA E BRILHANTE AO REDOR DA CABEÇA. É POR CAUSA DESSA "JUBA" QUE ELE RECEBE ESSE NOME, MICO LEÃO.
GERALMENTE, O MICO-LEÃO-DOURADO É ENCONTRADO EM FLORESTAS ONDE EXISTEM CIPÓS E BROMÉLIAS E GOSTA DE FICAR EM BURACOS EM TRONCOS DAS ÁRVORES. ALIMENTA-SE DE FRUTAS, INSETOS, OVOS, PEQUENOS PÁSSAROS E LAGARTOS. SEU TEMPO DE GESTAÇÃO É DE 4 A 5 MESES E O NÚMERO DE FILHOTES É DE 1 A 3. AO NASCER, FICA APENAS QUATRO DIAS AOS CUIDADOS DA MÃE. DEPOIS, É O PAI QUE TOMA CONTA, DÁ BANHO, LEVA PARA PASSEAR ... A MÃE SÓ REAPARECE NA HORA DA MAMADA.
É UM ANIMAL QUE ESTÁ SENDO AMEAÇADO DE EXTINÇÃO E QUE POR ISSO FOI ESCOLHIDO PARA REPRESENTAR TODOS OS OUTROS ANIMAIS NA LUTA DA PRESERVAÇÃO DA FAUNA BRASILEIRA.
UM DOS PRINCIPAIS MOTIVOS DA EXTINÇÃO DO MICO-LEÃO-DOURADO E DE VÁRIOS OUTROS ANIMAIS É A DESTRUIÇÃO DO HABITAT DE CADA UM DELES. AS FLORESTAS ESTÃO SENDO QUEIMADAS PELO HOMEM E A MAIORIA DESSES ANIMAIS NÃO CONSEGUE ESCAPAR A TEMPO DO FOGO. OS POUCOS QUE CONSEGUEM FUGIR, MORREM LOGO DEPOIS, POIS NÃO ENCONTRAM ALIMENTO E ABRIGO PARA CONTINUAR VIVENDO. É UMA PENA QUE ISSO ESTEJA ACONTECENDO
MICO-LEÃO-DOURADO
ONDE VIVE: NA MATA ATLÂNTICA, NO BRASIL.
ONDE VIVE: NA MATA ATLÂNTICA, NO BRASIL.
O QUE COME: FRUTOS, INSETOS COMO GRILOS E GAFANHOTOS, OVOS DE PÁSSAROS, LARVAS, LAGARTOS, PERERECAS E OUTROS BICHOS PEQUENOS.
PESO: CERCA DE 600 GRAMAS
TAMANHO: O CORPO TEM ATÉ 35 CENTÍMETROS E A CAUDA, ATÉ 40 CENTÍMETROS.
TEMPO DE VIDA: EM MÉDIA, DEZ ANOS.
TRATA-SE DE UM PRIMATA ORIGINALMENTE RARO.
É CHAMADO DE MICO-LEÃO-DOURADO POR TER PELAGEM COR DE FOGO E UMA JUBA AO REDOR DA CABEÇA. SEU PÊLO É SEDOSO E ADQUIRE UM BELÍSSIMO BRILHO QUANDO EXPOSTO AO SOL. PRIMATÓLOGOS (CIENTISTAS QUE ESTUDAM PRIMATAS) ACREDITAM QUE ESSA CARACTERÍSTICA É UMA FORMA DE DEFESA, POIS O FORTE REFLEXO LUMINOSO DO PÊLO DESTE MICO ATRAPALHARIA SUA LOCALIZAÇÃO POR PREDADORES. ANIMAIS AÉREOS, COMO A AVE DE RAPINA, SÃO OS PRINCIPAIS PREDADORES DO MICO-LEÃO-DOURADO
É UMA ESPÉCIE ONÍVORA, POIS ALIMENTA-SE TANTO DE ANIMAIS QUANTO DE VEGETAIS E SUA DIETA PREFERIDA SÃO INSETOS, ARANHAS, LAGARTOS E PERERECAS.
É UM ANIMAL MONÓGAMO, OU SEJA: O CASAL FICA JUNTO DURANTE TODA A VIDA. NO CASO DE TER OUTROS MICOS EM IDADE FÉRTIL NO GRUPO ELES NORMALMENTE SÃO EXPULSOS. VIVEM EM BANDOS DE 4 A 7 INDIVÍDUOS ONDE SOMENTE CASAL DOMINANTE SE REPRODUZ. O PERÍODO DE GESTAÇÃO DURA POUCO MAIS DE 3 MESES E NORMALMENTE NASCEM 2 FILHOTES POR CRIA. NOS PRIMEIROS DIAS DE VIDA, SOMENTE A MÃE CARREGA OS FILHOTES, COM O TEMPO O PAI E OS MICOS JOVENS AJUDAM A CARREGAR E A CUIDAR DOS MIQUINHOS.
ATUALMENTE VIVE APENAS NO NORTE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM DENSAS FLORESTAS COM CIPÓS E BROMÉLIAS. AS GRANDES QUEIMADAS E OUTRAS FORMAS DE DESMATAMENTO ESTÃO REDUZINDO O TAMANHO DAS FLORESTAS. ATUALMENTE EXISTEM CERCA DE 600 MICOS NA RESERVA BIOLÓGICA DE POÇO DAS ANTAS, MAS SERÃO NECESSÁRIOS MAIS DE 2000 MICOS PARA SALVAR A ESPÉCIE DA AMEAÇA DE EXTINÇÃO. PARA QUE ISSO SEJA POSSÍVEL SERÁ NECESSÁRIO QUADRUPLICAR O TAMANHO DA ÁREA FLORESTAL DESSA RESERVA.
O MICO-LEÃO-DOURADO (LEONTOPITHECUS ROSALIA)
É UM PRIMATA ENCONTRADO ORIGINARIAMENTE NA MATA ATLÂNTICA, NO SUDESTE BRASILEIRO. ENCONTRA-SE EM ESTADO DE CONSERVAÇÃO CRÍTICO.
TEM HÁBITOS DIURNOS E ARBORÍCOLAS. ORGANIZAM-SE EM GRUPOS DE ATÉ 8 INDIVIDUOS E VIVEM CERCA DE 15 ANOS, SENDO A MATURIDADE DA FÊMA ATINGIDA COM CERCA DE 1 ANO E MEIO E A DO MACHO COM CERCA DE 2 ANOS, SUA ÉPOCA REPRODUTIVA É DE SETEMBRO A MARÇO E A GESTAÇÃO DEMORA CERCA DE 4 MESES E MEIO, GERANDO, NORMALMENTE, ENTRE 1 E 3 FILHOTES. O MICO-LEÃO-DOURADO É UM ANIMAL LEVE, O ADULTO PESA ENTRE 360 E 710 GRAMAS, SENDO 60 GRAMAS O PESO CONSIDERADO NORMAL PARA UM FILHOTE. SÃO ONÍVOROS, O QUE SIGNIFICA QUE SUA ALIMENTAÇÃO É MUITO VARIADA, NESTE CASO COMEM FRUTAS, INSETOS, OVOS, PEQUENOS PÁSSAROS E LAGARTOS (EM CATIVEIRO OS PÁSSAROS E LAGARTOS SÃO SUBSTITUÍDOS POR CARNE. TEM UMA PELAGEM SEDOSA E BRILHANTE, DE COR ALARANJADA E UMA JUBA EM TORNO DA CABEÇA, O QUE DEU ORIGEM AO SEU NOME POPULAR.
O MICO-LEÃO É CONHECIDO POPULARMENTE POR SAUÍ, SAGÜI, SAGÜI-PIRANGA, SAUÍ VERMELHO, MICO.
ANIMAL MONÓGAMO, UMA VEZ FORMADO O CASAL, MANTÉM-SE FIEL. ENTRE OS MACACOS-LEÕES, PEQUENOS PRIMATAS AMERICANOS, O RECÉM-NASCIDO NÃO PASSA MAIS QUE QUATRO DIAS PENDURADO AO VENTRE MATERNO. DEPOIS DISSO, É O PAI QUE O CARREGA, CUIDA DELE, LIMPA-O E O PENTEIA. A MÃE SÓ SE APROXIMA NA HORA DA MAMADA. ELE ESTENDE OS BRAÇOS E O PAI LHE ENTREGA O FILHOTE, QUE MAMA DURANTE UNS QUINZE MINUTOS. MAS, MESMO NESSA HORA, O PEQUENO NÃO GOSTA QUE O PAI SE DISTANCIE.
ATUALMENTE, RESTA APENAS UM ÚNICO LOCAL DE PRESERVAÇÃO DESTE ANIMAL, (INFELIZMENTE RESTAM CERCA DE 1000 NO MUNDO, METADE DOS QUAIS EM CATIVEIRO) A RESERVA BIOLÓGICA DE POÇO DAS ANTAS, QUE REPRESENTA CERCA DE 2% DO HABITAT ORIGINAL DA ESPÉCIE.
NOME CIENTÍFICO: NAJA NAJA
OUTROS NOMES
COBRA CAPELO OU COBRA INDIANA
DISTRIBUIÇÃO: ESTA ESPÉCIE ABUNDA, SOBRETUDO, NA ÍNDIA E NO PAQUISTÃO E EXISTE EM PEQUENA QUANTIDADE NOS PAÍSES VIZINHOS, COMO O SRI LANKA, O BANGLADESH, O NEPAL E O BUTÃO. OCASIONALMENTE, FORAM ENCONTRADOS ALGUNS ESPÉCIMES NO AFEGANISTÃO, NÃO SE SABENDO AO CERTO SE EXISTEM NATURALMENTE OU SE FORAM LEVADOS POR ENCANTADORES DE SERPENTES.
ESTES RÉPTEIS HABITAM PREFERENCIALMENTE TERRENOS AGRÍCOLAS OU FLORESTAS
POSSUI UM VENENO MUITO FORTE, FAZENDO POR ISSO, TODOS OS ANOS, MUITAS VÍTIMAS, JÁ QUE SE ENCONTRA PRINCIPALMENTE EM ZONAS AGRÍCOLAS. OS TRABALHADORES RURAIS QUE SÃO MORDIDOS DURANTE O SEU TRABALHO, MUITAS VEZES NEM DÃO POR ISSO NA ALTURA, SÓ PERCEBENDO O QUE SE PASSOU QUANDO OS SINTOMAS COMEÇAM A FAZER-SE SENTIR, NORMALMENTE TARDE DEMAIS PARA SEREM SALVOS.
ALIMENTAÇÃO: A DIETA DESTES ANIMAIS CONSISTE BASICAMENTE EM PEQUENOS ROEDORES, LAGARTOS E SAPOS QUE ENCONTRAM COM MUITA FACILIDADE NAS ZONAS CULTIVADAS, PRINCIPALMENTE CAMPOS DE ARROZ.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO :NÃO SE ENCONTRA SOB QUALQUER AMEAÇA IMPORTANTE, PELO QUE NÃO ESTÁ ENGLOBADA EM NENHUM ESTATUTO DE CONSERVAÇÃO.
REPRODUÇÃO: AS NAJAS FAZEM UM NINHO NA TERRA, ONDE DEPOSITAM ATÉ 20 OVOS QUE GUARDAM DURANTE O PERÍODO DE INCUBAÇÃO, QUE DURA CERCA DE 50 DIAS.
TAMANHO: AS COBRAS DESTA ESPÉCIE MEDEM, EM GERAL, ENTRE 1,8 E 2,2 METROS.
LONGEVIDADE: ESTA COBRA TEM UMA ESPERANÇA DE VIDA QUE RONDA OS 25 ANOS.
ONÇA-PINTADA
ORIGINALMENTE, OCORRIAM DESDE O SUL DOS EUA ATÉ O URUGUAI E PAMPAS ARGENTINOS. SUA DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA FOI REDUZIDA EM VIRTUDE DA OCUPAÇÃO HUMANA, SOBRETUDO PARA A EXPLORAÇÃO AGROPECUÁRIA. ALÉM DA DESTRUIÇÃO DO HABITAT, A CAÇA PARA A OBTENÇÃO DE SUA PELE OU PARA PROTEGER AS CRIAÇÕES DE GADO TAMBÉM CONTRIBUÍRAM PARA A DIMINUIÇÃO DE SUAS POPULAÇÕES. A ONÇA É O MAIOR FELINO DAS AMÉRICAS, PODENDO ALCANÇAR 150 KG. OS ESPÉCIMES QUE HABITAM AS FLORESTAS FECHADAS SÃO MENORES QUE AQUELES QUE HABITAM OS CAMPOS CERRADOS E OS CAMPOS DO PANTRETAL.
ISTO OCORRE PORQUE A OFERTA DE PRESAS DE PORTE MAIOR É MAIS ABUNDANTE NOS CAMPOS, E UM PREDADOR MAIOR TERÁ MAIORES VANTAGENS NESTE AMBIENTE; AO CONTRÁRIO, NAS FLORESTAS FECHADAS, A ONÇA SE ALIMENTA DE PRESAS MENORES E UM PREDADOR MENOR NECESSITA DE MENOR MASSA ALIMENTAR. A ONÇA PREDA 85 ESPÉCIES ANIMAIS DIFERENTES E ESTÁ NO TOPO DA CADEIA ALIMENTAR. POSSUI MANDÍBULAS FORTES E SÃO OS ÚNICOS FELINOS QUE MATAM SUAS PRESAS PERFURANDO O CRÂNIO COM OS CANINOS, PODENDO ATÉ RACHAR CASCOS DE TARTARUGA.
A HABILIDADE EM NADAR ESTÁ RELACIONADA COM A PROXIMIDADE DA ÁGUA. DESTA FORMA, AS ONÇAS QUE HABITAM O PANTRETAL E ÁREAS DE VÁRZEA SÃO MAIS HABILIDOSAS QUE AQUELAS QUE HABITAM AS FLORESTAS FECHADAS. O ANIMAL SE ADAPTA AO MEIO, VARIANDO SEU TAMANHO, A HABILIDADE EM NADAR E A DIETA.
NO BRASIL, EXISTEM TRÊS SUBESPÉCIES, SENDO A PANTHERA ONCA PALUSTRIS, QUE É ENCONTRADA NO PANTRETAL, A MAIOR DELAS. PODEM SER ENCONTRADAS NOS SEGUINTES ECOSSISTEMAS: FLORESTA ATLÂNTICA, CERRADO, PANTRETAL E AMAZÔNIA; ESTE ÚLTIMO ECOSSISTEMA É O ÚNICO QUE PODE MANTER UMA VARIABILIDADE GENÉTICA SAUDÁVEL PARA A MANUTENÇÃO DA ESPÉCIE, EM VIRTUDE DA GRANDE EXTENSÃO DA AMAZÔNIA. TODAVIA, OS ECOSSISTEMAS CITADOS SOFREM DESTRUIÇÃO CONTÍNUA.
A ONÇA-PINTADA É UM ANIMAL TERRITORIAL. NECESSITA OCUPAR UM TERRITÓRIO DE 10 A 40 KM²; VARIANDO DE ACORDO COM A DISPONIBILIDADE DE ALIMENTO E COM CADA ECOSSISTEMA.
É COMUM OCORREREM ENTRE AS ONÇAS, ALGUNS INDIVÍDUOS MELÂNICOS, COM A PELAGEM ESCURA. SÃO POPULARMENTE CHAMADOS DE ONÇA-PRETA OU PANTERA.
FICHA
COMPRIMENTO: ATÉ 1,8M
PESO: ATÉ 140KG (P. ONCA PALUSTRIS)
GESTAÇÃO: 101 DIAS (MÉDIA)
NÚMERO DE FILHOTES: DE 1 A 4
LONGEVIDADE: 20 ANOS
HÁBITO ALIMENTAR: CARNÍVORO; NOTURNO E CREPUSCULAR
ALIMENTAÇÃO: VEADOS, CAPIVARAS, ENTRE OUTROS
ONÇA-PINTADA
A ONÇA PINTADA (PANTERA ONÇA ) É O MAIOR FELINO DO CONTINENTE AMERICANO,. NO BRASIL, HABITA PRINCIPALMENTE A REGIÃO DA BACIA AMAZÔNICA E DO PANTRETAL. MUITO PARECIDA COM O LEOPARDO, A ONÇA PINTADA, DISTINGUI-SE DESTE POR POSSUIR UM CORPO MAIS FORTE E ROBUSTO, ALÉM DE UMA CAUDA MENOR. É UM ANIMAL SOLITÁRIO, CAÇANDO A MAIOR PARTE DE SUA VIDA SEM O AUXÍLIO DE OUTROS DA SUA ESPÉCIE. É UM ANIMAL ÁGIL E SILENCIOSO, CARACTERIZANDO-SE POR SURPREENDER A PRESA NO MOMENTO DA CAÇADA. GERALMENTE, APROXIMA-SE SILENCIOSAMENTE DA PRESA ESCOLHIDA, QUASE SEMPRE UM ANIMAL MAIS VELHO OU MACHUCADO, E NUM SALTO CERTEIRO, CAPTURA A SUA VÍTIMA. ALÉM DE SER UMA EXCELENTE CAÇADORA(PREDADORA) É TAMBÉM UMA EXÍMIA NADADORA E PESCADORA. SEGUNDO UMA TRADIÇÃO INDÍGENA DA AMAZÔNIA, A ONÇA PINTADA UTILIZA A SUA CAUDA PARA ATRAIR OS PEIXES PARA A SUPERFÍCIE. DESSE MODO AO CONTRÁRIO DE OUTROS FELINOS QUE POSSUEM AVERSÃO A ÁGUA, A ONÇA PINTADA UTILIZA-SE DE RIOS E LAGOS PARA CAPTURAR ANIMAIS, POSSUINDO GRANDE HABILIDADE PARA CAÇAR PEIXES E ATÉ JACARÉS. MAIS DO QUE ISSO ELA TAMBÉM COSTUMA APROVEITAR OS RIOS, ASSIM COMO OS LAGOS, PARA DE REFRESCAR DO FORTE CALOR QUE FREQUENTEMENTE FAZ EM SEU HABITAT.
A ONÇA PINTADA TAMBÉM É UMA TREPADEIRA, UTILIZANDO MUITAS VEZES OS GALHOS DAS ÁRVORES PARA DESCANSAR COMO PARA CAÇAR. MAS DEVIDO AO SEU PESO NÃO CONSEGUE ATINGIR OS GALHOS MAIS ALTOS.
EM SEU HABITAT, A ONÇA PINTADA É O PREDADOR ABSOLUTO, ESTANDO NO ÁPICE DA TEIA ALIMENTAR, NÃO EXISTINDO PORTANTO OUTRO ANIMAL CAPAZ DE AMEAÇA-LA, A NÃO SER É CLARO O HOMEM.
A ONÇA É UM FELINO DE HÁBITOS NOTURNOS, CAÇANDO PREFERENCIALMENTE AO ANOITECER OU UM POUCO ANTES DE AMANHECER. SUA VISÃO, AO CONTRÁRIO DE SEU OLFATO, É DE EXCELENTE QUALIDADE GARANTINDO UMA BOA PRECISÃO NA HORA DE LOCALIZAR E CAPTURAR SUAS PRESAS.
ESTE FELINO, DE PATAS CURTAS E BELEZA SEM IGUAL, PODE CHEGAR A PESAR 113 QUILOS SENDO CONSIDERADO O MAIOR MAMÍFERO, E PORTANTO O MAIOR FELINO DO BRASIL, PORÉM ESTE FABULOSO ANIMAL ENCONTRA SÉRIAS DIFICULDADES PARA SOBREVIVER. MUITOS DA SUA ESPÉCIE JÁ FORAM MORTOS EM DECORRÊNCIA DO ALTO VALOR DE SUA PELE, OU POR CONFLITOS COM FAZENDEIROS, SOBRETUDO NA BACIA PANTANEIRA. MUITAS ONÇAS ESTÃO TENDO O SEU TERRITÓRIO INVADIDO, SEJA POR PLANTAÇÕES OU PELO GADO E ACABAM ENTRANDO EM FAZENDAS, MUITAS VEZES A PROCURA DE ALIMENTOS. SE NENHUMA PROVIDENCIA FOR TOMADA PELAS AUTORIDADES, SEJA ELA, POR EXEMPLO O IBAMA, SEM DÚVIDA CORREMOS O RISCO DE TERMOS ESTA ESPÉCIE DE FELINOS EXTINTA DE NOSSO TERRITÓRIO.
COMPRIMENTO TOTAL: 1,20 M À 2,40 M
COMPRIMENTO DO RABO: 60 CM À 70 CM
ALTURA DESDE O OMBRO: 85 CM
PESO: PODE CHEGAR AOS 125 KG (O PUMA MAL CHEGA AOS 80 KG)
PONTOS DE IDENTIFICAÇÃO: CORPO ROBUSTO; PATAS DIANTEIRAS MUITO MUSCULOSAS A ONÇA-PINTADA OU JAGUAR, É O MAIOR E MAIS PERIGOSO MAMÍFERO DO MUNDO SENDO TAMBÉM, O MAIOR DOS CARNÍVOROS DO CONTINENTE. CORPO MACIÇO, PERNAS CURTAS E PATAS LONGAS. A PELAGEM APRESENTA UMA COLORAÇÃO AMARELO-ALARANJADO NO LOMBO E MAIS CLARA PERTO DO PEITO, COM CÍRCULOS ESCUROS CUJO INTERIOR TEM UM OU VÁRIOS PONTOS PRETOS. FAMÍLIA DOS FELÍDEOS, ORDEM DOS CARNÍVOROS, É AINDA CONHECIDA POR JAGUARETÊ.
DESCRIÇÃO: A ONÇA-PINTADA OU JAGUAR, É UMA ESPÉCIE DE MAMÍFERO CARNÍVORO, O MAIOR E MAIS FEROZ REPRESENTANTE DOS FELÍDEOS DAS AMÉRICAS. SEU NOME, NAS LÍNGUAS INDÍGENAS NAS FLORESTAS SUBTROPICAIS É YAGUAR. É IMPROPRIAMENTE CHAMADA DE TIGRE, POIS É MAIS FEROZ QUE ESTE E MAIOR QUE A PANTERA. TEM A PELAGEM CURTA, MACIA E ESPESSA, DE COR AMARELO-RUIVA, QUE SE TORNA MAIS CLARA NOS FLANCOS E BRANCA NA PARTE INFERIOR; É TODA SALPICADA DE MALHAS PRETAS, DE TAMANHOS VARIADOS, DE FORMA CIRCULAR, ALONGADA OU IRREGULAR; NA CAUDA AS MANCHAS SE TORNAM ANÉIS, SENDO QUE NA PONTA É PRETA. O PELO MALHADO DISFARÇA-LHE A PRESENÇA CONFUNDINDO-A COM O AMBIENTE.
DISTRIBUIÇÃO: HABITA AS ÁREAS DA AMÉRICA DO SUL E CENTRAL, EM FLORESTAS QUENTES E ÚMIDAS; É ENCONTRADA DESDE A PATAGÔNIA ATÉ O TEXAS, SALVO NO CHILE E NOS ANDES.
SITUAÇÃO ATUAL: SUBMETIDA A UMA CAÇA INTENSIVA PELO HOMEM, QUE COMERCIALIZA SUA PELE, ESTÁ EXTINTA EM MUITAS ZONAS, MAS JÁ EXISTEM RESERVAS ONDE ELA É PROTEGIDA, COMO POR EXEMPLO A DE FOZ DO IGUAÇU.
HABITAT: SUA PELE É UM VALIOSO TROFÉU E MUITO PROCURADA. POR ISSO, ELAS FORAM SE AFASTANDO DOS LOCAIS MAIS FREQUENTADOS POR HOMENS, DE MODO QUE, PARA ENCONTRAR UMA DELAS, É NECESSÁRIO SE EMBRENHAR NO FUNDO DAS GRANDES MATAS, PRÓXIMO DAS AGUADAS, QUE SÃO SEU LOCAL PREDILETO. VIVE EM AMBIENTES SELVÁTICOS E EM ZONAS ABERTAS DESDE O MÉXICO ATÉ A ARGENTINA.
COMPORTAMENTO: É TEMIDA POR TODOS, O TERROR DAS SELVAS SUL AMERICANAS.
ANDA SOLITÁRIA, EXCETO NA ÉPOCA DE REPRODUÇÃO. É ÁGIL, ARISCA, PACIENTE, SILENCIOSA E MUITO FEROZ. TREPA EM ÁRVORES COM FACILIDADE E ATRAVESSA RIOS A NADO; DE HÁBITOS DIURNOS OU NOTURNOS, É NAS HORAS DO CREPÚSCULO E NAS NOITES ENLUARADAS QUE MAIS ATIVA SE MOSTRA.
NA ÉPOCA DAS CHUVAS, QUANDO A PARTE BAIXA DA FLORESTA SE TRANSFORMA NUM ENORME LAMAÇAL, A ONÇA ESCALA AS ÁRVORES E FICA POR LÁ, DURANTE SEMANAS, ATÉ QUE PASSEM AS TEMPESTADES. MANTÉM TERRITÓRIOS QUE, DEPENDENDO DA DISPONIBILIDADE DE PRESAS, VARIAM DE 5 A 500 KM QUADRADOS. AO CONTRÁRIO DO PUMA, MAIS FURTIVO, A ONÇA-PINTADA DENOTA SUA PRESENÇA PELO RUGIDO PROFUNDO E DESAFIADOR QUE RESSOA À NOITE NA MATA. OS RIOS NÃO SÃO OBSTÁCULOS PARA AS ANDANÇAS DESTE ANIMAL, POIS, ALÉM DE VELOZ, É EXCELENTE NADADOR. MUITO ÁGIL, FREQUENTEMENTE SE ESCONDE ENTRE OS RAMOS DAS ÁRVORES PARA DAÍ CAIR SOBRE SUAS PRESAS. SATISFAZ SEU ENORME APETITE COM UM CARDÁPIO VARIADO, QUE INCLUI DESDE A ANTA ATÉ PEIXES.
ALIMENTAÇÃO: É CARNÍVORA E SE ALIMENTA PRINCIPALMENTE DE MAMÍFEROS GRANDES E MÉDIOS, MAS TAMBÉM COME OUTRAS PRESAS MENORES. SUAS CAÇAS PREDILETAS SÃO CAPIVARAS, VEADOS, ANTAS, MACACOS, QUEIXADAS E ATÉ CAVALOS E GADO BOVINO, QUANDO EXISTE NA REGIÃO. QUANDO CAÇA AVES, SABE IMITAR O SEU PIO. NÃO PERDOA OS PEIXES, ARRANCANDO-OS DE DENTRO DA ÁGUA A TAPAS. PODE ATÉ COMER UM JACARÉ, QUE SUCUMBE AO SEU ATAQUE. A JIBOIÁ, QUANDO ABOCANHADA PELA ONÇA, TAMBÉM NÃO ESCAPA. AS VEZES PERDE A PARADA PARA O TOURO OU QUEIXADA POR ANDAREM EM BANDOS E A DESPEDAÇAM A MORDIDAS.
O TAMANDUÁ, POR CAUSA DE SUAS UNHAS, TAMBÉM A INIBE. QUANTO AO HOMEM, NÃO O ATACA SENÃO PARA SE DEFENDER. SE FOR O CASO, VAI À PROCURA DO HOMEM, DANDO AINDA PREFERÊNCIA À GENTE DE COR. FATO BASTANTE CURIOSO. O PORCO-DO-MATO LHE INSPIRA CERTO RESPEITO, POR QUE VIVEM EM BANDOS E ATACAM EM MASSA QUANDO SÃO INCOMODADOS. MAS SE UM DELES SE AFASTAR DO GRUPO, TORNA-SE PRESA FÁCIL.
REPRODUÇÃO: APÓS UMA GESTAÇÃO DE 120 DIAS, NASCEM DE 2 A 4 FILHOTES POR VEZ. NASCEM COM A PELE MANCHADA MAS MUITO ESCURA, PESANDO APROXIMADAMENTE 970 GR E COM OS OLHOS FECHADOS, QUE ABRIRÃO DENTRO DE UM PERÍODO QUE VAI DE 3 À 13 DIAS. O TREINAMENTO BÁSICO DA CRIA CONSISTE EM EMPURRÕES, PARA CAÍREM DENTRO DA ÁGUA, PERDENDO ASSIM O MEDO DE NADAR. A ONÇA PODE SER CRUZADA COM O LEOPARDO, POR TEREM UM PARENTESCO BEM CHEGADO. O ÚNICO PROBLEMA É DE UM NÃO MATAR O OUTRO.
O CASAL CUIDA DA FAMÍLIA QUE, PARA PROTEGÊ-LA, INVESTE ATÉ CONTRA O HOMEM, A QUEM NORMALMENTE TEME. AINDA QUE AOS 2 MESES E MEIO DE IDADE JÁ COMECEM A COMER, FICAM COM AS MÃES ATÉ 1 ANO E MEIO OU 2 ANOS. A FÊMEA SÓ LIBERA OS SEUS FILHOTES QUANDO ELES COMEÇAM A CAÇAR SOZINHOS. QUANDO ISTO ACONTECE, O FILHOTE TRANSFORMA-SE EM UM ANIMAL DOS MAIS RESPEITÁVEIS.
PINGUINS
CARACTERÍSTICA:PINGUIM, NOME COMUM DE QUALQUER UMA DAS DIVERSAS AVES AQUÁTICAS NÃO-VOADORAS DO HEMISFÉRIO SUL, QUE RECEBEM TAMBÉM O NOME DE PÁSSAROS-BOBOS.
EM SUA MAIOR PARTE, VIVEM NA ANTÁRTIDA E EM ALGUMAS ILHAS SUBANTÁRTICAS DA NOVA ZELÂNDIA. MAS PODEM VIVER EM REGIÕES SITUADAS NO SUL DA ÁFRICA, AUSTRÁLIA E AMÉRICA DO SUL. A MAIORIA DOS PINGUINS TEM O PEITO BRANCO E O DORSO E A CABEÇA NEGROS. DEVIDO AO FATO DE SUAS PATAS ESTAREM COLOCADAS MUITO PARA TRÁS, ASSUMEM UMA POSIÇÃO ERETA QUANDO ESTÃO EM TERRA. EM CADA PATA EXISTEM QUATRO DEDOS, TRÊS DOS QUAIS UNIDOS POR UMA MEMBRANA. A PLUMAGEM É DENSA, LISA E GORDUROSA, SABEM TAMBÉM ESCAPAR DEPRESSA DE SEUS PRINCIPAIS INIMIGOS - TUBARÕES, BALEIAS E, SOBRETUDO, AS FOCAS-LEOPARDO.
PESO: PESAM DE 15 A 35 KG E PODEM VIVER DE 30 A 35 ANOS.
REPRODUÇÃO: EM CERTA ÉPOCA DO ANO, OS PINGUINS DIRIGEM-SE À TERRA (PLATAFORMA DE ROCHA OU GELO), PARA DEPOSITAR OS OVOS. A FÊMEA DEPOSITA UM OVO, RARAMENTE DOIS. A FORMA DO NINHO VARIA, SEGUNDO A ESPÉCIE DO PINGUIM: ALGUNS CAVAM UMA PEQUENA FOSSA, OUTROS CONSTROEM OS NINHOS COM PEDRAS E HÁ AQUELES QUE COLOCAM O OVO SOBRE AS PREGAS DA PELE SOBRE OS PÉS. ENTRE OS CASAIS DE PINGUINS EXISTE A FIDELIDADE, E O DIVÓRCIO ACONTECE SOMENTE EM 25% DOS CASOS, A CAUSA DE TANTA SEPARAÇÃO É DEVIDO À MÁ REPRODUÇÃO.
VIDA NA ÁGUA: NA ÁGUA DO MAR, ESTÃO SEMPRE FAZENDO MUITO BARULHO E SEMPRE REUNIDOS EM GRUPOS NUMEROSÍSSIMOS. REALIZAM TODAS AS FUNÇÕES VITAIS, MESMO DORMIR FLUTUAM FACILMENTE GRAÇAS A GRANDE QUANTIDADE DE GORDURA E NADAM COM RAPIDEZ, USANDO APENAS AS NADADEIRAS, SERVINDO AS PATAS COMO LEME. SÃO MUITO ESPECIALIZADOS PARA O MERGULHO; SUAS ASAS RÍGIDAS ASSEMELHAM-SE ÀS ALETAS DE OUTROS VERTEBRADOS NADADORES. SÃO CAPAZES DE DESLOCAR-SE A UMA VELOCIDADE DE 40 KM/H. COSTUMAM PASSAR A MAIOR PARTE DO TEMPO NA ÁGUA, NADANDO COM A AJUDA DAS ASAS. PODEM SER VISTAS, EMBORA RARAMENTE, NAS PRAIAS DO RIO DE JANEIRO E CABO FRIO, PARA ONDE SÃO LEVADAS PELAS CORRENTES MARÍTIMAS.
ALIMENTAÇÃO: ELES SÃO ATIVOS E RÁPIDOS PARA ALCANÇAR SUAS PRESAS, O BICO É ROBUSTO E COMPRIDO, ADAPTADO A APANHAR E RETER CRUSTÁCEOS, MOLUSCOS, PEIXINHOS, SÉPIAS E OUTROS ANIMAIS MARINHOS DE PEQUENO PORTE, SUA ALIMENTAÇÃO PREFERIDA.
SÃO MUITO MANSOS E SÓ AGRIDEM O HOMEM QUANDO ELE SE APROXIMA DEMAIS DO LUGAR ONDE FORAM POSTOS OS OVOS E ONDE SÃO CRIADOS OS FILHOTES. SÃO DIVERTIDOS, SIMPÁTICOS E CURIOSOS. SE CAPTURADOS AINDA JOVENS, SÃO FACILMENTE DOMESTICADOS, PODENDO ATÉ AFEIÇOAR-SE A QUEM OS TRATA.
GESTAÇÃO E FILHOTES
O PERÍODO DE INCUBAÇÃO: DURA DE 5 A 6 SEMANAS, OS PAIS SE REVEZAM NA BUSCA DO ALIMENTO, PARA QUE O OVO NUNCA FIQUE ABANDONADO. NAS PRIMEIRAS SEMANAS DE VIDA, O PINGÜIM COMERÁ ALIMENTOS QUE OS PAIS JÁ DIGERIRAM E FICARÁ SOBRE A GUARDA PERMANENTE DE UM OU OUTRO, PROTEGIDO DOS DEMAIS PINGUINS E AVES COMO A GAIVOTA. QUANDO ADQUIRE O TAMANHO DO PAI, A PENUGEM É SUBSTITUÍDA POR PENAS, SINAL QUE É TEMPO DE APRENDER A NADAR, E É TEMPO DE ABANDONAR O LOCAL E VOLTAR AO MAR, ONDE PERMANECERÃO (POR VÁRIOS MESES) ATÉ RECOMEÇAR O CICLO.
PINGÜIM-IMPERADOR E PINGÜIM-REI
AS MAIORES ESPÉCIES SÃO O PINGÜIM-IMPERADOR (APTENODYTES FORSTERI), QUE PODE ALCANÇAR ALTURA SUPERIOR A 1,2 M, E DEPOSITAM SEUS OVOS (SOMENTE UM OVO) NOS MESES MAIS FRIOS (JULHO E SETEMBRO), SOB TORMENTAS DE NEVE, VENTOS GELADOS E TEMPERATURA DE 50 OU 60 GRAUS ABAIXO DE ZERO. O PINGÜIM-REI (APTENODYTES PATAGONICA), QUE CHEGA A MEDIR ENTRE 90 CM E 1 M, REPRODUZEM-SE NO VERÃO POLAR (DE OUTUBRO A MARÇO). TANTO O PINGÜIM-IMPERADOR COMO O PINGÜIM-REI, INCUBAM O OVO AOS PÉS, COBERTOS POR UMA DOBRA DE PELE ENTRE AS PERNAS, E AS CRIAS PERMANECEM SOB ESTAS DOBRAS PROTETORAS POR UM BREVE TEMPO, APENAS O SUFICIENTE PARA QUE CONSIGAM REGULAR SUA TEMPERATURA CORPORAL. AMBOS CARACTERIZAM-SE POR APRESENTAR GRANDES MANCHAS ALARANJADAS OU AMARELAS NOS LADOS DO PESCOÇO
FILHOTE SOBRE OS PÉS DO PAI - ENTRE AS PERNAS
PINGÜIM-DE-BARBICHA
O NOME PINGUIM-DE-BARBICHA DADO AOS PYGOSCELIS ANTARCTICA, DERIVA DE UMA FAIXA PRETA QUE POSSUEM NO QUEIXO. EM CASO DE PERIGO ELE FOGE SEMPRE PARA A TERRA, MESMO QUE O PERIGO VENHA DAÍ, E BUSCA OS PONTOS MAIS ALTOS DO TERRENO. QUANDO PRESSENTE QUE SEUS DIAS ESTÃO CHEGANDO AO FIM, ELE ATINGE O MÁXIMO DE LUGARES ALTOS COMO COLINAS, ONDE FICARÃO AGUARDANDO O PRÓPRIO FIM. SEU HABITAT PREFERIDO FICA NA GEÓRGIA DO SUL, NA ANTÁRTIDA.
PINGÜIM-DE-OLHO-AMARELO
PINGÜIM-DE-OLHO-AMARELO (MEGADYPTES ANTIPODES) VIVE NAS ILHAS AO SUL DA NOVA ZELÂNDIA. EMBORA CONHECIDO COMO "GRÃO-PINGÜIM", TEM DIMENSÕES MÉDIAS (75 CM).
O SPHENISCUS DEMERSUS É REPRESENTANTE DA ESPÉCIE MAIS COMUM DE PINGUINS, ADAPTA-SE AOS CLIMAS MAIS TEMPERADOS, PARTE DA ÁFRICA E, ÀS VEZES, ATÉ ANGOLA.
SPHENISCUS MAGELLANICUS ALCANÇA O LITORAL DO RIO DE JANEIRO, INDO ATÉ CABO FRIO. É A ESPÉCIE MAIS COMUM DE NOSSOS ZOOLÓGICOS E É ENCONTRADA NAS PRAIAS DO LITORAL SUL.
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA
REINO: ANIMAL
SUB-REINO: METAZOA (METAZOÁRIOS)
FILO: CHORDATA (CORDADOS)
SUBFILO: VERTEBRATA (VERTEBRADOS)
CLASSE: AVES
ORDEM: SPHENISCIFORMES (ESFENISCIFORMES)
GÊNEROS E ESPÉCIES: VÁRIOS
QUATI
FAMÍLIA: PROCYONIDAE
NOME POPULAR: QUATI
NOME EM INGLÊS: COATIS, COATIMUNDIS.
NOME CIENTÍFICO: NASUA NASUA
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA: COLÔMBIA, NORTE DA ARGENTINA E URUGUAI.
HABITAT: FLORESTAS
HÁBITOS ALIMENTARES: FRUGÍVOROS, EVENTUALMENTE CARNÍVOROS.
REPRODUÇÃO: GESTAÇÃO 10 A 11 SEMANAS, COM 02 A 07 FILHOTES.
PERÍODO DE VIDA: CERCA DE 15 ANOS
OS QUATIS PERTENCEM A ORDEM CARNIVORA, REPRESENTADO PELA FAMÍLIA PROCYONIDAE, QUE TAMBÉM INCLUI O GUAXINIM E O JUPARÁ. VIVEM EM ÁREAS FLORESTADAS, ONDE PASSAM MUITO TEMPO SOBRE AS ÁRVORES, GERALMENTE FORMANDO GRUPOS DE 04 A 20 INDIVÍDUOS QUE PERCORREM AS MATAS A PROCURA DE ALIMENTO, QUE CONSISTE EM PEQUENAS AVES, OVOS, INSETOS, FRUTAS, VERMES OU LARVAS PRESENTES NO SOLO. MAS UM MACHO COM MAIS DE 02 ANOS QUE NÃO FAÇA PARTE DE UM GRUPO PODE TORNAR-SE SOLITÁRIO, EXCETO NO PERÍODO REPRODUTIVO
APESAR DE POSSUÍREM HÁBITO ALIMENTAR PREDOMINANTEMENTE FRUGÍVORO, HÁ ÉPOCAS DO ANO EM QUE HÁ ESCASSEZ DE FRUTAS, E ENTÃO ELES AUMENTAM A QUANTIDADE DE ALIMENTO ANIMAL DE SUAS DIETAS. PERCORREM EM TORNO DE 1,5 A 2 KM DIARIAMENTE A PROCURA DE ALIMENTO. SÃO ANIMAIS DIURNOS, APESAR DE FREQÜENTEMENTE MACHOS ADULTOS PRATICAREM ATIVIDADES NOTURNAS.
PESO: VARIA ENTRE 3,5 A 6 KG, SENDO OS MACHOS NORMALMENTE MAIORES QUE AS FÊMEAS.
PESO: VARIA ENTRE 3,5 A 6 KG, SENDO OS MACHOS NORMALMENTE MAIORES QUE AS FÊMEAS.
A ÉPOCA REPRODUTIVA CORRESPONDE COM O PERÍODO MÁXIMO DE ABUNDÂNCIA DE FRUTAS. UM MACHO SOLITÁRIO PODE SER ACEITO EM UM GRUPO DE FÊMEAS, MAS COM TOTAL SUBORDINAÇÃO A ELAS. AS FÊMEAS SE SEPARAM DO GRUPO PARA CONSTRUÍREM SEUS NINHOS EM ÁRVORES.
O PERÍODO DE GESTAÇÃO É DE 10 A 11 SEMANAS, NASCENDO DE 02 A 07 FILHOTES QUE PESAM CERCA DE 100 G E ABREM OS OLHOS DEPOIS DE ONZE DIAS. COM 05 SEMANAS OS FILHOTES SAEM DOS NINHOS, E COM 15 MESES TORNAM-SE ADULTOS. ATINGEM A MATURIDADE SEXUAL COM 02 ANOS.
RAPOSA
A RAPOSA É O CARNÍVORO SELVAGEM COM MAIOR DISTRIBUIÇÃO E ABUNDÂNCIA DO MUNDO. TEM UM FOCINHO ESGUIO, REMATADO POR UMAS ORELHAS LONGAS E PONTIAGUDAS, E UMA CAUDA ESPESSA E VISTOSA COM CERCA DE 50 CM DE COMPRIMENTO. A PELAGEM É CASTANHO-AVERMELHADA, E AS PATAS ESTÃO DOTADAS DE GARRAS NÃO RETRÁCTEIS. O CORPO E A CABEÇA APRESENTAM UM COMPRIMENTO QUE PODE VARIAR ENTRE 60 A 90 CM, E UM PESO ENTRE 5 A 10 KG. AS FÊMEAS SÃO SENSIVELMENTE MENORES QUE OS MACHOS.
É UM ANIMAL COM UMA ATIVIDADE ESSENCIALMENTE CREPUSCULAR E UMA DIETA QUASE EXCLUSIVAMENTE CARNÍVORA. DELA FAZEM PARTE PEQUENOS MAMÍFEROS - COELHOS, LEBRES, OURIÇOS-CACHEIROS -, AVES, PEIXES, INSECTOS, E OCASIONALMENTE FRUTOS SILVESTRES E CULTIVADOS. OS DESPERDÍCIOS HUMANOS SÃO TAMBÉM PROCURADOS EM ÉPOCAS DE MAIOR CARÊNCIA, SENDO POR ISSO COMUM APROXIMAREM-SE DE LIXEIRAS PRÓXIMAS DE CENTROS URBANOS. CONSOME CERCA DE 500 G DE ALIMENTO POR DIA. O QUE NÃO CAÇA E NÃO COME NO PRÓPRIO DIA ESCONDE PARA CONSUMO SUPERIOR.
CHEGA A TER CERCA DE 20 ESCONDERIJOS DE COMIDA, CONSEGUINDO LEMBRAR-SE DE TODOS ELES. NAS ZONAS RURAIS, POR VEZES ASSALTA OS GALINHEIROS, TENDO O HÁBITO DE MATAR EM EXCESSO, O QUE LHE VALE UMA MÁ FAMA ENTRE ESSAS COMUNIDADES. VIVE EM GRUPOS, FORMADO POR UM MACHO ADULTO E VÁRIAS FÊMEAS.
A ÉPOCA DE ACASALAMENTO OCORRE EM JANEIRO/FEVEREIRO E OS NASCIMENTOS VERIFICAM-SE NA PRIMAVERA, TENDO A GESTAÇÃO UMA DURAÇÃO DE CERCA DE DOIS MESES. A NINHADA - UMA POR ANO - É GERALMENTE COMPOSTA POR 4 A 5 CRIAS. UTILIZA TOCAS ESCAVADAS E PROTEGIDAS PELA VEGETAÇÃO, CONSTRUÍDAS POR ELA PRÓPRIA OU APROVEITANDO AS DE TEXUGOS OU COELHOS. VIVE UM MÁXIMO DE 9 ANOS.
ESSES OLHOS MUITAS VEZES NÃO GOSTAM DO QUE VÊEM.
EM SUAS ANDANÇAS, A RAPOSA BUSCA A LUZ. MAS MUITAS VEZES O QUE VÊ É ESCURIDÃO TOTAL, TREVAS NO EMARANHADO DA ALMA HUMANA.
ELA TENTA EM VÃO DESFAZER AS TEIAS, TRAZER A LUMINOSIDADE DE VOLTA A ALGUNS DESSES RECANTOS.
MAS NEM SEMPRE ESSA CLARIDADE É BEM RECEBIDA E A RAPOSA, POR MUITAS VEZES É EXPULSA, ESCORRAÇADA, ENXOTADA.
PORQUE APESAR DO DESEJO DA ALMA DE ENCONTRAR A LUZ, ELA VOLUNTARIAMENTE FAZ CRESCER AO SEU REDOR A TEIA DE ESCURIDÃO.
DE VOLTA À TOCA, A RAPOSA TENTA REORDENAR SEUS PENSAMENTOS, ENTENDER O QUE SE PASSA COM O MUNDO E SUA ESSÊNCIA, PRA NO DIA SEGUINTE RECOMEÇAR SUA BATALHA CONTRA A ESCURIDÃO DE SUA PRÓPRIA ALMA.
SAPO: ESPÉCIE DE ANFÍBIO MAIS CONHECIDO
ESTA CLASSE DE ANIMAIS VERTEBRADOS, COMPOSTA POR SAPOS, RÃS, SALAMANDRAS AQUÁTICAS E AS CECÍLIAS, FOI A PRIMEIRA A APARECER NO PLANETA TERRA POR VOLTA DE 300 MILHÕES DE ANOS. HOJE, HABITANDO ALGUMAS ILHAS DA INDONÉSIA, AINDA EXISTEM ESPÉCIMES RAROS E ANTIGOS QUE VIVERAM NA IDADE DO CARVÃO, PERÍODO EM QUE ESTES ANIMAIS FORAM O GRUPO DOMINANTE.
OS ANFÍBIOS TÊM A CAPACIDADE DE VIVER TANTO DENTRO QUANTO FORA DA ÁGUA, PORÉM, SUA PELE PRECISA ESTAR CONSTANTEMENTE ÚMIDA, POIS FUNCIONA COMO UM MEIO DE RESPIRAÇÃO PARA ESTE ANIMAL. APESAR DE QUASE TODOS DESTA CLASSE POSSUÍREM PULMÕES, ELES SÃO DE ESTRUTURA EXTREMAMENTE SIMPLES. TANTO A RÃS E QUANTO OS SAPOS POSSUEM OUVIDOS E UM CORAÇÃO DE COMPLEXIDADE SUPERIOR SE COMPARADO AOS SEUS ANCESTRAIS.
A FORMA DE VIDA ANFÍBIA, CONSIDERADA BASTANTE ADAPTÁVEL, VEM EVOLUINDO DURANTE MILHARES DE ANOS POR SUA CAPACIDADE DE HABITAR A MAIOR PARTE DOS CONTINENTES DO MUNDO, EXCETO A ANTÁRTIDA, QUE POSSUI CONDIÇÕES CLIMÁTICAS EXTREMAMENTE RIGOROSAS PARA QUASE TODO O TIPO DE VIDA.
SAPO CURURU
NO BRASIL PODEMOS ENCONTRAR ESTES SERES EM VÁRIAS REGIÕES, INCLUSIVE NA REGIÃO DA MATA ATLÂNTICA, QUE COM UMA BIODIVERSIDADE AINDA MAIOR DO QUE A DA FLORESTA AMAZÔNICA, POSSUI SUA FAUNA FORMADA PRINCIPALMENTE POR ANFÍBIOS (GRANDE VARIEDADE DE ANUROS), ALÉM, É CLARO, DE OUTRAS VIDAS COMO OS MAMÍFEROS CANÍDEOS E AVES DAS MAIS DIVERSAS. É UMA DAS ÁREAS MAIS SUJEITAS À PRECIPITAÇÃO NO BRASIL, COM CHUVAS OROGRÁFICAS QUE CAEM EM FUNÇÃO DAS ELEVAÇÕES DO PLANALTO E DAS SERRAS, O QUE TORNA ESTE UM HABITAT PERFEITO PARA A CATEGORIA ESTUDADA.
NO MUNDO TODO HÁ CERCA DE 4800 ESPÉCIES DE SAPOS. A MAIORIA DELES VIVE DENTRO OU PRÓXIMO A UMA FONTE DE ÁGUA, MUITO EMBORA EXISTAM AQUELES QUE VIVAM EM AMBIENTES ÚMIDOS, MAS QUE NÃO SÃO CONSIDERADOS AMBIENTES AQUÁTICOS. A NECESSIDADE POR ÁGUA É MAIS PREMENTE PARA OS OVOS E OS GIRINOS DO ADULTO, QUE VIVEM SOMENTE EM AMBIENTE LÍQUIDO RESPIRANDO ATRAVÉS DE GUELRAS, ASSIM COMO OS PEIXES. CONTUDO, ALGUMAS ESPÉCIES UTILIZAM POÇAS TEMPORÁRIAS COM ÁGUA COLETADA NOS RAMOS DE PLANTAS. DURANTE SEU DESENVOLVIMENTO OCORREM ALTERAÇÕES GENÉTICAS QUE FAZEM COM QUE AS GUELRAS DÊEM LUGAR AO PULMÃO.
CERCA DE 4000 ESPÉCIES FAZEM PARTE DO GRUPO MODERNO DESTES VERTEBRADOS, SENDO SUAS TRÊS PRINCIPAIS CATEGORIAS: OS CAUDATA, CHAMADOS TAMBÉM DE ANFÍBIOS COM CAUDAS, AQUI ESTÃO AS SALAMANDRAS E SIRENÍDIOS; ANURA, SÃO AQUELES QUE NÃO POSSUEM CALDA, COMO AS RÃS E OS SAPOS; E AINDA OS GMNOFIONA OU APODA, SÃO AQUELES QUE POSSUEM O FORMATO DE VERME.
CURIOSIDADES: A PALAVRA ANFÍBIO, COMO ADJETIVO, SIGNIFICA QUALQUER COISA OU SER CAPAZ DE VIVER OU MOVIMENTAR-SE TANTO EM TERRA FIRME COMO NA ÁGUA. EXEMPLO: UM VEÍCULO ANFÍBIO.
OBSERVADA COMO SUBSTANTIVO, ESTA MESMA PALAVRA REFERE-SE A QUALQUER ESPÉCIE DE ANIMAL VERTEBRADO DA CLASSE ANFÍBIA.
O TERMO ANFÍBIO VEM DO GREGO E TEM COMO SIGNIFICADO "DUAS VIDAS". UM EXEMPLO É O SAPO, QUE NASCE COMO GIRINO, SOBREVIVENDO SOMENTE DENTRO DA ÁGUA, MAS QUE, DEPOIS DE ADULTO, PERDE A CAUDA E SE TRANSFORMA EM UM ANURO, ORDEM DOS SAPOS, RÃS E PERERECAS. ESTE TERMO É BASTANTE ANTIGO E FAZ REFERÊNCIA PRINCIPAL AOS SAPOS, RÃS E PERERECAS (POR ISSO O NOME).
CARACTERÍSTICAS: O MACHO MEDE CERCA DE 140 MM E A FÊMEA CERCA DE 170 MM. EXISTEM DIFERENÇAS DE COR E TAMANHO ENTRE MACHO E FÊMEA (VEJA FOTO ACIMA, MOSTRANDO UM CASAL EM CÓPULA). QUANDO APANHADO COM A MÃO PODE ENCOLHER-SE E FICAR IMÓVEL, EM TANATOSE (FINGE-SE DE MORTO). TANTO AS VOLUMOSAS GLÂNDULAS DE VENENO, COMO A TANATOSE PODEM SER CONSIDERADAS COMO ADAPTAÇÕES DEFENSIVAS.
HÁBITAT:É COMUM EM REGIÕES SERRANAS, TANTO NO LITORAL COMO NO INTERIOR.
DISTRIBUIÇÃO: OCORRE NO SUDESTE DO BRASIL, ATINGINDO O LESTE DO PARAGUAI.
HÁBITOS: HÁBITOS NOTURNOS, ABRIGA-SE DURANTE O DIA EM TOCAS ENTRE RAÍZES DE ÁRVORES, NO SOLO OU ENTRE PEDRAS
ALIMENTAÇÃO: INSETOS.
REPRODUÇÃO: APRESENTA DIMORFISMO SEXUAL ACENTUADO. A DESOVA É COMPOSTA POR CORDÕES GELATINOS EM FILEIRAS DUPLA DE OVOS (RARAMENTE ÚNICA). OS GIRINOS, PRETOS, VIVEM EM CARDUMES.
MANIFESTAÇÕES SONORAS
VOCALIZAM PARCIALMENTE SUBMERSOS EM ÁGUA CALMA, APOIADOS NO FUNDO.
O SAPO É UM VERTEBRADO DA CLASSE DOS ANFÍBIOS E DA ORDEM DOS BATRÁQUIOS. MUITAS VEZES OS SAPOS SÃO CONFUNDIDOS COM LAGARTOS E PERERECAS, MAS OS SAPOS VERDADEIROS PERTENCEM AO GÊNERO BUFO.
NESSE GÊNERO EXISTEM MAIS DE 150 ESPÉCIES. SÃO ENCONTRADOS EM TODO O MUNDO, MENOS NO SUDOE STE DA OCEANIA E EM MADAGASCAR. PODEM VARIAR MUITO DE TAMANHO, DE 2 A 25 CM DE ALTURA. ELES SE ALIMENTAM DE INSETOS E PEQUENOS ANIMAIS. PROCRIAM NA ÁGUA, PODENDO MIGRAR ATÉ 1,5 KM ATRÁS DE UM BOM LUGAR, PONDO DE 600 A 30.000 OVOS, DEPENDENDO DA ESPÉCIE. O GIRINO VIRA ADULTO NUM PERÍODO DE UM A TRÊS MESES.
O SAPO BRASILEIRO MAIS COMUM É O SAPO-CURURU, BUFO MARINUS. O NÚMERO DE ESPÉCIES DE SAPOS VEM DIMINUINDO MUITO, POIS ELE É MUITO SENSÍVEL A POLUIÇÃO DA ÁGUA E DO AR. EXATAMENTE POR ISTO, SAPOS SÃO CONSIDERADOS EXCELENTES INDICADORES ECOLÓGICOS.
EM 1980, DUAS ESPÉCIES DE SAPOS AUSTRALIANOS DESAPARECERAM. A MAIOR PARTE DOS SAPOS PRODUZ VENENO PARA SE DEFENDER, NUMA GLÂNDULA ESPECIAL QUE FICA ATRÁS DE SEUS OLHOS.
QUANDO ESTÁ COM UMA PRESA NA BOCA, O SAPO FECHA OS OLHOS, FORÇANDO-OS PARA DENTRO, PARA AJUDAREM A EMPURRAR A COMIDA BOCA ABAIXO. TODO ANFÍBIO É ANIMAL CORDADO CRANIOTA GNASTOMADO TETRÁPODE, DA CLASSE AMPHIBIA. PELE NUA, GLANDULAR, SEMPRE UMEDECIDA, SEM ESCAMAS; CORAÇÃO COM TRÊS CAVIDADES; RESPIRAÇÃO ATRAVÉS DE BRÂNQUIAS NOS ESTÁGIOS INICIAIS (PODENDO PERSISTIR A VIDA INTEIRA), E DEPOIS ATRAVÉS DE PULMÕES, PELE E MUCOSA BUCAL, SEPARADA OU CONCOMITANTEMENTE; FECUNDAÇÃO EXTERNA. ABRANGEM AS CECÍLIAS, SALAMANDRAS E ANUROS.
AS CECÍLIAS CONSTITUEM UMA FAMÍLIA DA ORDEM GYMNOPHIONA (ÁPODES). DE ASPECTO VERMIFORME, VIVEM NOS SOLOS HUMOSOS, PELE LISA, COM SULCOS TRANSVERSAIS FORMANDO ANÉIS E PROVIDA DE SECREÇÃO DEFENSIVA. TEM OS OLHOS RECOBERTOS PELA PELE, FATO QUE LHES VALEU O NOME VULGAR DE COBRAS-DE-DUAS-CABEÇAS, OU COBRAS-CEGAS.
AS SALAMANDRAS SÃO DA ORDEM DOS URODELOS (CAUDATA), PROVIDO DE CAUDA NA FASE ADULTA, COM UM OU DOIS PARES DE PATAS, E QUE, SEGUNDO O AMBIENTE ONDE VIVE, PODE APRESENTAR BRÂNQUIAS OU NÃO. A ÚNICA ESPÉCIE EXISTENTE NO BRASIL É A BOLITOGLOSSA AMAZÔNICA.
TIGRE
CARACTERÍSTICAS: O TIGRE-SIBERIANO É UM CAÇADOR SOLITÁRIO E NOTURNO, QUE PODE PERCORRER DISTÂNCIAS DE 10 A 20 KM NUMA SÓ NOITE. O TIGRE VIVE EM MÉDIA 20 ANOS, SENDO QUE O MACHO VIVE MENOS QUE A FÊMEA, POR ESTAREM SEMPRE EM CONFRONTO COM OUTROS MACHOS POR CAUSA DAS PRESAS. PESA 300 KG, 1 METRO DE ALTURA E 3 METROS DE COMPRIMENTO (SENDO 80 CM DE CAUDA). NA ORDEM DOS CARNÍVOROS, O ÚNICO ANIMAL QUE O ULTRAPASSA EM TAMANHO É O URSO.
ORIGINÁRIO DA SIBÉRIA ORIENTAL, HÁ 20 OU 30 MIL ANOS ANOS, PARTIU PARA A CONQUISTA DO VASTO TERRITÓRIO QUE HOJE OCUPA NO CONTINENTE ASIÁTICO. CORRE EM UMA VELOCIDADE DE ATÉ 80 KM/H E PODE SALTAR A UMA ALTURA DE 5 A 6 METROS; CONTUDO, NÃO É CAPAZ DE ESCALAR ÁRVORES.
SEU SENTIDO MAIS AGUÇADO É A AUDIÇÃO. A VISTA É TÃO FRACA QUE NÃO DISTINGUE, ALÉM DE CEM PASSOS; O OLFATO PRATICAMENTE INEXISTE. CAÇA À NOITE OU AO AMANHECER, O RESTO DO TEMPO É PARA DORMIR. GERALMENTE NÃO ATACAM O HOMEM, OS QUE O FAZEM, SÃO ANIMAIS VELHOS OU DOENTES.
ALIMENTAÇÃO: O TIGRE VIVE EM STEPES GELADAS, FLORESTAS ÚMIDAS E BOSQUES. DEVIDO À VASTA DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA, A ALIMENTAÇÃO DO TIGRE É MUITO VARIADA. EM GERAL DEVORA CERVOS E SUÍDEOS, MAS QUANDO ESTES FALTAM, ALIMENTA-SE ATÉ DE URSOS, NA SIBÉRIA, E BOVINOS, NA ÍNDIA E INDONÉSIA.
MATADOR: GRAÇAS À CAMUFLAGEM PROPORCIONADA PELA COLORAÇÃO E PELO DESENHO DE SUA PELAGEM, QUE CONFUNDE A LINHA DO CONTORNO DO SEU CORPO CONTRA A VEGETAÇÃO, O TIGRE PODE APROXIMAR-SE DE SUA PRESA SEM SER PERCEBIDO. QUANDO ESTÁ A 20 M DE DISTÂNCIA, O TIGRE SE ABAIXA E DEPOIS DE CAMINHAR QUASE SE ARRASTANDO PELO SOLO DURANTE UM TRECHO, SALTA PARA A FRENTE, TRATANDO DE MORDER O PESCOÇO DE SUA VÍTIMA ENQUANTO A IMOBILIZA PELOS OMBROS OU PELAS COSTAS. SOMENTE 5% DOS ATAQUES DO TIGRE TÊM ÊXITO. O TIGRE MATA, EM MÉDIA, ENTRE 40 E 50 PRESAS DURANTE UM ANO, O QUE EQUIVALE A UMA A CADA OITO DIAS. NO CASO DOS TIGRES COM CRIAS, ÀS QUAIS TÊM DE ALIMENTAR, O TEMPO DEDICADO À CAÇA É MAIOR. DE MÚSCULOS FORTES E ELÁSTICOS, O TIGRE É CAPAZ DE MATAR UM BÚFALO COM UMA PATADA E, AFERRANDO-O COM AS PRESAS, ARRASTÁ-LO POR CENTENAS DE METROS.
REPRODUÇÃO E GESTAÇÃO
AS FÊMEAS DOS TIGRES ATRAEM SEUS PARCEIROS EMITINDO UM RUGIDO. O NAMORO ENTRE ELES NEM A GESTAÇÃO DURA DE 103 A 105 DIAS, PODENDO NASCER 2 OU 3 FILHOTES POR VEZ. APENAS A FÊMEA CUIDA DOS FILHOTES DEPOIS QUE ELES NASCEM, MAS SE, POR VENTURA, UM MACHO ADULTO QUE ACABOU DE ABATER SUA CAÇA SE ENCONTRAR COM ALGUNS FILHOTES, MESMO QUE NÃO SEJAM SEUS, ELE DEIXA A CRIA COMER SUA CAÇA.
SEMPRE É VIOLENTO E, ÀS VEZES, PODE ASSUMIR UMA FORMA MUITO CARINHOSA.
ESPÉCIES: VIVE NA ÁSIA E A ESPÉCIE É DIVIDIDA EM DUAS SUBESPÉCIES PRINCIPAIS, O TIGRE-DA-SIBÉRIA, QUE RECEBE O NOME CIENTÍFICO DE PANTHERA TIGRIS ALTAICAE, E O TIGRE-DE-BENGALA, QUE É CLASSIFICADO COMO PANTHERA TIGRIS TIGRIS. 0 NOS ÚLTIMOS 11 ANOS. ENTRE 200 E 300 TIGRES SÃO MORTOS POR ANO NA ÍNDIA.
CAÇA: COM SEU PORTE ALTIVO, SOLTO PELA FLORESTA, FAREJANDO UMA PRESA COM SUAS ARTIMANHAS DE CAÇADOR OU DEFENDENDO SEU TERRITÓRIO, O TIGRE PARECE UMA FERA INVENCÍVEL. MAS NOS ÚLTIMOS DUZENTOS ANOS ELE FOI CAÇADO ATÉ SER PRATICAMENTE ELIMINADO DAS SELVAS. HOJE ESTÁ ENTRE OS ANIMAIS COM MAIOR RISCO DE EXTINÇÃO. EMBORA POSSAM VIVER EM CLIMAS E AMBIENTES VARIADOS, OS TIGRES NÃO CONSEGUEM CONVIVER COM O SER HUMANO. TANTOS FORAM OS TIGRES ABATIDOS PELO HOMEM, QUE DUAS SUBESPÉCIES JÁ FORAM EXTINTAS: O TIGRE-DO-CÁSPIO E O TIGRE-DE-BALI. AO TODO RESTAM CERCA DE CINCO MIL ESPÉCIES.
TIGRE BRANCO
O TIGRE TEM O CORPO COBERTO POR UMA PELAGEM CARACTERÍSTICA, LARANJA COM FAIXAS ESCURAS. O VENTRE É MAIS CLARO, ÀS VEZES BRANCO. OS TIGRES BRANCOS SÃO MAIS OU MENOS ALBINOS, MISTURAM O PRETO COM O BRANCO.
PRÉ-HISTÓRIA: O TIGRE-DENTE-DE-SABRE OU MACHAIRODUS ERA UM DOS MAMÍFEROS MAIS TERRÍVEIS DO PLEISTOCENO. OS DENTES CANINOS DE SEU MAXILAR SUPERIOR ERAM MUITO GRANDES E AGUÇADOS - ATÉ 20 CM DE COMPRIMENTO - E COM FORMA DE SABRE. ISSO LHE DAVA CORAGEM DE ATACAR E MATAR OS GRANDES MAMÍFEROS HERBÍVOROS DA ÉPOCA, COMO O MAMUTE E O MASTODONTE. FORAM ENCONTRADOS FÓSSEIS DELE NO BRASIL, DEVIDO A MIGRAÇÃO DESSES ANIMAIS.
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA
REINO: ANIMAL
SUB-REINO: METAZOÁRIOS
FILO: CORDADOS
CLASSE: MAMÍFEROS
ORDEM: CARNÍVOROS.
ORDEM: CARNÍVOROS.
FAMÍLIA:FELÍDEOS
GÊNERO: ANTHERA
ESPÉCIE: TIGRIS
URSO
CARACTERÍSTICAS: O URSO É MAMÍFERO E SE CARACTERIZA POR TER UM CORPO PESADO, A CAUDA CURTA E AS ORELHAS PEQUENAS E ARREDONDADAS. OS URSOS SÃO PLANTÍGRADOS (O CALCANHAR E A PLANTA TOCAM NO SOLO AO CAMINHAR, COMO NOS SERES HUMANOS), E OS PÉS POSTERIORES TÊM CINCO DEDOS. EMBORA SEJAM CLASSIFICADOS COMO CARNÍVOROS, AS DIFERENTES ESPÉCIES VARIAM MUITO EM SEUS HÁBITOS ALIMENTARES. TEM CARÁTER SOLITÁRIO E OS LAÇOS FAMILIARES SÓ EXISTEM ENTRE A FÊMEA E SUAS CRIAS.
TIPOS E HABITATS: PODEM OCUPAR UMA GRANDE VARIEDADE DE HABITATS, MAS A PERSEGUIÇÃO A QUE SÃO SUBMETIDOS PELOS SERES HUMANOS OS TEM RELEGADO ÀS ZONAS MAIS AFASTADAS E SELVAGENS DAS MONTANHAS E FLORESTAS EURO-ASIÁTICAS E AMERICANAS, E AO OCEANO ÁRTICO.
AS ESPÉCIES ATUAIS DE URSOS SÃO: O URSO BRANCO (OU POLAR), O URSO PARDO (FOTO ACIMA), O URSO NEGRO AMERICANO, O URSO NEGRO ASIÁTICO (OU URSO TIBETANO), O URSO MALAIO, O URSO BEIÇUDO E O URSO-DE-ÓCULOS.
PRÉ-HISTÓRIA: HAVIA UM URSO ORIGINÁRIO DA AMÉRICA DO NORTE; O AGRIOTHERIUM (ANIMAL SELVAGEM), QUE HOJE É EXTINTO, ASSIM COMO O URSUS SPELAEUS, QUE ERA UM URSO DAS CAVERNAS, E FOI O MAIOR MAMÍFERO CARNÍVORO CONHECIDO. COMPETIA COM O HOMEM PALEOLÍTICO PELA POSSE DAS CAVERNAS E MUITAS VEZES SAÍA GANHANDO.
URSO BEIÇUDO E URSO MALAIO
O URSO BEIÇUDO RECEBE ESSE NOME PORQUE SEU FOCINHO É LONGO E OS LÁBIOS, MUITO MÓVEIS, SÃO EMPREGADOS PARA CAPTURAR OS CUPINS DOS QUAIS SE ALIMENTA. HABITA AS FLORESTAS TROPICAIS DA ÍNDIA E DO SRI LANKA.
NOME CIENTÍFICO - MELURSUS URSINUS.
O URSO MALAIO TEM O PÊLO DE COR NEGRA, COM UMA MANCHA SOBRE O PEITO, DE FORMA IRREGULAR, BRANCA OU AMARELA, E SE ESTENDE DESDE A CHINA ATÉ
VEADO (MAZAMA GOUAZOUPIRA)
ESTA ESPÉCIE HABITA A REGIÃO DO PANTRETAL E SE ALIMENTA NÃO SÓ DE BROTOS (COMO O VEADO-CAMPEIRO), MAS TAMBÉM DE FLORES E FRUTOS. NOS MESES MAIS SECOS, EXISTE UMA MAIOR OFERTA DE FLORES E FRUTOS E ISTO COMPENSA A DEFICIÊNCIA NATURAL DE GRAMAS E BROTOS, DESTE PERÍODO.
APESAR DE SEREM ANIMAIS MENOS SOCIAIS QUE OS VEADOS-CAMPEIROS, É POSSÍVEL VER GRUPOS DE ATÉ 3 INDIVÍDUOS. AS DISPUTAS DE TERRITÓRIO E FÊMEAS SÃO REALIZADAS ATRAVÉS DE COMBATES, ONDE OS ADVERSÁRIOS UTILIZAM OS CHIFRES PARA PERFURAR O OPONENTE; A MANUTENÇÃO DO CHIFRE POR MAIS TEMPO, CONFERE AO MACHO UMA MAIOR VANTAGEM COMPETITIVA.
VEADO-CATINGUEIRO
(MAZAMA GOUAZOUPIRA)
CLASSE: MAMMALIA
ORDEM: ARTIODACTYLA
FAMÍLIA: CERVIDAE
NOME CIENTÍFICO: MAZAMA GOUAZOUBIRA
NOME VULGAR: VEADO-CATINGUEIRO
CATEGORIA: AMEAÇADO
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS: SUA PELAGEM É MARROM-ACINZENTADA, MAIS ESCURA NO MEIO DO DORSO E COM O VENTRE MAIS CLARO, PRÓXIMO DO BRANCO. A GARGANTA E A PARTE INFERIOR DA CAUDA SÃO ESBRANQUIÇADAS E O PESCOÇO ACINZENTADO. A TESTA TEM UM TUFO DE PELOS ESCUROS E OS CHIFRES, QUE SÓ EXISTEM NO MACHO, SÃO GALHADAS SIMPLES E RETAS, SEM RAMIFICAÇÕES, QUE ATINGEM NO MÁXIMO 12 CM DE COMPRIMENTO.
AS FÊMEAS, AO INVÉS DE CHIFRES, TEM APENAS UMA ELEVAÇÃO E SUA PELAGEM É UM POUCO MAIS CLARA QUE A DO MACHO. A MAIORIA DOS INDIVÍDUOS TEM UMA PINTA BRANCA ACIMA DOS OLHOS QUE É INEXISTENTE NAS OUTRAS ESPÉCIES. O COMPRIMENTO DO ADULTO: VARIA ENTRE 902 CM E 1,25 CM.
O PESO: PODE VARIAR ENTRE 11 A 25 KG, FICANDO GERALMENTE PRÓXIMO DOS 17 KG.
ALIMENTAÇÃO: DIETA AMPLA QUE INCLUI BROTO DE GRAMÍNEAS, LEGUMINOSAS, FRUTAS E FLORES.
BIOLOGIA E COMPORTAMENTO SOCIAL: TEM HÁBITOS NOTURNOS E DIURNOS; COSTUMA SAIR PELA MANHÃ, SOZINHO OU AOS PARES, PARA SE ALIMENTAR.
REPRODUÇÃO: SOLITÁRIO, REPRODUZ-SE EM TODOS OS MESES DO ANO E PRESSENTE A FÊMEA A GRANDE DISTÂNCIA. ELES FICAM JUNTOS POR UMA OU DUAS SEMANAS E, APÓS UMA GESTAÇÃO DE APROXIMADAMENTE 206 DIAS, A FÊMEA TEM UM ÚNICO FILHOTE QUE PESA CERCA DE 500 G. A PELAGEM DO FILHOTE É MARROM, SALPICADA DE PINTAS BRANCAS DISTRIBUÍDAS PELOS FLANCOS.
PREDADORES: CACHORRO DOMÉSTICO, CACHORRO-DO-MATO E FELINOS, COMO ONÇAS.
LONGEVIDADE: MÉDIA DE 20 ANOS.
HABITAT: MATAS DENSAS QUE MARGEIAM OS RIOS. PODE SER ENCONTRADO TAMBÉM EM CAMPOS ABERTOS ONDE EXISTE MATAS PRÓXIMA
XIMANGO
CARACTERES GERAIS: O XIMANGO É ENCONTRADO EM TODO TIPO DE TERRENO ONDE A VEGETAÇÃO NÃO SEJA MUITO ALTA, DAS REGIÕES COSTEIRAS ÀS PLANÍCIES DOS PAMPAS. SÃO TAMBÉM ENCONTRADOS EM BOSQUES DESPROVIDOS DA VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA. HABITAM DESDE O NÍVEL DO MAR ATÉ UMA ALTITUDE INFERIOR A MIL METROS.A NIDIFICAÇÃO PODE SER SEPARADAMENTE OU EM COLÔNIAS. A SENDO O MÊS DE OUTUBRO O DE MAIOR
PRODUÇÃO:CONSTROEM SEUS NINHOS SOBRE A VEGETAÇÃO, E A PREFERÊNCIA PELA ESPÉCIE OU LOCALIZAÇÃO NÃO PARECEM TER IMPORTÂNCIA. CADA POSTURA CONSISTE EM DOIS OU TRÊS OVOS.
PRODUÇÃO:CONSTROEM SEUS NINHOS SOBRE A VEGETAÇÃO, E A PREFERÊNCIA PELA ESPÉCIE OU LOCALIZAÇÃO NÃO PARECEM TER IMPORTÂNCIA. CADA POSTURA CONSISTE EM DOIS OU TRÊS OVOS.
POSTURA OCORRE A PARTIR DE SETEMBRO, A INCUBAÇÃO DURA DE 26 A 32 DIAS. DEPOIS DE CINCO SEMANAS OS PINTINHOS DEIXAM O NINHO. O CASAL COMPARTILHA DAS RESPONSABILIDADES NOS CUIDADOS DO NINHO: CONSTRUÇÃO, DEFESA, CHOCO E ALIMENTAÇÃO DOS PINTAINHOS
ALIMENTAÇÃO: É UMA AVE RAPINANTE QUE PREFERENCIALMENTE SE ALIMENTA DE CARNIÇA, EMBORA POSSA ATACAR ANIMAIS QUE PERCEBA FERIDOS OU DOENTES, INCLUINDO OVELHAS E ATÉ MESMO CAVALOS. OPORTUNISTA, PODE USAR A FORÇA DO GRUPO PARA ATACAR QUALQUER PRESA.
DESCRIÇÃO: AS FÊMEAS SÃO LIGEIRAMENTE MAIORES QUE OS MACHOS.
PESO: PESANDO CERCA DE 300 GRAMAS. O PESO DOS MACHOS É LIGEIRAMENTE ABAIXO: 290 GRAMAS.
PESO: PESANDO CERCA DE 300 GRAMAS. O PESO DOS MACHOS É LIGEIRAMENTE ABAIXO: 290 GRAMAS.
TAMANHO: VARIA DE 37 A 43 CM.
TÊM COLORAÇÃO OCRÁCEA E CREME, UMA MANCHA CLARA EM CADA ASA, E LADO VENTRAL BRUNO-AMARELADO COM ESTRIAS LONGITUDINAIS ESCURAS.
DIFERENCIAM-SE DOS SEUS "PARENTES" MILVAGO CHIMACHIMA (GAVIÃO-CARRAPATEIRO), POIS SUAS PENAS SÃO MARRONS COM AS FRANJAS MAIS CLARAS. A PARTE INFERIOR DAS ASAS SÃO DE TONALIDADE CASTANHA, COM MANCHAS ESCURAS
SUB-ESPÉCIES: MILVAGO CHIMANGO CHIMANGO: BRASIL, PARAGUAI, URUGUAI, BOLÍVIA, NORTE E CENTRO DO CHILE, NORTE E CENTRO DA ARGENTINA. SUA PLUMAGEM É MAIS CLARA (COSTAS COR CAFÉ-CANELA COM BORDAS ESBRANQUIÇADAS; GARGANTA, PEITO, ABDOME E VENTRE CAFÉ CLARO; CABEÇA CAFÉ ESCURO; ASAS CAFÉ ESCURO COM FRANJA ESBRANQUIÇADA, OLHOS CASTANHOS; O BICO COR DE OSSO, COM A BASE MAIS CLARO. NO CHILE, É UMA DAS AVES MAIS ABUNDANTES.
ZEBRA
NOME COMUM: ZEBRA DE GRANT
NOME EM INGLÊS: ZEBRA
NOME CIENTÍFICO: EQUUS BURCHELLI
FILO: CHORDATA
CLASSE: MAMMALIA
ORDEM: PERISSODACTYLA
FAMÍLIA: EQUIDAE
COMPRIMENTO: 2,4 M
ALTURA DO QUARTO DIANTEIRO: 1,5 M
PESO: 250 A 320 KG
VIDA MÉDIA: 20 A 30 ANOS
O CAÇADOR, DE TOCAIA, PREPARA-SE PARA ALVEJAR ESTA CAÇA APARENTEMENTE FÁCIL. MAS A ZEBRA JÁ PRESSENTIU O PERIGO E DISPARA A GALOPE. O QUE A SALVA NÃO É SÓ A VELOCIDADE, QUE ÀS VEZES ATINGE 60 QUILÔMETROS POR HORA, MAS TAMBÉM AS LISTRAS BRANCAS E PRETAS QUE TORNAM DIFÍCIL DISTINGUIR SUA SILHUETA ENQUANTO CORRE. À NOITE, SUA PELE LISTRADA CONFUNDE-SE COM AS SOMBRAS DA VEGETAÇÃO, AJUDANDO-A A ESCAPAR DOS LEÕES. A ZEBRA É ENCONTRADA NA ÁFRICA, DO SAARA À RODÉSIA. POUCO EXIGENTE EM MATÉRIA DE COMIDA, ELA SE CONTENTA COM O CAPIM RALO QUE CRESCE NESSAS REGIÕES SEMI-ÁRIDAS. VIVE EM GRUPOS DE ATÉ 20 MEMBROS, LADO A LADO COM OS GNUS, BÚFALOS E AVESTRUZES. TODOS ESSES ANIMAIS CONVIVEM HARMONIOSAMENTE.
A FÊMEA DÁ A LUZ A UM SÓ POTRINHO, APÓS UM PERÍODO DE GESTAÇÃO DE UM ANO APROXIMADAMENTE. SE CAPTURADA CEDO, A ZEBRA É FÁCIL DE DOMESTICAR. NA INGLATERRA FOI FEITO ACASALAMENTO DE ZEBRA COM CAVALO. OS ANIMAIS RESULTANTES TÊM A DUPLA VANTAGEM DE RESISTÊNCIA AO FRIO E IMUNIDADE À DOENÇA DO SONO. ATUALMENTE, RESTAM TRÊS ESPÉCIES DE ZEBRA: A ZEBRA-DE-GREVY, A ZEBRA DA MONTANHA E A ZEBRA-DE-GRANT.
AS ZEBRAS HABITAM UMA GRANDE REGIÃO, QUE VAI DA ZONA CENTRAL DO CONTINENTE AFRICANO ATÉ AO EXTREMO SUL DO MESMO.
JUNTAMENTE COM O GNU, É DOS ANIMAIS MAIS BEM SUCEDIDOS DA SAVANA AFRICANA. EXISTEM ÀS CENTENAS DE MILHAR, ESPALHADOS POR VÁRIOS PAÍSES, E NEM AS GUERRAS QUE DURANTE DEZENAS DE ANOS MARTIRIZARAM ESTA ZONA CONSEGUIRAM PÔR EM RISCO A SUA SOBREVIVÊNCIA.
AS ZEBRAS SÃO HERBÍVOROS QUE VIVEM EM GRADES MANADAS, PASTANDO LIVREMENTE PELA SAVANA. SÃO DAS PRESAS MAIS APETECÍVEIS PARA LEÕES, HIENAS E CÃES SELVAGENS.
AS RISCAS DAS ZEBRAS SÃO CARACTERÍSTICAS DE CADA ANIMAL, SÃO COMO UMA IMPRESSÃO DIGITAL QUE IDENTIFICA CADA INDIVÍDUO DA ESPÉCIE. ESTAS RISCAS SERVEM COMO CAMUFLAGEM PARA OS PREDADORES UMA VEZ QUE, QUANDO A MANADA ESTÁ EM MOVIMENTO, AS RISCAS DESTES ANIMAIS PROVOCAM ILUSÃO DE ÓPTICA AOS PREDADORES QUE NÃO CONSEGUEM ASSIM IDENTIFICAR E ISOLAR UM ANIMAL. MESMO ASSIM, SÃO CAÇADAS AOS MILHARES NA SAVANA AFRICANA, PRINCIPALMENTE NAS EMBOSCADAS MONTADAS PELAS LEOAS, QUE APANHAM CADA ANIMAL QUE PASSA NA SUA ZONA E NÃO O PERSEGUE INDIVIDUALMENTE.
TODOS OS ANOS AS ZEBRAS SENTEM O APELO DA GRANDE VIAGEM PELO SERENGUETI. QUANDO CHEGA A ALTURA DESSE EMPREENDIMENTO, JUNTAM-SE ÀS CENTENAS DE MILHAR E, JUNTAMENTE COM OS GNUS, PARTEM PARA A GRANDE CAMINHADA PARA NORTE, EM BUSCA DE ÁGUA E PASTOS MAIS VERDES ONDE PODEM COMER MELHOR, QUER EM QUANTIDADE, QUER EM QUALIDADE.
ALGUMAS, SÃO VÍTIMAS DOS PREDADORES TERRESTRES, OUTRAS, SÃO VÍTIMAS DA LONGA VIAGEM, E OUTRAS AINDA, DOS CROCODILOS. ESTES, AVISADOS PELO TROAR DE MILHARES DE ANIMAIS EM APROXIMAÇÃO, ESTÃO EM ALERTA, E SE A MAIORIA DAS SUAS VÍTIMAS SÃO GNUS, TAMBÉM ALGUMAS ZEBRAS SÃO APANHADAS NA MATANÇA QUE OS CROCODILOS FAZEM NESTA ALTURA.
AS ZEBRAS TÊM UMA GESTAÇÃO DE APROXIMADAMENTE 360 DIAS, DA QUAL NASCE POR NORMA UMA ÚNICA CRIA. SÓ MUITO RARAMENTE ACONTECEM PARTOS MÚLTIPLOS.
UMA ZEBRA PODE MEDIR 2,20 M, TER 1,40 M DE ALTURA E PESAR MAIS DE 200 KG. A SUA ESPERANÇA DE VIDA RONDA OS 30 ANOS.
Publicado em 17/02/2014
por JoanaAlves
Nenhum comentário:
Postar um comentário