terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

PLANO DE AULA COM ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

Duração: 45 minutos 
Faixa etária: 5 anos
Realidade socioeconômica: Alunos com necessidades educacionais especiais. 
JUSTIFICATIVA
As mudanças paradigmáticas observadas no cenário educacional recente têm contribuído significativamente para o reconhecimento e o respeito às diversidades individuais dentro do ambiente escolar. Ao focarmos nosso olhar para os alunos portadores de necessidades educativas especiais, constatamos que vários são estudos e as ações que apontam para a inclusão e a valorização desses alunos nas diversas disciplinas do currículo escolar. 
Desse modo, desde que sejam respeitadas suas capacidades e limitações, os alunos poderão desenvolver qualquer ação pedagógica que lhes sejam apresentadas.
Nesse contexto, pensamos que a Educação Física, como uma das disciplinas do currículo que contribui para desmistificar o preconceito à diversidade, através de vivências psicomotoras e socioculturais, pode contribuir, no sentido de proporcionar o reconhecimento das potencialidades e a ampliação das possibilidades corpóreas desse aluno.
No caso dos alunos com necessidades educativas especiais, a relação ensino-aprendizagem se dá através, principalmente, da experiência sensível, onde o aluno começa a organizar e relacionar o conhecimento a partir das referências sensoriais que lhes são devidamente proporcionadas. 
Neste contexto, enfim, acreditamos que a Educação Física exerce papel imprescindível para um melhor atendimento e desenvolvimento das potencialidades motoras, cognitivas , afetivas e sociais destes alunos “especiais”.
OBJETIVO GERAL 
O trabalho a ser desenvolvido com os alunos portadores de necessidades educacionais especiais tem como objetivo geral proporcionar a esse aluno a identificação das diferenças e semelhanças entre os conteúdos tratados: o jogo e a dança, e é a partir daí, que o aluno possa estabelecer relações diretas com o seu dia-a-dia e aos valores sociais estabelecidos. 
OBJETIVO ESPECÍFICO: JOGO:
Para este conteúdo, fazer com que os alunos identifiquem na dinâmica proposta, através de gestos ou verbalização, os principais elementos presentes e que os relacionem cognitivamente às práticas de sua realidade social. 
DANÇA:
Identificar e associar, através de gestos verbalização, os ritmos musicais tratados em aula, associando-os aos eventos festivos do dia-a-dia na comunidade e na escola. deste meio. Fazer com que o aluno relacione esta prática à sua realidade social. 
CONTEÚDOS
Para a seleção dos conteúdos a serem tratados com os alunos observa-se, primeiramente, a adequação dos mesmos às possibilidades sócio-cognoscitivas dos alunos, a partir daí, a opção que se fez foi pelo Jogo, a Dança.
RECURSOS MATERIAIS
Além da instalação esportiva (quadra), serão utilizados os seguintes materiais: Apito, Bolas variadas, Elástico, rede para futebol, Cones, Cordas, Arcos, Pinos, Jornais, CDs e Som.
SITUAÇÃO DIDÁTICA (METODOLOGIA)
Entendendo a aula como sendo um espaço, intencionalmente organizado, para facilitar as relações que levem a uma melhor apreensão do conhecimento pelo aluno, serão desenvolvidos procedimentos teórico-metodológicos para possibilitar uma melhor e mais fácil apropriação significativa dos conteúdos tratados e dos valores que estão intrínsecos a cada um deles. Minha proposta consiste em: 
Exposição teórica-prática do conteúdo a ser tratado em cada aula com o resgate, a cada início de aula do conhecimento dos alunos a cerca dos referidos temas; 
Adequação de linguagem acessível ao nível de conhecimento dos alunos, evitando o máximo possível o exagero de informações;
Buscar sempre, através de estímulos positivos e motivadores, a participação de todos nas atividades propostas, respeitando sempre suas limitações.
Oportunizar aos alunos para que estes identifiquem as possíveis diferenças e semelhanças dos conteúdos tratados;
Estimular, em alguns momentos da aula, a autonomia dos alunos para que estes possam mostrar seu conhecimento a cerca da atividade proposta;
Durante a execução das atividades, sempre que possível enfatizar outros conhecimentos relacionados àquela atividade como cor, forma, tamanho de objetos, posicionamentos, direção, que estimulem sua aprendizagem cognitiva;
Ao final de cada aula, estimular os alunos para que possam fazer uma recapitulação ou resgate da atividade que fora executada.
AVALIAÇÃO
O que se busca no processo avaliativo com os alunos é, primeiramente, a participação e a integração de todos durante a aula, seja essa participação parcial ou integral, dada às limitações individuais de alguns alunos. A partir daí, conduzi-los a uma aprendizagem dos conteúdos, sendo esta verificada através da participação e do envolvimento dos alunos, da identificação, por meio de gestos e verbalizações, das principais características da atividade proposta e também do reconhecimento das semelhanças e diferenças entre os conteúdos tratados.
BIBLIOGRAFIA
CADERNOS DE EDUCAÇÃO. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDBEN – CNTE: 2. ED, N. 3, mar. 1997 COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992. 
LAZER, Atividade Física e Esporte para Portadores de Deficiência. – Brasília: SESI-DN: Ministério do Esporte e Turismo, 2001. MELO, José Pereira. O Ensino da Educação Física para Deficientes Visuais. RBCE. V.25, p.117-129, mai. 2004 PROPOSTA PEDAGÓGICA 
PROPOSTA PEDAGÓGICA. Escola Especial Ulisses Pernambucano. Recife: 2004
RODRIGUES, David. A Educação Física perante a Educação Inclusiva: reflexões conceptuais e metodológicas. Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física. V .24, p.73-81 s/d.
RODRIGUES, Graciele Massoli. Demarcações Sociais e as Relações Didáticas na Escola: Considerações acerca da inclusão. RBCE. V.25, p.43-56, mai. 2004


Nenhum comentário:

Postar um comentário