A função da escola na sociedade moderna é analisar o conjunto de forças que atuam interna e externamente no sentido de definir os objetivos, é importante considerar o atual contexto da vida social e cultural que ela deve se reportar.
A escola como uma organização complexa cujo principal objetivo é a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino. Embora todas as escolas tenham uma estrutura formal semelhante, não é novidade para ninguém que o ambiente interno de cada uma é único, podendo ser considerado como sua identidade.
É importante ressaltar que a atual realidade educacional brasileira resulta da Evolução econômica, política e social do país, decorrente de mudanças de sua estrutura econômica, as quais acabaram por desencadear transformações no regime político e na estrutura social brasileira nos diferentes momentos de sua história.
A organização humana na escola e dimensão interna, a análise da estrutura interna da escola revela uma dinâmica· própria, fruto das relações sociais que se estabelecem em torno de um tarefa e são matizadas por sentimentos, atitudes, valores dos participantes individualmente ou em grupos menores.
A interação entre os participantes da unidade escolar e o relacionamento que em razão do desempenho dos diversos papéis de que se compõe o pedagógico, geram um tempo contínuo de interação, definindo, de forma particular, o perfil de cada unidade. A estrutura das relações sociais do ponto de vista e que faz com que todas as escolas sejam semelhantes. Por isso é importante conhecer essa dimensão interna da organização escolar, para que possamos compreender e estar melhor preparados para liderar um grupo.
Os seres humanos estão sempre fazendo alguma coisa ou mesmo realizando mais de uma atividade de cada vez. Em qualquer momento podemos mudar de atitude e começar a fazer outra coisa.
A organização humana na escola e dimensão interna, a análise da estrutura interna da escola revela uma dinâmica· própria, fruto das relações sociais que se estabelecem em torno de um tarefa e são matizadas por sentimentos, atitudes, valores dos participantes individualmente ou em grupos menores.
As pessoas são diferentes umas das outras, reagem de formas diferentes em situações semelhantes, pensam de modo próprio a respeito dos problemas, enfrentam dificuldades diferentemente umas das outras. Ao ingressar num grupo de trabalho, cada participante já traz consigo uma história de vida e experiências passadas, conhecimentos, ansiedades, e ajustam aos grupos, no desempenho do papel que lhes é atribuído.
A estrutura formal da escola é conhecida de todos nós. Conhecemos os cargos existentes nas unidades escolares no sistema escolar como um todo, as diversas instâncias administrativas, meios de controle de desempenho, a estrutura de carreira do magistério e as exigências, em cada sistema, para a ocupação de cargos.
A escola é uma organização social cujos objetivos são definidos em função das necessidades da sociedade a que se presta serviços. Essa estrutura formal baseia-se na divisão racional e legal do trabalho pedagógico com uma definição clara de papéis, os quais devem ter desempenhos de indivíduos especialmente preparados, que devem obedecer a regras comportamentais procedimentos preestabelecidos. Evidentemente, existe um sistema apresentado por leis, normas, regulamentos, que garante o cumprimento dos papéis, de modo que
Além da autoridade e dos níveis de competência formalmente estabelecido, e é necessário analisar as relações da autoridade na sua natureza e suas implicações na produtividade do grupo.
Uma organização pode ser eficiente sem ser eficaz, mas não pode eficaz sem ser eficiente. Para garantir a eficiência, as organizações estruturam-se internamente, estabelecendo regras, normas e procedimentos, hierarquia de autoridade, papéis, de modo que consiga, por meio da racionalidade administrativa, o máximo de produção e rendimento.
A autoridade e poder nas organizações escolares, tentam mostrar que a escola tem uma estrutura racional, preestabelecida, baseada e hierarquia de autoridade. A autoridade formal, delimitada por normas e regulamentos podem estar relacionadas ao papel de cada participante na execução da tarefa que lhe é atribuída.
Para atingir a eficácia, compete à organização não apenas ser eficiente, mas também ter objetivos claros, reconhecido por todos os participantes, e conseguir ações coletivas de tal modo que esses objetivos sejam alcançados.
A escola é uma organização complexa, cujos objetivos são muitas vezes ambíguos e paradoxais, e que, por sua natureza, deve relacionar continuamente com o ambiente externo, é essencial considerar a problemática da liderança do gestor educacional para a condução do grupo na direção dos objetivos pretendidos. Em relação ao projeto pedagógico próprio, em trabalho participativo, a expectativa é de que o diretor desenvolva competências para atuar nesse contexto, conhecendo a organização escolar e sua função na sociedade moderna sendo capaz de interagir com o grupo humano da escola para a consecução eficaz dos objetivos.
As funções desse administrador variam de um sistema para outro, têm em comum e incluirão sempre o planejamento e coordenação de programas de relações públicas; manutenção de regimentos do pessoal escola; coordenação de atividades e recursos didáticos para a aprendizagem; supervisão do pessoal profissional; aquisição de suprimento e equipamento necessário.
Muitos de nós professores ainda temos no imaginário a figura do diretor como autoridade máxima ora, profundo conhecedor da legislação escolar, severo no cumprimento normas e última instância de recurso em situações de conflito, e em conflitos disciplinares, quando os professores já não conseguem o domínio sobre seus alunos. Esperamos que ele resolva problemas de natureza administrativa e viabilize todos os meios para que os professores, verdadeiros especialistas nos respectivos campos de atuação, realizem seu trabalho.
A liderança é uma variável da conjunção de três outras variáveis dependente da conjunção de três outras variáveis.
Essas variáveis são:
· O indivíduo, que traz para o grupo sua personalidade e caráter, sua maneira de ser e sua capacidade de realizar, seus conhecimentos e experiências, anteriores sua capacidade de se comunicar, enfim, seus atributos pessoais.
· O grupo, no qual o líder ocupa uma posição proeminente exerce influência, destacando-se como um membro que atua com objetivo de conduzir esse grupo à consecução de suas necessidades e perceber canalizar as energias do grupo na direção desejada.
· A situação, caracterizada pela natureza da tarefa por suas condições físicas de realização da cultura, do conteúdo e dos costumes.
Compreender o processo de liderança, identificar fatores que interferem negativamente no exercício da liderança conhecer como se estabelecem os padrões de liderança nas relações entre e os indivíduos e grupos, compreender quais são as funções do líder.
A liderança é um processo dinâmico, de natureza que permite-nos concluir que todo homem é chefe. Não existe um só individuo cujo papel seja obedecer sempre, que não tenha oportunidade de exercer autoridade por menor que seja.
A liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.
Para os gestores devido ao papel fundamental que os líderes representam na eficácia do grupo e da organização. Os líderes são responsáveis pelo sucesso ou fracasso da organização. Liderar não é uma tarefa simples.
Pelo contrário. Liderança exige paciência disciplina, humildade, respeito e compromisso, pois a organização é um ser vivo, dotado de colaboradores dos mais diferentes tipos. Liderar, de uma forma bem clara, pode ser entendida como a gestão eficaz e eficiente das pessoas de uma equipe, para que se atinja os objetivos propostos pela organização. Qualquer pessoa que aspire a ser um líder eficaz deve também se conscientizar de praticar e desenvolver suas habilidades de liderança.
EEA organização utiliza pessoas para que, com o seu trabalho, permitam-lhe consecução de seus objetivos. A escola como uma organização social que tem como objetivo a educação escolar, conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Ao desempenharem suas funções, os indivíduos aproximam-se mais ou se afastam simpatias, afinidades, interesses comuns, proximidade física, semelhanças tarefas constituindo grupos.
Esses grupos, ditos informais tem uma existência real e influem no desempenho da organização como um todo. Encontramos dois tipos de grupo: os formais e os informais decorrem das exigências técnicas de uma dada tarefa, as quais determinarão a reunião de pessoas em função de cargos e especializações organização.
Os segundos surgem da convivência entre as pessoas, os naturais e respondem às necessidades sociais dos indivíduos. Consequência de um desígnio deliberado. A vulnerabilidade de um lado para firmar determinadas posições, fazer reivindicações e expor ideias e pensamentos é compensada pelo apoio do grupo, quando outras pessoas partilham das mesmas posturas.
Assim, o indivíduo sente-se protegido no grupo. Na verdade, crescem em decorrência de interesses comuns e relações de amizade. os indivíduos buscam nos grupos satisfações pessoais, como segurança, proteção, amizade, estima. .
Atualmente, o conceito de equipe vem recebendo muito destaque na maioria das organizações.
A liderança vem acontecendo cada vez mais no contexto das equipes. As equipes estão sendo introduzidas no mundo inteiro como meio para aumentar a produtividade, a qualidade e a satisfação do trabalhador.
Os grupos informais são conduzidos por líderes informais, os quais não tem autoridade formalmente estabelecida nem ocupam cargos de chefia. Têm apoiada em outras bases, como capacidade para se comunicar e capacidade para incorporar os valores do grupo, constituindo-se um representante vivo interesse da instituição. Esses líderes são seu porta-voz. Se, ao contrário, os grupos surgirem para opor-se ou combater a instituição, certamente eles as representarão. Existem fatores que influenciam na organização dos grupos e não podem ser ignorados por aqueles que se destinam a funções de liderança, pois a consideração desses fatores poderá influir no estabelecimento do estilo adequado de liderança.
A função que um gestor escolar deve exercer é a de liderança em seu contexto de trabalho para que obtenha dos demais participantes o máximo de participação e envolvimento na realização dos objetivos da escola.
O diretor controla a papelada, assina documentos, mantém a disciplina, fiscaliza o cumprimento de horários, recebe pais e outras visitas, responsabiliza-se pelo cumprimento das leis e dos regulamentos na escola, preside as reuniões, representa a escola em público, verifica se todos cumprem suas obrigações.
O papel do gestor escolar é muito mais complexo do que o escrito nos manuais de procedimentos e regulamentos da escola, que dão suporte a sua estrutura formal.
O gestor escolar como um indivíduo que ocupa uma posição de estrutura interna da escola, cujo papel está formalmente delimitado por normas e regulamentos racionalmente estabelecidos.
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