terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

O ESTUDO DOS AMBIENTES PODE SER UMA GRANDE AVENTURA

Tradicionalmente, a escola costuma tratar de alguns componentes do ambiente, como a água, o ar e a terra.  Ou costuma estudar a classificação dos seres vivos, como as plantas e os animais.  “Recursos naturais” é outro tema frequente, atualmente abordado sob a ótica da poluição e do esgotamento físico (como a água e o ar e entre os seres humanos e o ambiente estudado).
Para compreender um ambiente a partir dessas relações, é preciso ir além de uma abordagem descritiva.
Na perspectiva atual, o estudo dos ambientes pode ser realizado sob um enfoque ecológico.  Nesse sentido, o estudo da natureza se basearia nas relações dos seres vivos entre si e com ambiente em que vivem, além das modificações mútuas resultantes dessas interações.
Dentro dessa mesma perspectiva devem ser encarados os estudos sobre a água, o ar e o solo.  O mais indicado seria aprofundar as informações sobre esses componentes ao estudar um ambiente mais amplo, como as florestas tropicais, a Caatinga ou o Pantanal.  Dessa forma, os alunos podem aprender sobre os estados físicos da água e observar a maior ou menor presença desse elemento em diversos ambientes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário