Tradicionalmente, a escola costuma tratar de alguns componentes do ambiente, como a água, o ar e a terra. Ou costuma estudar a classificação dos seres vivos, como as plantas e os animais. “Recursos naturais” é outro tema frequente, atualmente abordado sob a ótica da poluição e do esgotamento físico (como a água e o ar e entre os seres humanos e o ambiente estudado).
Para compreender um ambiente a partir dessas relações, é preciso ir além de uma abordagem descritiva.
Na perspectiva atual, o estudo dos ambientes pode ser realizado sob um enfoque ecológico. Nesse sentido, o estudo da natureza se basearia nas relações dos seres vivos entre si e com ambiente em que vivem, além das modificações mútuas resultantes dessas interações.
Dentro dessa mesma perspectiva devem ser encarados os estudos sobre a água, o ar e o solo. O mais indicado seria aprofundar as informações sobre esses componentes ao estudar um ambiente mais amplo, como as florestas tropicais, a Caatinga ou o Pantanal. Dessa forma, os alunos podem aprender sobre os estados físicos da água e observar a maior ou menor presença desse elemento em diversos ambientes.
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