CHAMADA COM FOTO
Idade: A partir de 1 ano e
meio.
Tempo: 30 minutos.
Espaço: sala de aula.
Material: Cartolina ou papel
cartão, foto individual das crianças, caneta hidrográfica fina e plástico de
fichário.
Objetivo: Conhecer o colega.
Preparação: Em pedaços de
cartolina ou papel cartão, escrever o nome de cada criança em letra bastão
maiúscula e cole uma foto dela.
Descrição: Coloque todos os
cartões sobre uma mesa ou no chão, com a foto e o nome virado para baixo. Uma
criança por vez pega um cartão e entrega ao colega que aparece na foto.
O
professor diz então o nome da criança descoberta para estimular o
reconhecimento dela pelo grupo.
Outro
modo de realizar a atividade é deixar os cartões espalhados sobre a mesa com a
foto para cima.
Peça
para cada criança pegar um cartão no painel da chamada, uma espécie de sapateira
com bolso transparentes, que pode ser feito sobre uma base de papel-cartão.
Vire
essa atividade colocando a foto da criança com o animal de estimação, alguém da
família, brinquedos preferidos e tec.
Como
se trata de uma chamada é possível repetir essa atividade diariamente, quando
todas as crianças estiverem presentes,durante os primeiros meses do ano letivo.
CADÊ? ACHOU
Idade: A partir de 1 ano e
meio.
Tempo: Enquanto durar o
interesse da turma.
Espaço: Sala de aula.
Material: Bambolê com faixas
de tules de diversas cores (o comprimento das faixas deve ser o mesmo da altura
do pé direito da sala
Objetivo: ajudar a criança a
elaborar a ausência temporária da família.
Descrição: Pendure firmemente o
bambolê no teto da sala de modo qu as faixas cheguem ao chão.
As
crianças vão brincar de esconder atrás delas e entre elas, segurá-las para
cobrir parte do corpo e esconder os colegas.
Com
isso, vão descobrir que a ausência do outro é temporária e que eles sempre
reaparecem.
PERCEPÇÃO CORPORAL
Idade: A partir de 1 ano.
Tempo: 15 a 30 minutos.
Espaço: Sala ampla ou jardim.
Material: Colchonetes ou
tapetes de vinil para colocar sobre o chão ou gramado.
Objetivo: Relaxar; Estimular o
sentido do tato e o autoconhecimento corporal; Descobrir o prazer no movimento.
Descrição: Estimular as
crianças a deitar em diferentes posições para perceber partes do corpo do seu
corpo.
Faça
algumas perguntas como:
·
O
que está encostando-se ao chão?
·
Quem
está sentido a perna?
·
Quem
está com o braço todo apoiado?
·
Quem
está com as pernas esticadas?
·
Quem
está de barriga para baixo?
FAZ DE CONTA
Idade: A partir de 2 ano.
Tempo: 1 hora.
Espaço: Sala de aula ou área
aberta.
Material: Fantasias diversas,
roupas do cotidiano de crianças e adultos, panos e retalhos de diversos
tamanhos, chapéu, perucas, adereços, fantoches, blocos de espuma e almofadas.
Objetivo: Canalizar a
agressividade natural para a experiência lúdica.
Descrição: Estimular a
brincadeira com figuras como um lobo ou um monstro. No faz de conta, a criança
enfrenta aquilo que gera medo, sentimento muito ligado á agressividade. Os
outros materiais podem ser usados para fazer cabanas ou muros para se proteger. Professor poderá entra na brincadeira sempre
que sentir a necessidade de interferir, como no momento em que perceber algum
conflito. As crianças devem expressar o medo e a agressividade, sem se machucar
ou bater no outro.
BRINCADEIRA DE
MASSINHA
Idade: 1 ano a 3 anos.
Tempo: 10 a 20 minutos.
Espaço: sala de aula.
Material: farinha, água, anilina
comestível, copos e forminhas com desenhos variados.
Objetivos: Experimentar as
transformações e plasticidade do material, observar diferenças de cores e
texturas.
Preparação: Faça a massinha em
sala de aula, co a participação das crianças, misturando todos os ingredientes
em uma tigela. Elas podem colocar a anilina, observando a mistura da cor na
massa branca. Amasse bem até que fique boa para modelar. Conserve a em um saco
plástico para reutilizar outras vezes.
Descrição: estimule as crianças
a manipular a massa livremente, com ou sem o auxilio das formas.
UM NOVO JEITO DE OLHAR
Idade: 1 ano a 3 anos.
Tempo: 10 a 20 minutos por
dia, numa seqüência de vários dias.
Espaço: sala de aula.
Material: Folha grande de
papel Kraft, giz de cera grande ou lápis de cor grosso.
Objetivo: Desenhar em
diferentes ângulos e posições corporais, desenvolver a coordenação motora (
dependendo da posição do papel, a criança terá de se deitar, ficar de pé etc.),
estimular a espontaneidade e a criatividade.
Descrição: A cada dia, prenda a folha de papel em um
local e uma posição diferente sobre a mesa, na horizontal, na parede, na
vertical, sobre uma rampa inclinada, embaixo da mesa, obrigando as crianças a
se arrastarem para desenhar. O papel deve ser grande e colocado em local de
fácil movimentação para permitir a participação coletiva.
publicado dia 17/02/2014
por: JoanaAlves
Nenhum comentário:
Postar um comentário