segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

ATIVIDADE PARA BERÇÁRIO

 
CHAMADA COM FOTO

Idade: A partir de 1 ano e meio.
Tempo: 30 minutos.
Espaço: sala de aula.
Material: Cartolina ou papel cartão, foto individual das crianças, caneta hidrográfica fina e plástico de fichário.
Objetivo: Conhecer o colega.
Preparação: Em pedaços de cartolina ou papel cartão, escrever o nome de cada criança em letra bastão maiúscula e cole uma foto dela.
Descrição: Coloque todos os cartões sobre uma mesa ou no chão, com a foto e o nome virado para baixo. Uma criança por vez pega um cartão e entrega ao colega que aparece na foto.
O professor diz então o nome da criança descoberta para estimular o reconhecimento dela pelo grupo.
Outro modo de realizar a atividade é deixar os cartões espalhados sobre a mesa com a foto para cima.
Peça para cada criança pegar um cartão no painel da chamada, uma espécie de sapateira com bolso transparentes, que pode ser feito sobre uma base de papel-cartão.
Vire essa atividade colocando a foto da criança com o animal de estimação, alguém da família, brinquedos preferidos e tec.
Como se trata de uma chamada é possível repetir essa atividade diariamente, quando todas as crianças estiverem presentes,durante os primeiros meses do ano letivo.

CADÊ? ACHOU
Idade: A partir de 1 ano e meio.
Tempo: Enquanto durar o interesse da turma.
Espaço: Sala de aula.
Material: Bambolê com faixas de tules de diversas cores (o comprimento das faixas deve ser o mesmo da altura do pé direito da sala
Objetivo: ajudar a criança a elaborar a ausência temporária da família.
Descrição: Pendure firmemente o bambolê no teto da sala de modo qu as faixas cheguem ao chão.
As crianças vão brincar de esconder atrás delas e entre elas, segurá-las para cobrir parte do corpo e esconder os colegas.
Com isso, vão descobrir que a ausência do outro é temporária e que eles sempre reaparecem.

PERCEPÇÃO CORPORAL
Idade: A partir de 1 ano.
Tempo: 15 a 30 minutos.
Espaço: Sala ampla ou jardim.
Material: Colchonetes ou tapetes de vinil para colocar sobre o chão ou gramado.
Objetivo: Relaxar; Estimular o sentido do tato e o autoconhecimento corporal; Descobrir o prazer no movimento.
Descrição: Estimular as crianças a deitar em diferentes posições para perceber partes do corpo do seu corpo.
Faça algumas perguntas como:
·                    O que está encostando-se ao chão?
·                    Quem está sentido a perna?
·                    Quem está com o braço todo apoiado?
·                    Quem está com as pernas esticadas?
·                    Quem está de barriga para baixo?


FAZ DE CONTA
Idade: A partir de 2 ano.
Tempo: 1 hora.
Espaço: Sala de aula ou área aberta.
Material: Fantasias diversas, roupas do cotidiano de crianças e adultos, panos e retalhos de diversos tamanhos, chapéu, perucas, adereços, fantoches, blocos de espuma e almofadas.
Objetivo: Canalizar a agressividade natural para a experiência lúdica.
Descrição: Estimular a brincadeira com figuras como um lobo ou um monstro. No faz de conta, a criança enfrenta aquilo que gera medo, sentimento muito ligado á agressividade. Os outros materiais podem ser usados para fazer cabanas ou muros para se proteger.  Professor poderá entra na brincadeira sempre que sentir a necessidade de interferir, como no momento em que perceber algum conflito. As crianças devem expressar o medo e a agressividade, sem se machucar ou bater no outro.

BRINCADEIRA DE MASSINHA

Idade:  1 ano a 3 anos.
Tempo: 10 a 20 minutos.
Espaço: sala de aula.
Material: farinha, água, anilina comestível, copos e forminhas com desenhos variados.
Objetivos: Experimentar as transformações e plasticidade do material, observar diferenças de cores e texturas.
Preparação: Faça a massinha em sala de aula, co a participação das crianças, misturando todos os ingredientes em uma tigela. Elas podem colocar a anilina, observando a mistura da cor na massa branca. Amasse bem até que fique boa para modelar. Conserve a em um saco plástico para reutilizar outras vezes.
Descrição: estimule as crianças a manipular a massa livremente, com ou sem o auxilio das formas.

UM NOVO JEITO DE OLHAR
Idade: 1 ano a 3 anos.
Tempo: 10 a 20 minutos por dia, numa seqüência de vários dias.
Espaço: sala de aula.
Material: Folha grande de papel Kraft, giz de cera grande ou lápis de cor grosso.
Objetivo: Desenhar em diferentes ângulos e posições corporais, desenvolver a coordenação motora ( dependendo da posição do papel, a criança terá de se deitar, ficar de pé etc.), estimular a espontaneidade e a criatividade.
Descrição: A cada dia, prenda a folha de papel em um local e uma posição diferente sobre a mesa, na horizontal, na parede, na vertical, sobre uma rampa inclinada, embaixo da mesa, obrigando as crianças a se arrastarem para desenhar. O papel deve ser grande e colocado em local de fácil movimentação para permitir a participação coletiva.

publicado dia 17/02/2014
por: JoanaAlves

Nenhum comentário:

Postar um comentário