NOME DA ESCOLA
Data: 16/09/2013
Série: 3ª ano
Professoras:
Coordenadora:
Diretora:
Supervisora Geral:
Projeto Didático: Reescrita de Contos Clássicos
Empreendimento: Dramatização.
Propósito Comunicativo: Dramatizar um conto clássico na turma do 3º ano
Propósito Didático: Ler para aprender a produzir textos.
JUSTIFICATIVA
Trabalhando com contos, os alunos constroem e reconstroem significados para as histórias e desenvolvem o prazer da leitura e da escrita.
OBJETIVOS:
Este projeto tem por objetivos:
habilitar o aluno para conhecer e compreender contos de fadas;
desenvolver no aluno a habilidade de produzir textos;
incentivar o trabalho em equipe;
estimular a criatividade;
promover o hábito de leitura.
Área do conhecimento envolvida
Língua Portuguesa.
CONTEÚDOS:
· Leitura, pronominalização, substituição lexical, conectivos, ortografia, pontuação, adjetivação, paragrafação, segmentação, planejamento, reescrita e revisão textual.
Contos selecionados para o desenvolvimento do projeto:
1. Os três cabritinhos
2. O rei que queria alcançar a lua
3. Boa sopa
4. A princesa e o grão de ervilha
Recursos:
Diversos: Slide, cartolina, piloto, livros de contos clássicos, sulfite, etc.
Cronograma de execução:
Será realizado em aulas 23 aulas.
Sequência de aulas
1ª Aula:___/___/______ Apresentação do Projeto de Reescrita de Contos Clássicos, deixando claro para o grupo o que estaremos estudando, qual o propósito comunicativo, tempo de duração, produto final, levantando os conhecimentos prévios a respeito dos contos clássicos que já ouviram, leram, que mais gostam etc.
Seguir com a leitura pela professora de um conto. Breve discussão a cerca do conto lido.
Distribuir o texto “O que é narrar” e juntos destacar elementos de uma narrativa.
2ª Aula: ___/___/______Apresentar o primeiro conto “Os três cabritinhos.”,
fatiado para as duplas organizarem a sequência da história mantendo o encadeamento dos fatos, sua sequência cronológica e destacando as falas.
3ª Aula: ___/___/______Inicialmente distribuir um texto (Os três cabritinhos e a bruxa)
para o grupo e coletivamente destacar os elementos dentro da narrativa. Modelo do quadro para análise no final do projeto.
4ª Aula: ___/___/______ Planejamento para a primeira reescrita – coletivamente organizar a sequência narrativa da história chamando a atenção para a coerência do texto. “Para esta atividade o professor deverá atentar para o texto que se encontra no final do projeto, ressaltando que toda narrativa obedece a um esquema de constituição, de organização, que, salvo algumas alterações, compreende as partes presentes no texto em questão, que apoiará no planejamento coletivo”.
5ª Aula: ___/___/______Distribuir para as crianças dois trechos de histórias diferentes para comparar e levantar problemas que precisam ser resolvidos como adentramento de parágrafos, segmentação e pontuação final.
6ª Aula: ___/___/______Reescrita do conto (Os três cabritinhos e a bruxa), em dupla, tendo como apoio o planejamento do texto;
7ª Aula: ___/___/______Revisão da reescrita de uma dupla, reescrita esta que deve ser escolhida pela professora, pensando no foco de ensino.
8ª Aula: ___/___/______Apresentar um novo conto (O rei que queria alcançar a lua),
fazendo a leitura compartilhada, onde os marcadores temporais estarão grifados em todo o texto:
a) O que as palavras sublinhadas no texto representam?
b) Vocês sabem qual a função de marcadores temporais dentro de um texto?
c) Através dos marcadores temporais é possível definir o tempo em que acontecem os fatos?
Analisar o sentido em que os marcadores foram empregados, retomando o texto. (simultaneidade, continuidade, temporalidade).
Listar os marcadores de acordo com as suas funções;
Leitura (em grupos) de texto para seleção dos marcadores temporais.
Socializar a lista dos grupos verificando quais marcadores estão pertinentes à função exercida no texto acrescentando à lista.
9ª Aula: ___/___/______História (Boa sopa) lacunado para preencher com marcadores temporais.
10ª Aula: ___/___/______Planejamento do segundo conto a ser reescrito “O rei que queria alcançar a lua.
” individual.
11ª Aula: ___/___/______Reescrita do segundo conto “O rei que queria alcançar a lua
” em duplas.
12ª Aula: ___/___/______Revisão do texto de uma dupla – FOCO – marcadores temporais.
Disponibilizar para o grupo cópias da reescrita a ser revisada, para realização da leitura coletiva, com a ficha da revisão;
a) Os marcadores foram bem empregados?
b) Em que outros lugares do texto é necessário usar marcadores temporais?
c) Quais são os mais adequados?
Para ajudar na revisão cada componente do grupo terá em mãos a cópia da reescrita que será revisada, como também o roteiro de revisão ou devolutivas escritas feito pela professora.
17ª Aula: ___/___/______Apresentação do último conto a ser trabalhado (A princesa e o grão de ervilha).
Leitura do mesmo fazendo uso do data show.
Entregar o texto lacunado com banco de dados para que as crianças completem com os conectivos.
a) O texto tem sentido com essas palavras?
Seguir com outros questionamentos.
18ª Aula: ___/___/______Analisar e listar os elementos utilizados na escrita de um texto que servem para articular os enunciados, para isto, oferecer um texto sem a presença desses elementos para que percebam a ausência dentro da produção e depois apresentar o mesmo texto com os elementos usados pelo autor e organizar uma lista.
19ª Aula: ___/___/______organizados em grupos, entregar diferentes contos para destacar os organizadores textuais acrescentando à lista feita na aula anterior e depois distribuir um trecho de um texto com lacunas para preencher os espaços com os conectivos.
20ª Aula: ___/___/______Planejamento do último conto (Boa sopa) a ser reescrito pelos alunos.
21ª Aula: ___/___/______Reescrita individual do conto (Boa sopa), tendo como apoio o planejamento anterior.
22ª Aula: ___/___/______Revisão individual do conto reescrito por um aluno (escolhido pela pró). FOCO – conectivos.
Preparando para o empreendimento
· Escolha do conto clássico para a confecção do livro
Avaliação
A avaliação é um ato diagnóstico contínuo que serve de subsídio para uma tomada de decisão na perspectiva da construção da trajetória do desenvolvimento do educando e apoio ao educador na práxis pedagógica. Nessa perspectiva, a avaliação funciona como instrumento que possibilita ao professor ressignificar a prática docente a partir dos resultados alcançados com os alunos, ou seja, o resultado é sempre o início do planejamento de intervenções posteriores.
Textos e fichas:
1. O que é narrar?
2. Roteiro de acontecimentos (planejamento textual).
3. (ficha) Análise do conto “A Pequena Polegar”.
4. (ficha) Analisando aspectos linguísticos dos contos clássicos.
O que é narrar?
Narrar é contar uma história, ou seja, é um relato organizado de acontecimentos reais ou imagináveis. Deve-se destacar o movimento dos fatos, mantendo aceso o interesse do leitor, expor os acontecimentos com rapidez, relatando-se apenas o que é significativo.
Essa história deve envolver personagens, que interagem entre si gerando acontecimentos, que ocorrem em um determinado lugar e em uma determinada época.
A narração envolve:
· Quem? Personagens;
· Quê? Atos, enredo;
· Quando? A época em que ocorreram os acontecimentos;
· Onde? O lugar da ocorrência;
· Como? O modo como se desenvolveram os acontecimentos;
· Por quê? A causa dos acontecimentos.
a) o fato: o quê? Que deve ter sequência ordenada; a sucessão de tais sequências recebe o nome de enredo, trama ou ação;
b) a personagem; quem?
c) o ambiente: onde? O lugar onde ocorreu o fato;
d) o momento: quando? O tempo da ação.
Em qualquer narrativa estarão sempre presentes o fato e a personagem, sem os quais não há narração.
Na composição narrativa, o enredo gira em torno de um fato acontecido. Toda história tem um cenário onde se desenvolve. Desta forma, ao enfocarmos a trama, o enredo, teremos, obrigatoriamente, de fazer descrições para caracterizar tal cenário. Assim, acrescentamos: narração também envolve descrição.
A narração na 1ª pessoa ocorre quando o fato é contado por um participante, isto é; alguém que se envolva nos acontecimentos ao mesmo tempo em que conta o caso.
A narração na 1ª pessoa torna o texto muito comunicativo porque o próprio narrador conta o fato e assim o texto ganha o tom de conversa amiga. Além disso, esse tipo de narração é muito comum na conversa diária, quando o sujeito conta um fato do qual ele também é participante.
Narração na 3ª Pessoa
O narrador conta a ação do ponto de vista de quem vê o fato acontecer na sua frente. Entretanto o contador do caso não participa da ação. Observar: "Era uma vez um boiadeiro lá no sertão, que tinha cara de bobo e fumaças de esperto. Um dia veio a Curitiba gastar os cobres de uma boiada".
Você percebeu que os verbos estão na 3ª pessoa (era, veio) e que o narrador conta o caso sem dele participar. O narrador sabe de tudo o que acontece na estória e por isso recebe o nome de narrado onisciente. Observe: "No hotel pediu um quarto, onde se fechou para contar o dinheiro. Só encontrou aquela nota de cem reais. O resto era papel e jornal..."
Você percebeu que o boiadeiro está só, fechado no quarto. Mas o narrador é onisciente e conto o que a personagem está fazendo.
Analisando aspectos linguísticos dos contos clássicos
Retome alguns contos lidos até o momento e analise a partir do seguinte quadro:
Data: 16/09/2013
Série: 3ª ano
Professoras:
Coordenadora:
Diretora:
Supervisora Geral:
Projeto Didático: Reescrita de Contos Clássicos
Empreendimento: Dramatização.
Propósito Comunicativo: Dramatizar um conto clássico na turma do 3º ano
Propósito Didático: Ler para aprender a produzir textos.
JUSTIFICATIVA
Trabalhando com contos, os alunos constroem e reconstroem significados para as histórias e desenvolvem o prazer da leitura e da escrita.
OBJETIVOS:
Este projeto tem por objetivos:
habilitar o aluno para conhecer e compreender contos de fadas;
desenvolver no aluno a habilidade de produzir textos;
incentivar o trabalho em equipe;
estimular a criatividade;
promover o hábito de leitura.
Área do conhecimento envolvida
Língua Portuguesa.
CONTEÚDOS:
· Leitura, pronominalização, substituição lexical, conectivos, ortografia, pontuação, adjetivação, paragrafação, segmentação, planejamento, reescrita e revisão textual.
Contos selecionados para o desenvolvimento do projeto:
1. Os três cabritinhos
2. O rei que queria alcançar a lua
3. Boa sopa
4. A princesa e o grão de ervilha
Recursos:
Diversos: Slide, cartolina, piloto, livros de contos clássicos, sulfite, etc.
Cronograma de execução:
Será realizado em aulas 23 aulas.
Sequência de aulas
1ª Aula:___/___/______ Apresentação do Projeto de Reescrita de Contos Clássicos, deixando claro para o grupo o que estaremos estudando, qual o propósito comunicativo, tempo de duração, produto final, levantando os conhecimentos prévios a respeito dos contos clássicos que já ouviram, leram, que mais gostam etc.
Seguir com a leitura pela professora de um conto. Breve discussão a cerca do conto lido.
Distribuir o texto “O que é narrar” e juntos destacar elementos de uma narrativa.
2ª Aula: ___/___/______Apresentar o primeiro conto “Os três cabritinhos.”,
fatiado para as duplas organizarem a sequência da história mantendo o encadeamento dos fatos, sua sequência cronológica e destacando as falas.
3ª Aula: ___/___/______Inicialmente distribuir um texto (Os três cabritinhos e a bruxa)
para o grupo e coletivamente destacar os elementos dentro da narrativa. Modelo do quadro para análise no final do projeto.
4ª Aula: ___/___/______ Planejamento para a primeira reescrita – coletivamente organizar a sequência narrativa da história chamando a atenção para a coerência do texto. “Para esta atividade o professor deverá atentar para o texto que se encontra no final do projeto, ressaltando que toda narrativa obedece a um esquema de constituição, de organização, que, salvo algumas alterações, compreende as partes presentes no texto em questão, que apoiará no planejamento coletivo”.
5ª Aula: ___/___/______Distribuir para as crianças dois trechos de histórias diferentes para comparar e levantar problemas que precisam ser resolvidos como adentramento de parágrafos, segmentação e pontuação final.
6ª Aula: ___/___/______Reescrita do conto (Os três cabritinhos e a bruxa), em dupla, tendo como apoio o planejamento do texto;
7ª Aula: ___/___/______Revisão da reescrita de uma dupla, reescrita esta que deve ser escolhida pela professora, pensando no foco de ensino.
8ª Aula: ___/___/______Apresentar um novo conto (O rei que queria alcançar a lua),
fazendo a leitura compartilhada, onde os marcadores temporais estarão grifados em todo o texto:
a) O que as palavras sublinhadas no texto representam?
b) Vocês sabem qual a função de marcadores temporais dentro de um texto?
c) Através dos marcadores temporais é possível definir o tempo em que acontecem os fatos?
Analisar o sentido em que os marcadores foram empregados, retomando o texto. (simultaneidade, continuidade, temporalidade).
Listar os marcadores de acordo com as suas funções;
Leitura (em grupos) de texto para seleção dos marcadores temporais.
Socializar a lista dos grupos verificando quais marcadores estão pertinentes à função exercida no texto acrescentando à lista.
9ª Aula: ___/___/______História (Boa sopa) lacunado para preencher com marcadores temporais.
10ª Aula: ___/___/______Planejamento do segundo conto a ser reescrito “O rei que queria alcançar a lua.
” individual.
11ª Aula: ___/___/______Reescrita do segundo conto “O rei que queria alcançar a lua
” em duplas.
12ª Aula: ___/___/______Revisão do texto de uma dupla – FOCO – marcadores temporais.
Disponibilizar para o grupo cópias da reescrita a ser revisada, para realização da leitura coletiva, com a ficha da revisão;
a) Os marcadores foram bem empregados?
b) Em que outros lugares do texto é necessário usar marcadores temporais?
c) Quais são os mais adequados?
Para ajudar na revisão cada componente do grupo terá em mãos a cópia da reescrita que será revisada, como também o roteiro de revisão ou devolutivas escritas feito pela professora.
17ª Aula: ___/___/______Apresentação do último conto a ser trabalhado (A princesa e o grão de ervilha).
Leitura do mesmo fazendo uso do data show.
Entregar o texto lacunado com banco de dados para que as crianças completem com os conectivos.
a) O texto tem sentido com essas palavras?
Seguir com outros questionamentos.
18ª Aula: ___/___/______Analisar e listar os elementos utilizados na escrita de um texto que servem para articular os enunciados, para isto, oferecer um texto sem a presença desses elementos para que percebam a ausência dentro da produção e depois apresentar o mesmo texto com os elementos usados pelo autor e organizar uma lista.
19ª Aula: ___/___/______organizados em grupos, entregar diferentes contos para destacar os organizadores textuais acrescentando à lista feita na aula anterior e depois distribuir um trecho de um texto com lacunas para preencher os espaços com os conectivos.
20ª Aula: ___/___/______Planejamento do último conto (Boa sopa) a ser reescrito pelos alunos.
21ª Aula: ___/___/______Reescrita individual do conto (Boa sopa), tendo como apoio o planejamento anterior.
22ª Aula: ___/___/______Revisão individual do conto reescrito por um aluno (escolhido pela pró). FOCO – conectivos.
Preparando para o empreendimento
· Escolha do conto clássico para a confecção do livro
Avaliação
A avaliação é um ato diagnóstico contínuo que serve de subsídio para uma tomada de decisão na perspectiva da construção da trajetória do desenvolvimento do educando e apoio ao educador na práxis pedagógica. Nessa perspectiva, a avaliação funciona como instrumento que possibilita ao professor ressignificar a prática docente a partir dos resultados alcançados com os alunos, ou seja, o resultado é sempre o início do planejamento de intervenções posteriores.
Textos e fichas:
1. O que é narrar?
2. Roteiro de acontecimentos (planejamento textual).
3. (ficha) Análise do conto “A Pequena Polegar”.
4. (ficha) Analisando aspectos linguísticos dos contos clássicos.
O que é narrar?
Narrar é contar uma história, ou seja, é um relato organizado de acontecimentos reais ou imagináveis. Deve-se destacar o movimento dos fatos, mantendo aceso o interesse do leitor, expor os acontecimentos com rapidez, relatando-se apenas o que é significativo.
Essa história deve envolver personagens, que interagem entre si gerando acontecimentos, que ocorrem em um determinado lugar e em uma determinada época.
A narração envolve:
· Quem? Personagens;
· Quê? Atos, enredo;
· Quando? A época em que ocorreram os acontecimentos;
· Onde? O lugar da ocorrência;
· Como? O modo como se desenvolveram os acontecimentos;
· Por quê? A causa dos acontecimentos.
a) o fato: o quê? Que deve ter sequência ordenada; a sucessão de tais sequências recebe o nome de enredo, trama ou ação;
b) a personagem; quem?
c) o ambiente: onde? O lugar onde ocorreu o fato;
d) o momento: quando? O tempo da ação.
Em qualquer narrativa estarão sempre presentes o fato e a personagem, sem os quais não há narração.
Na composição narrativa, o enredo gira em torno de um fato acontecido. Toda história tem um cenário onde se desenvolve. Desta forma, ao enfocarmos a trama, o enredo, teremos, obrigatoriamente, de fazer descrições para caracterizar tal cenário. Assim, acrescentamos: narração também envolve descrição.
A narração na 1ª pessoa ocorre quando o fato é contado por um participante, isto é; alguém que se envolva nos acontecimentos ao mesmo tempo em que conta o caso.
A narração na 1ª pessoa torna o texto muito comunicativo porque o próprio narrador conta o fato e assim o texto ganha o tom de conversa amiga. Além disso, esse tipo de narração é muito comum na conversa diária, quando o sujeito conta um fato do qual ele também é participante.
Narração na 3ª Pessoa
O narrador conta a ação do ponto de vista de quem vê o fato acontecer na sua frente. Entretanto o contador do caso não participa da ação. Observar: "Era uma vez um boiadeiro lá no sertão, que tinha cara de bobo e fumaças de esperto. Um dia veio a Curitiba gastar os cobres de uma boiada".
Você percebeu que os verbos estão na 3ª pessoa (era, veio) e que o narrador conta o caso sem dele participar. O narrador sabe de tudo o que acontece na estória e por isso recebe o nome de narrado onisciente. Observe: "No hotel pediu um quarto, onde se fechou para contar o dinheiro. Só encontrou aquela nota de cem reais. O resto era papel e jornal..."
Você percebeu que o boiadeiro está só, fechado no quarto. Mas o narrador é onisciente e conto o que a personagem está fazendo.
Analisando aspectos linguísticos dos contos clássicos
Retome alguns contos lidos até o momento e analise a partir do seguinte quadro:
Estudo dos contos –
aprofundamento
|
CONTO
|
De que maneira o conto começa?
Que informações apresenta o primeiro parágrafo?
Com quais expressões inicia?
|
De que maneira o ensinamento do conto é
apresentado no texto? Explique.
|
De que forma as falas de personagens são
introduzidas nos textos?
|
Os três
cabritinhos e a bruxa
|
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|
|
O rei
que queria alcançar a lua
|
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|
Boa sopa
|
|
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|
A princesa e o grão de ervilha
|
|
|
|
Análise do conto “Os três cabritinhos e a bruxa”
|
Onde a
história acontece?
|
Quem são os personagens?
|
Como é o lugar?
|
O que elas fazem? Como elas são?
|
Qual o
problema da história?
|
Como ele é resolvido?
|
Que
palavras ou expressões o narrador usa para indicar a passagem do tempo?
|
Que palavras ou expressões o autor utilizou para descrever
os ambientes?
|
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