segunda-feira, 4 de agosto de 2014

SOCIOCONSTRUTIVISMO



o Socioconstrutivismo, hoje, traz em si uma convergência das ideias piagetianas e vigotskyanas, enfatizando a construção do conhecimento numa visão social, histórica e cultural. Piaget trabalha com os níveis maturacionais, Vigotsky trabalha com a relação aprendizagem-desenvolvimento. 
O Socioconstrutivismo apresenta um conceito de zona de desenvolvimento proximal como a distância entre o nível de desenvolvimento potencial. Diferencia nível de desenvolvimento real(aquele que se caracterizar pelas etapas já alcançadas, resultado
de processos de desenvolvimento já completados) de nível de desenvolvimento proximal (capacidade de desempenhar tarefas com a ajuda de adultos ou de companheiros mais capazes).
A zona de desenvolvimento proximal é um domínio psicológico em constante transformação: aquilo que uma criança é capaz de fazer hoje com a ajuda de alguém, conseguirá fazer sozinha amanhã.
Os estudos sobre a psicogênese da língua escrita, desenvolvidos por Ferreiro e Teberosky, possibilitam desviar o centro do trabalho do professor para o ser que aprende e sua relação com o objeto de aprendizagem. Emília Ferreiro é doutora pela universidade de Genebra e foi colaboradora de Jean Piaget. 
Realizou investigações científicas que deixam transparente a ideia de que a criança reconstrói o código linguístico e reflete sobre a escrita. Ela vem desenvolvendo trabalhos sobre as hipóteses de pensamento que a criança pode apresentar a respeito da linguagem escrita. Ela não propõe uma "nova pedagogia" ou um "novo método", mas suas pesquisas deixam claro que o que leva o aprendiz à reconstrução do código linguístico não é o cumprimento
de uma série de tarefas ou o conhecimento das letras e das sílabas, mas uma compreensão do funcionamento do código.
Embora não proponha uma prática pedagógica, sua contribuição é essencial para que o educador repense todo o processo de ensino-aprendizagem da língua e o funcionamento do código. Conhecendo os diversos níveis conceituais linguísticos da criança, é possível criar as atividades para que ela possa desestruturar sua concepção e construir o conhecimento da base alfabética da escrita.









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