SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO...............................................................................................................................03
2. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA...............................................................................................05
3. DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO...........................................................................................06
4. CONCLUSÃO ................................................................................................................................08
5. REFERÊNCIAS BIOGRÁFICAS.....................................................................................................09
6. AUTO AVALIAÇÃO.................................................................................. ....................................10
INTRODUÇÃO
As 100 horas de meu estágio em ensino fundamental I, foram cumpridas na Escola Municipal Plínio de Queiroz, em obrigatoriedade para graduação do curso de Pedagogia EAD da Fundação Hermínio Ometto – Uniararas, tendo como objetivo formar educadores críticos, conscientes e atuantes, com uma visão global do processo educativo, pesquisa e a problematização do ensino.
O estágio nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental foi realizado na Escola Municipal Plínio de Queiroz; cito à rua: Manuel Henrique de Paiva , S/N Jardim Parque Boa Esperança, São Mateus. Criação da Escola: Decreto nº 18477 de 02/02/1982.
O estágio foi feito no período vespertino, durante os dias 12/08/2010 a 17/09/2010. Conforme combinado com a professora Elizangela, que me passou os conteúdos com os quais estava trabalhando; Português e Matemática. Durante esse período, houve também a interação com outros professores de outras áreas do conhecimento. A saber: Educação Física, Artes.
Ao chegar à sala de aula, as crianças já estavam me esperando. Pois, a professora havia lhes avisado com antecedência, de minha presença e permanência nas aulas. Confesso que a primeira vez frente à turma fiquei um pouco sem saber por onde começar (nervosa). Mas, logo superada pela vontade de passar algum conhecimento às crianças, que a essa altura, prestavam atenção em todos os meus movimentos, ou seja, a minha postura, (comportamento), estava sendo cuidadosamente analisado pelas crianças.
A prática em sala de aula nos leva a refletir como será nosso dia-a-dia como sendo professora. Enquanto estamos estudando apenas as teorias, não temos ideia do que é estar frente a uma classe com 30 ou 35 alunos. Onde cada uma dessas crianças tem sua peculiaridade. Ou, cada indivíduo aprende de um jeito, e a professora deve estar preparada e atenta, sempre refletindo sobre sua prática educativa.
A experiência vivida através da prática em sala de aula me mostrou claramente o que significa ser professor. Saber como explicar determinado conteúdo ao aluno.
Portanto, é no estágio prático em sala de aula, que o futuro professor tem a oportunidade de se aperfeiçoar, para exercer com êxito sua futura profissão.
O estágio no Ensino Fundamental, na EMEF Plínio de Queiroz teve como objetivo, observar como se desenvolve o ensino em sala de aula, de que maneira a professora conduz a aprendizagem, como se processa a apreensão do conhecimento pela criança. Por outro lado o objetivo foi analisar como é a interação dos alunos com a professora, dos alunos entre si e com o ambiente no cotidiano escolar.
O estágio foi importante para me familiarizar com a prática em sala de aula, com o convívio com os alunos e professores. Também para me habituar ao ambiente escolar com seus problemas, desafios e dificuldades, em um ambiente cheio de crianças com vontade de aprender.
Ao realizar as atividades de estágio no Ensino Fundamental, pude perceber as grandes mudanças nos últimos anos, exemplo disso e a recente implantação do ensino Fundamental de 9 anos, em que as crianças com seis anos devem frequentar o 2º ano, com isso as crianças estão vindo para a escola cada vez mais cedo. A educação e consequentemente a Escola, enfrenta também grandes desafios com os espantosos avanços tecnológicos e descobertas científicas que surgem a cada dia e que transformam nossa sociedade de maneira vertiginosa, mudando valores, atitudes, costumes.
É neste contexto, que a criança chega no 2º ano, muitas vezes já alfabetizada e com grande variedade de informações e conhecimentos, adquiridas, no ambiente familiar, no grupo de convívio, pela televisão e Educação Infantil, já não é mais aquela criança que ao chegar no 2º ano tudo era novidade e descoberta.
Observei que o aluno necessita de um professor bem informado e preparado para trabalhar conteúdos e dar conta das exigências de uma educação moderna e atualizada, em um mundo globalizado, que desperte o interesse e a vontade da criança apropriar-se de novos conhecimentos e experiências positivas, a alegria da convivência e descobertas de saberes, valores e lições de cidadania que a acompanharão pela vida, tornando-a cidadã instruída, consciente de seus direitos e de seus deveres. Que saiba conviver e respeitar a diversidade, a natureza e faça pleno uso dos meios de informação e tecnologias disponíveis.
CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
A escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Antônio D'Ávila está localizada-se a rua R. Igarapé Água Azul,nº 1259 , no Bairro: Cidade Tiradentes , CEP: 0848-5310 na Subprefeitura de Guaianazes - SP
A escola foi inaugurada 04 de março de 1994, iniciou suas atividades em 20 de agosto de 1994.
A unidade é composto por profissionais concursados áreas específicas, muitos com nível superior completo ou em fase de conclusão, além de coordenadores pedagógicos.
O horário de funcionamento administrativo no período da Matutino é das 07h00 às 12h00. E no período da Vespertino das 13h30 às 190h00.
A escola possui 15 turmas no período da Matutino, no horário 7h00 as 11h45, sendo 1ª turnos: ciclo I e II ( 2º ano ao 9º ano), e no segundo período que é o Vespertino o horário é das 13h30 às 18h30, o 2º turnos: ciclo I e II (2º ano ao 9º ano)
Quanto a estrutura física, a unidade escolar possui ambiente específico tais como: 16 salas de aula, 1 sala de leitura, com professores que se organizam no horário de atendimento ao aluno dos quatro turnos, sala de informática, com 16 computadores, em pleno funcionamento sob a orientação de dois POIES, sala de SAP, quadra coberta e quadra descoberta, 1 cozinha , 1 refeitório, 1 secretaria, 1 sala de professor, 1 sala de direção, 6 banheiros femininos, 6 masculinos, 2 banheiros de funcionários, 2 de professores, 1 dispensa,1 biblioteca, 1 brinqueoteca e 1 sala de vídeo.
No que se relaciona a equipamento didática, destaca-se computadores, TV, Vídeos, DVD, retroprojetor, aparelhos de som, globos terrestres, jogos de xadrez, jogos educativos, que pretende ampliar –se para uso constante no ciclo I e II, microscópios, datas show, tela de imagem, material cartográfico, acervo de pesquisa para professores e alunos.
A EMEF Plínio de Queiroz, possui 1 Diretora, 2 Assistentes de Direção, 2 Coordenadoras Pedagógicas, 47 Professores, 15 agentes de apoio (serviços de inspeção, secretaria, agente escolar, auxiliar de cozinha e vigia)
A escola Plínio de Queiroz tem como base os seguintes princípios: a igualdade de condições para acesso e permanecia na escola; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura o pensamento a arte e o saber .
O ensino fundamental terá por objetivo a formação do cidadão, mediante o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do calcular.
Capacidade do ambiente natural e social, do sistema político da tecnologia, da arte e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO
O meu estágio teve início em 12/08/2010 a 17/09/2010.e a carga horária semanal prevista na instituição foi de 30 horas, totalizando 100 horas.
Acompanhou-me no estágio, a professora regente, Elizangela de Souza, da turma 2º ano D do Ensino Fundamental, tendo sua formação no curso: Magistério e Ensino Superior em Pedagogia.
A professora Elizangela de Souza, ao conversar comigo disse-me que devemos respeitar os tempos e espaços, criando ambientes que possibilitem às crianças ampliar suas experiências, autonomia e que se desenvolvam em todas dimensões humanas: afetiva, motora, cognitiva, social, imaginativa, lúdica, estética e criativa.
Em meu primeiro dia de estágio pude observar que a professora é muito atenciosa e preocupada com o bem estar dos alunos. passa uma sensação de segurança e tranqüilidade, próprios de quem conhece seu ofício e o desempenha com gosto e responsabilidade. Ao decorrer do meu estagio notei que a professora Elizangela sente um enorme prazer em ensinar. Preocupa-se muito com as dificuldades de aprendizado de seus alunos. Mesmo sendo tão tradicional e rígida busca formas diferenciadas de motivar os educados.
A turma é bastante agitada, precisando estar ocupada o tempo todo com atividades. A professora é muito insistente e exigente, durante a aula. Fala o tempo todo que é necessário dar um “durão, nos mais atrasadinhos”.
CONCLUSÃO
A realização desse estágio para mim foi de fundamental importância, pois ampliou meus horizontes, clareou metas e flexibilizou respostas, que até então estavam ainda obscuras.
Mostrou-me a importância de se informar, pesquisar mais e estudar muito. Que a união entre familiares e educadores, compartilhando verdadeiramente a tarefa de educar a criança é fundamental.
O resultado que aqui está mostra uma agenda de atividades, um compromisso com práticas educativas em que a escolha dos educadores tem vínculo com a aprendizagem e cujo eixo é o direito da criança a uma educação de qualidade desde o nascimento.
Mais do que tudo isso, foi à emoção que senti, podendo acompanhar de perto o desenvolvimento dos alunos.
Percebi que a nossa atuação como educador consciente é importante, a responsabilidade que nos cabe na formação dessas, que representam o futuro.
Sabemos que nem sempre temos o reconhecimento e o valor que merecemos, mas o importante é cumprirmos com eficiência nosso papel, na busca de uma educação de qualidade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL Constituição, 1988.
_______ Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
_______ Lei n° 8.069, 13 de julho de 1990.
Decreto nº 18.477 de 02/12/1982.
AUTO AVALIAÇÃO
Após, terminado o meu estágio, fiz uma reflexão do que vivenciei durante o mesmo, Percebi então o quanto foi válido e produtivo, apesar de alguns empecilhos, tais como: pouco tempo disponível, insegurança frente a esse desafio, receio de incomodar o professora da sala com perguntas, perturbando a organização da rotina de aula
No meu caso não tive maiores problemas, pois de certa forma já estou inserida no contexto escolar, onde realizei o estágio do CIEE , no projeto Ler e Escrever do TOF que é um estágio remunerado.
Sinto que a cada estágio que realizo, adquiro novos conhecimentos, vejo que a educação é algo vivo, palpitante e também em constante mudança e evolução.
Percebo também a grande responsabilidade que tem uma professora. Ela têm, sem dúvida, uma influência direta sobre seus alunos, a partir de suas atitudes, crenças religiosas e políticas. Essas influências, algumas vezes podem acontecer sem que a professora perceba.
Como já realizei estágio na Educação Infantil, pude constatar a mudança que acontece, quando as crianças ingressam no 2ª ano. Elas saem de um contexto, em que estavam mais livres, podiam brincar, deitar e rolar, literalmente, para ficarem por várias horas sentadas, em uma cadeira desconfortável, geralmente em fila, entre quatro paredes, enquanto lá fora, o sol brilha, os passarinhos cantam, a vida acontece. Para uma criança de seis anos isso não deve ser fácil.
Acredito que mudanças já estejam ocorrendo, no sentido de mudar este sistema.
O professor deve ter sensibilidade e sobretudo, conhecimento e amparo para educar e não simplesmente domesticar a criança, ensinar sim, mas sem “podar”, sua alegria e energia e sua necessidade de movimento.